O estilo de vida é um importante determinante do controle glicêmico em pacientes diabéticos tipo 1 e 2. O tratamento do DM1 interfere no estilo de vida, é complicado, doloroso, de autodisciplina e é essencial à sobrevida do paciente. A abordagem terapêutica envolve vários níveis de atuação, como a insulinoterapia, a orientação alimentar, a aquisição de conhecimentos sobre a doença, a habilidade de autoaplicação da insulina e a automonitorização da glicemia, a manutenção da atividade física regular e o psicossocial.
Devido a muitos benefícios, a atividade física regular é indicada para paciente DM1 e DM2, uma vez que melhora o controle metabólico e diminui o risco cardiovascular, também agrega um efeito importante na prevenção das complicações crônicas desta patologia, contudo, muitos indivíduos não seguem a recomendação de no mínimo 30 minutos de atividade física por cinco dias por semana ou de intensidade vigorosa atividade aeróbia por no mínimo 20 minutos em 3 dias da semana.
O diabetes gestacional pode ser prevenido?
Não é possível evitar totalmente o diabetes gestacional. No entanto, a adoção de hábitos saudáveis pode reduzir suas chances de desenvolver a doença.
Se você está grávida e tem um dos fatores de risco para o diabetes gestacional, tente manter uma dieta saudável e fazer exercícios regularmente. Mesmo atividades leves, como caminhar, podem ser benéficas.