1 - O que é uma Reforma?
Quando fazemos uma reforma numa casa, podemos quebrar ou levantar paredes, trocar os pisos e azulejos, fazer mais um quarto de puxadinho, mas as principais estruturas da casa não são mexidas, com o risco da casa cair.
2 - O que foram as Reformas Religiosas?
Dessa forma, as Reformas Religiosas foram transformações no Cristianismo do século XVI. Algumas figuras históricas que tinham críticas à Igreja Católica e fizeram alguns protestos para o Papa. Como não foram ouvidos, criaram religiões que utilizavam algumas estruturas do Cristianismo, mas tinham outras coisas diferentes, assim nasceram o Luteranismo, o Calvinismo e o Anglicanismo.
Vamos conferir!
O Luteranismo insere-se na Reforma Protestante, com a precursão do seu líder Martinho Lutero, no ano 1517, na Alemanha. O monge, então católico, contestou alguns pontos da doutrina católica, manifesto conhecido como 95 teses, no qual dentre várias objeções ao catolicismo, enfatiza especialmente o pagamento de indulgências - remuneração paga à igreja pelos fieis em função do perdão dos seus pecados.
Com isso, Lutero pretendia reformar e, não, dividir a igreja católica, mas a sua iniciativa não foi aceite e como consequência da publicação das 95 teses que Martinho Lutero escreveu e afixou na porta da igreja de Wittemberg, na Alemanha, o mesmo foi excomungado anos depois pelo Papa Leão X.
O Calvinismo é um movimento protestante conduzido no século XVI por João Calvino, um estudioso francês que ao se converter ao Protestantismo em 1533, propaga a sua crença teológica dando continuidade à Reforma Protestante então iniciada em 1517 por Martinho Lutero .
O Calvinismo foi influenciado pelo Luteranismo. Calvino era ainda criança quando a Reforma Protestante teve início, mas se tornou um defensor do movimento despoletado por Lutero e, por isso, foi perseguido por ocasião da Inquisição.
A Igreja Anglicana foi criada quando o rei Henrique VIII separou a Igreja da Inglaterra da Igreja Católica, em meados do século XVI. Ele fez isso porque o papa Clemente VII se recusou a lhe conceder a anulação de seu casamento com Catarina de Aragão. Henrique queria manter a Igreja inglesa tal como era, com a única diferença de que ele seria o líder, em vez do papa.
Também conhecida como Reforma da igreja católica, a Contrarreforma foi um movimento de combate aos avanços das críticas impostas pela Reforma Protestante. Ela aconteceu em meados do século XVI, mais precisamente em 1545. Esse foi o momento em que a igreja quis redefinir a sua doutrina, desenvolvendo uma nova disciplina de cristianismo para o clero, já que a população estava se afastando dos dogmas da Igreja, após as denúncias do protestantismo.
Clique no botão para fazer a avaliação: