Os pacientes que apresentam DM1 precisam de injeções diárias de insulina para manterem a glicose no sangue em valores considerados normais. Para essa medição é aconselhável ter em casa um aparelho chamado glicosímetro, que será capaz de medir a concentração exata de glicose no sangue.
Já para os usuários que apresentam o DM2 poderão utilizar os seguintes medicamentos, conforme cada caso:
Inibidores de alfaglicosidade: impedem a digestão e absorção de carboidratos no intestino;
Sulfonilureias: estimulam a produção pancreática de insulina pelas células;
Glinidas:agem também estimulando a produção de insulina pelo pâncreas.
O DM2 pode estar acompanhado de outros problemas de saúde, como a obesidade e, sobrepeso, sedentarismo, triglicerídeos elevados e pressão alta. Por isso, é essencial manter acompanhamento com a equipe de saúde para tratar e prevenir as complicações do diabetes.
O tratamento dos paciente diagnosticados com diabetes gestacional, dependerá dos níveis de açúcar no sangue durante o dia
Na maioria dos casos, os médicos aconselham a testar o açúcar no sangue antes e depois das refeições, e controlar a sua condição comendo saudável e exercitando-se regularmente. Em alguns casos, podem adicionar injeções de insulina, se necessário.
Alguns médicos podem solicitar que monitore seus níveis de açúcar no sangue, para isso fornecem um dispositivo especial de monitoramento da glicose. Eles também podem prescrever injeções de insulina a paciente dar à luz.
Pergunte ao seu médico sobre o tempo adequado de suas injeções de insulina em relação às suas refeições e exercício para evitar a baixa de açúcar no sangue.
O seu médico também pode lhe dizer o que fazer se os seus níveis de açúcar no sangue caírem muito baixos ou se forem consistentemente mais altos do que deveriam.