Dr. Michael Yeadon: "A ideia que você pode estar doente mesmo se não tiver sintomas e carregar a ameaça de um vírus respiratório para outras pessoas, mesmo que você não tenha sintomas, foi inventada em 2020. Não existem registros históricos desse fato e isso desafia o senso comum.
Dr. Robin Wakeling: "governos preocupados estão usando a argumentação da transmissão assintomática para justificar suas medidas"
Dr. Sucharit Bhakdi: "A ideia de portador assintomático, espalhando a doença covid-19, que é a pneumonia, não uma simples tosse, é falsa e é apoiada por zero dados. Não há um único caso documentado no mundo ."
Anthony Fauci (28/01/2020): “Em toda a história das viroses respiratórias de qualquer tipo, a transmissão assintomática nunca levou a surtos. O precursor de surtos é sempre uma pessoa com sintomas. Mesmo que ocorra a rara situação de que uma pessoa assintomática venha a transmitir, uma epidemia não é impulsionada por portadores assintomáticos"
Os testes PCR tem sido usados para identificar se as pessoas estão com COVID-19. Quando o teste PCR de uma pessoa acusa resultado positivo, a pessoa é recomendada a permanecer em casa (ou até em isolamento) para não contaminar outras pessoas.
Serão os falsos-positivos fornecidos pelos testes PCR para COVID-19 a causa da quantidade de registros de pessoas infectadas?
A questão da pesquisa sobre se pessoas assintomáticas podem transmitir o vírus precisa ser pesquisada. Muitos artigos se propuseram a apresentar essas pesquisas. Entretanto, muitos destes artigos tem por premissa que o RT-PCR é suficiente para identificar a existência de infecção, assumindo, portanto, um baixo erro nos resultados oferecidos pelo teste.
Portanto, a pesquisa para responder à questão deve considerar dois aspectos que , se não observados, podem invalidar completamente as conclusões. São os seguintes:
O momento da coleta para a realização do teste: a questão aqui é que, se a coleta for realizada durante a incubação do vírus (período entre a contaminação e o aparecimento dos sintomas), pode parecer que se trata de pessoa assintomática.
O tipo de teste: se for usado o RT-PC, deve-se considerar os percentuais de falsos positivos e negativos.
Asymptomatic SARS-CoV-2 infection: A systematic review and meta-analysis
Utiliza RT-PCR para realização dos testes
Asymptomatic patients as a source of COVID-19 infections: A systematic review and meta-analysis
Utiliza RT-PCR para realização dos testes
A study on infectivity of asymptomatic SARS-CoV-2 carriers
Corpo de estudo: 455 contatos com pessoas assintomáticas portadoras do vírus, dos quais foram coletadas as informações epidemiológicas, registros clínicos, exames, etc. Todos foram mantidos em quarentena.
Conclusão: "todos os 455 contatos foram excluídos de infecção com SARS-CoV-2, e concluímos que a infectividade de portadores assintomáticos de SARS-CoV-2 pode ser baixa."
Aparentemente, é muito baixa a possibilidade de transmissão de vírus de pessoas assintomáticas, que receberam um RT-PCR positivo. É muito provável que se esses casos sejam de falsos-positivos.