Pergunta motivadora:
Quais será que foram as transformações na cidade onde eu moro?
Será que sempre existiram as mesmas ruas?
Será que os rios sempre foram iguais?
Como era a cidade há 100 anos atrás?
Ambiente rural: a zona rural também chamada de campo é aquela que não faz parte dos meios urbanos sendo utilizada para o desenvolvimento de atividades de agricultura, pecuária, extrativismo, silvicultura, conservação ambiental, turismo rural (ecoturismo), dentre outras. As pessoas que vivem no campo formam a comunidade rural.
Ambiente urbano: Já as zonas urbanas são áreas municipais que passaram pelo processo de urbanização fomentado sobretudo, pela industrialização. Além disso, a densidade demográfica das áreas urbanas é superior à das zonas rurais. As pessoas que vivem nas cidades constituem a comunidade urbana. Essas possuem diversas infraestruturas que muitas vezes, não são encontradas no campo: ruas e avenidas asfaltadas, habitações, indústrias, hospitais, escolas, comércios, abastecimento de água, sistemas de esgoto, iluminação pública, dentre outros.
Urbanização: é o processo de transformação do Ambiente Rural em Ambiente Urbano, por meio do crescimento populacional, da industrialização e do aumento do espaço das cidades.
Nesta tabela, podemos perceber a passagem da população do ambiente rural para o ambiente urbano ao longo dos anos, desde 1872 até 2000.
Você consegue perceber em que momento da História a população urbana passa a população rural?
Como é a maior parte da população hoje em dia?
O trabalho também muda conforme o lugar que a pessoa vive:
Trabalho Rural e Trabalho Urbano
A partir da criação das indústrias, a cidade urbana começa a aparecer como destino das pessoas que buscavam trabalho fora do campo, aumentando a urbanização.
Muitas cidades cresceram porque tinham grandes industrias que empregavam os trabalhadores desempregados. A cidade de São Paulo tem essa característica, por exemplo.
No século XX (1901-2000), a cidade de São Paulo passou a ser a principal cidade econômica do Brasil, superando o Rio de Janeiro que era a capital do país. Isto porque circulava muitas riquezas vindas das lavouras de café do interior, o que possibilitou uma modernização da cidade.
Essa é uma ilustração da Avenida Paulista em aproximadamente 1850.
Esta é uma fotografia da Avenida Paulista em 1910.
E esta é a Avenida Paulista atualmente.
Viaduto do Chá
Avenida São João
Avenida Brigadeiro Luís Antônio
Clique abaixo para fazer a avaliação: