(EF08HI25) Caracterizar e contextualizar aspectos das relações entre os Estados Unidos da América e a América Latina no século XIX.
Quais as principais diferenças entre os países da América?
Por que os Estados Unidos são tão diferentes da América Latina?
Qual a influência desses países sobre os outros?
História No fim do século XV, quando Cristóvão Colombo chega ao continente, o território é habitado por indígenas. Entre os séculos XVI e XVII, os espanhóis exploram a Flórida e o Colorado, e os franceses se instalam no Mississippi.Os holandeses fundam a colônia Nova Amsterdã, tomada em 1664 pelos ingleses e rebatizada como Nova York.
Independência O regime de relativa autonomia das 13 colônias britânicas existentes muda entre 1764 e 1775, quando a Inglaterra aumenta taxas e limita as atividades econômicas. As colônias declaram guerra à metrópole em 1775. Em 4 de julho de 1776, é lida em Filadélfia a Declaração de Independência dos Estados Unidos da América, reconhecida pelos ingleses em 1783.
Os países da América Latina possuem um passado colonial em comum. A colonização de exploração foi a marca do passado desses países. A maioria dessas atuais nações serviu às suas metrópoles e teve suas economias voltadas à exportação, o que impediu a constituição de um mercado interno consolidado e causou prejuízos que permanecem até os dias atuais. Essa característica também diferencia expressivamente a América Latina da América Anglo-saxônica.
Outra característica histórica que é comum aos países da América Latina é a concentração de terras nas mãos da elite, mesmo após a descolonização. Esse fator é um dos responsáveis pelas marcantes desigualdades sociais e econômicas presentes nesses países.
Doutrina Monroe:
Foi uma política dos EUA de defender a América Latina sobre os seus próprios interesses, iniciando assim o imperialismo estadunidense e explorando todo o continente.