Moléculas complexas de alto peso molecular obtidas a partir de fluidos biológicos, tecidos de origem animal ou procedimentos biotecnológicos por meio de manipulação ou inserção de outro material genético (tecnologia do DNA recombinante) ou alteração dos genes que ocorre devido à irradiação, produtos químicos ou seleção forçada.
Vacinas, como medicamento biológico: são medicamentos imunobiológicos que contêm uma ou mais substâncias antigênicas que, quando inoculadas, são capazes de induzir imunidade específica ativa a fim de proteger contra, reduzir a severidade ou combater a(s) doença (s) causada(s) pelo agente que originou o(s) antígeno(s).
Produtos biológicos que contêm uma ou mais substâncias antigênicas que, quando inoculados, são capazes de induzir imunidade específica ativa e proteger contra a doença causada pelo agente infeccioso que originou o antígeno
CDC's Definition of 'Vaccine' Has Changed Over Time: 'Protection' vs. 'Immunity'
Definição original: "The act of introducing a vaccine into the body to produce immunity to a specific disease."
Definição atual: "The act of introducing a vaccine into the body to produce protection from a specific disease."
A palavra "protection" passou a ser usada em substituição da palavra "immunity". A justificativa para a mudança é o fato da vacinação para a COVID ter falhado em imunizar as pessoas. Assim, a definição de vacinação teve de ser alterada para dizer que a vacinação busca a PROTEÇÃO, mesmo que não consiga a IMUNIDADE.
Definição original: "a product that stimulates a person's immune system to produce immunity to a specific disease, protecting the person from that disease."
Definição atual: "A preparation that is used to stimulate the body’s immune response against diseases."
Pela definição original, a vacina deveria estimular o sistema imune para produzir a imunidade. Pela nova definição, a vacina só precisa estimular uma resposta do sistema imune, se ter que, necessariamente, produzir a imunidade.
Artigo de referência. (doi) International Jpurnal of Molecular Sciences
O FDA - Food and Drug Administration define uma terapia gênica como aquela que “modifica ou manipula expressões de um gen, ou que altera as propriedades biológicas de uma célula viva para uso terapêutico”
Os requisitos para aprovação de uma terapia gênica são muito mais rigorosos do que aqueles para uma vacina.
Portanto, a "vacina de mRNA" para Covid jamais poderia ter sido aprovada a partir de protocolos que só se aplicam à vacinas.