(EF09HI29 e EF09HI30) Descrever, analisar e comparar as experiências ditatoriais na América Latina, seus procedimentos (econômicos, sociais, de censura e repressão) e vínculos com o poder, em nível nacional e internacional, e a atuação de movimentos de contestação às ditaduras
O que era a Guerra Fria?
O que foram as ditaduras?
Como os EUA interferiram na América Latina?
O que aconteceu com a História da América Latina?
Deste modo, vimos no vídeo que a Guerra Fria foi uma disputa política, econômica e social entre Estados Unidos (capitalista) e União Soviética (socialista) para influenciar o maior número de países a ficarem do seu lado.
Após a década de 1950, diversas ditaduras foram instauradas na América Latina, inspiradas pelos Estados Unidos na perseguição de pessoas que tinham discursos socialistas para a política.
Mas... o que é uma ditadura?
Ditadura é um dos regime político não democrático ou antidemocrático, ou seja, governos regidos por uma pessoa ou entidade política onde não há participação popular, ou em que essa participação ocorre de maneira muito restrita, em que há muito autoritarismo e pode conter uso da força.
A Operação Condor foi uma articulação político-militar internacional firmada entre países da América do Sul a partir da segunda metade da década de 1970. Entre esses países, estavam Argentina, Uruguai, Chile, Paraguai, Bolívia e Brasil, à época em que neles prevaleciam regimes políticos comandados por militares. O objetivo da operação era debelar estruturas de organizações político-revolucionárias de orientação comunista a partir do compartilhamento de informações dos sistemas de inteligência e da ação conjunta das forças de repressão desses países
Abaixo, o ano de início de algumas ditaduras na América Latina:
1954 – Guatemala e Paraguai
1962 – Argentina
1964 – Brasil
1965 – República Dominicana
1968 – Peru
1973 – Uruguai e Chile
1982 – Bolívia