A pessoa com lesão nos pés devido ao diabetes, precisa tomar cuidados importantes, pois a lesão pode levar a amputação dos pés, tornozelos ou até mesmo acima do joelho.
As lesões podem acometer os nervos periféricos, diminuindo a sensibilidade desta região e muitas vezes chegando a limitar os movimentos, como até mesmo o caminhar. Para prevenir as lesões nos pés, é necessário que a pessoa com diabetes tenha uma rotina de cuidados diários com os pés, além de realizar acompanhamento e avaliações periódicas com os profissionais da saúde, para que se possa monitorar e detectar precocemente a possibilidade de alterações nos pés. Dentre os cuidados diários com os pés, destacamos:
Verificar diariamente entre os dedos se existe algum tipo de lesão. Caso tenha dificuldade, você pode utilizar um espelho para te ajudar.
Realizar higiene regular dos pés e em seguida, secar bem o espaço entre os dedos com uma toalha ou uma gaze.
Tome sempre cuidado com a temperatura da água, pois você pode não perceber que ela está muito quente. Após o banho, hidratar a pele, exceto entre os dedos.
Corte de unhas deve ser rente ao dedo. Em caso de unha encravada, procure um profissional de saúde.
Evite andar descalço.
Calçados devem estar apropriados e do tamanho do seu pé. Evite sapatos muito apertados ou muito frouxos e se possível utilize meias claras.
Não é recomendado o uso de chinelos, pois os mesmos podem sair do pé.
Verifique diariamente os calçados antes de usar, para ver se tem a presença de pedras ou outros objetos.
Evite meias apertadas ou até o joelho.
Em caso de aparecimento de calos, bolhas ou de ferida, procure um enfermeiro ou profissional de saúde.
São necessárias algumas mudanças no cotidiano, tais como a alimentação saudável, utilizar os medicamentos da prescrição médica corretamente, fazer o controle da glicemia, realizar atividades físicas e exercer os cuidados com os pés diariamente.