Mensagem Espírita no Encerramento do Trabalho


Textos elaborados por Sérgio Biagi Gregório sobre as manifestações dos Espíritos ao término dos trabalhos espirituais                            


Fraternidade

Venho vos falar hoje sobre uma palavra que é muito falada, mas pouco compreendida. Esta palavra denomina-se “Fraternidade”.

O Espírito comunicante começa a falar de Deus ou Pai Celestial, que é o criador do Universo. Depois, passa a descrever o Espírito como um ser imortal, ou seja, foi criado por Deus, mas não terá fim. Seu único objetivo é progredir sempre.

Conforme vai progredindo, vai descobrindo que todos somos filhos de um mesmo Pai, e, por isso, deve viver fraternalmente com todos os outros Espíritos, que lhe são semelhantes.

Recordemos que há outras moradas na Casa do Pai.

(Nota da mensagem do dia 25/04/2024: Vibrações à Distância)

Amor e Fraternidade

Em sua manifestação, o irmão espiritual desenvolveu algumas ideias sobre o amor e a fraternidade.

De início, incentivou o trabalho dos espíritas nas vibrações à distância. Depois, mostrou a sua preocupação com o andar dos pensamentos terráqueos, muito aquém daquilo que estavam prevendo.

Pensava-se que, com a codificação do Espiritismo por Allan Kardec, haveria maior rapidez na mudança comportamental dos seres humanos. Mas não é isso que está acontecendo.

Disse que os Espíritos de luz estão trabalhando incessantemente para que o amor e a fraternidade penetre mais profundamente nos corações humanos. Por outro lado, Jesus, que é o governador deste planeta, não quer que a vitória do bem se dê com lutas sangrentas. Somente ocorrerá se formos excessivamente reticentes no mal.  Mas a mudança deste planeta ocorrerá, quer queiramos ou não.

Cabe-nos, assim, estarmos bastante vigilantes no processo de ampliação de nossa consciência.

(Nota da mensagem do dia 23/02/2023: Vibrações à Distância)   

Autoconsciência

O Espírito comunicante, comentando o tema “Ajuda, e o Céu te Ajudará”, enfatiza os pontos principais para a compreensão dessa lição do Evangelho: conhecimento de si mesmo e consciência.

Esses são os dois requisitos básicos para que o indivíduo tenha uma atuação aceitável no campo da sua evolução material e espiritual.

Conclui que o elemento-chave é a autoconsciência, ou seja, o esforço que cada um de nós deve envidar para conhecer-se a si mesmo, no sentido de criar condições para ser chamado discípulo de Jesus. 

(Nota da mensagem do dia 25/07/2022: Palestra A2) 

Caridade

O mentor deu ênfase a esta palavra, destacando-a como de sublime importância e que anda esquecida pela maioria de nós. E somente ela, a caridade, pode ser foco de união entre os indivíduos, todos filhos de um mesmo Pai, e que tem como meta a cooperação mutua. Onde um precisa o outro oferece.

Acrescentou que há muita gente em sofrimento no planeta Terra, e que esse problema se agravará ainda mais.  

(Nota da mensagem do dia 30/11//2023: Vibrações à Distância)

Caridade e Fraternidade

Em comunicação no final do trabalho de vibrações de 14 de julho de 2022, o Espírito disse que o planeta Terra já está passando por um período, denominado “Transição”, e que depois da tempestade virá a bonança.

Hoje, fala-se muito em caridade, em que uns ajudam os outros com o seu dinheiro, com a sua distribuição de roupas e alimentos das mais diversas formas. Isso é louvável, porque engrandece a jornada terrena tanto dos que recebem quanto daqueles que doam alguma coisa de si em benefício do próximo.

Hoje, ainda temos dificuldade de amar o outro como nosso irmão. Observe o desprezo que muitos de nós sentem por um morador de rua, por um drogado, por um pedinte... Veja também o sentimento de ódio que temos para com um vizinho barulhento que tira a nossa calma, a nossa concentração em nossas atividades diárias.

Contudo, na Nova Terra, no Mundo de Regeneração, no mundo mais desenvolvido, a caridade se transformará em fraternidade, ou seja, todos serão irmãos uns dos outros. O rico não se sentirá mais importante que o pobre; o pobre não se sentirá inferior ao rico, e assim todos viverão numa paz sem limite.

Confiemos nas instruções dos bons Espíritos. Eles nos informam que a transição já está em andamento. Resta-nos somente tomarmos consciência dessa verdade, e envidarmos todos os esforços para a nossa rápida adaptação à nova dimensão do existir humano. 

 (Nota da mensagem do dia 14/07/2022: Vibrações à Distância)  

Cego Conduzindo Cego

Depois de cumprimentar os presentes, enaltecendo o esforço de cada um, chamou-nos a atenção para o preparo ao trabalho de vibrações, e este deveria começar nas primeiras horas do dia, pois a doação de energia será utilizada para a cura de muitos males, tanto físicos quanto espirituais.

Salientou que nós, que já obtivemos um pequeno conhecimento da vida espiritual, sejamos uma luz para muitos ao nosso derredor, evitando sermos “cegos conduzindo outros cegos”.

O esforço na manutenção da paz é o melhor antídoto contra o mal que permeia muitos dos viventes neste planeta de provas e expiações.

 (Nota da mensagem do dia 11/05/2023: Vibrações à Distância)   

Certo e Errado

Nós que aqui estamos reunidos, ou seja, vocês do lado dos encarnados e nós do lado dos desencarnados, já sabemos o que é certo e o que é errado. Por consequência, sabemos o que é o bem e o que é o mal. Contudo, uma grande parte da população deste planeta de terceira dimensão ainda estão envoltos com o poder, com o egoísmo exacerbado, resultando num estado vibratório de baixa densidade. Um dia eles também vão adquirir essa consciência, porque é da lei que todos se voltem para a prática do bem. 

Eu, mesmo desencarnado/a, ainda estou nesse processo de cada vez mais tomar consciência de mim mesmo.

(Nota da mensagem do dia 27/07/2023: Vibrações à Distância)  

Combatendo o Desânimo

Nesta mensagem, o Espírito comunicante tratou dos papéis que a maioria põe o nome para que se realize as vibrações à distância. Afirmou que nos pedidos ali expostos, há muitos problemas, muitas dores, muitas aspirações de cura, e que eles estão atentos a tudo isso.

Quanto ao amar aos inimigos da leitura evangélica, afirmou que eles são os inimigos e que nós outros não precisamos ser inimigos deles.

Muitas pessoas ainda estão desanimadas por causa de todos os problemas que envolvem o mundo todo. Mas a tarefa do cristão, como já nos afirmava Paulo, muitas vezes encarcerado, é combater o bom combate, pois todos os seguidores do Cristo sofrerão perseguições, serão considerados maus, mas mesmo assim, urge combater o pessimismo crônico.

Ainda: eles estão sempre nos auxiliando o trabalho. Por isso, enalteceu o nosso esforço, a nossa fé e a nossa confiança em Jesus. Todos estamos num processo de evolução, e mais tempo ou menos tempo, tudo vai ser reconduzido ao seu devido lugar.

Assim, lembremo-nos de estar sempre antenados aos bons Espíritos. Que as suas inspirações possam sempre nos guiar ao bom caminho, para que a nossa evolução moral e espiritual se concretize o mais rapidamente possível. 

(Nota da mensagem do dia 07/07/2022: Vibrações à Distância)  


De Lá e de Cá

Os Espíritos, denominados mentores, quando se manifestam — geralmente — ao final dos trabalhos de passe, de vibrações, de estudo ou de qualquer outro gênero, têm ventilado a necessidade de prece e de vibrações, para amenizar a situação dramática pela qual o nosso planeta está passando.

Primeiramente, a Covid e, agora, a guerra entre Rússia e Ucrânia, mostrando que o ser humano ainda não está apto a praticar a doutrina de Jesus, pois o egoísmo ainda fala muito alto nos escalões mais elevados de alguns governos. Muitos se acham deuses e determinam o que é bom ou não para o seu país, independentemente da dor que possa ocasionar num outro ser humano, irmão seu em Cristo Jesus.

Há, assim, caravanas de Espíritos desencarnados em cursos de aprimoramento para o auxílio imediato do sofrimento de alguns irmãos encarnados, notadamente, os que ficaram feridos ou morreram na guerra.  Ainda vivermos num mundo de expiações e provas. Nesse caso, a verdade ainda está oculta, mas um dia sairá do fundo do poço e atingirá a superfície, podendo modificar não apenas uma pessoa, mas a grande maioria delas. Jesus não quer salvar uma única alma; sua meta é a salvação da humanidade.

Assim, todas as noites, antes de adormecemos, peçamos para que nossa alma seja levada a algum trabalho útil na pátria espiritual.  Quando ajudarmos o próximo a descobrir a beleza das leis naturais, estaremos ajudando na nós mesmos, pois “a quem muito foi dado, muito será exigido, e mais lhe será acrescentado”.

O trabalho é de longo prazo. Nada se consegue sem a perseverança de cada dia, pois a precipitação pode atrasar ainda mais o objetivo a ser atingido. O Evangelho nos diz que há tempo de semear e tempo de colher. Apesar de nossa pequenez, semeemos sempre o bem e estaremos plantando um futuro promissor para a humanidade.  

Peçamos auxílio aos bons Espíritos para que nos mostrem a melhor maneira de auxiliar a nós mesmos e ao nosso próximo.

(Nota da mensagem do dia 24/03/2022: Vibrações à Distância)


Deixai Vir a mim as Criancinhas

O Espírito comunicante escolheu o tema “Deixai vir a mim as criancinhas” para ser explorado.

Em sua reflexão, chama-nos a atenção para a pureza e a ingenuidade dessa idade física. A criança não tem maldade e, por isso, devia receber todo o cuidado dos adultos.

Acrescentou que a criança necessita dos mais velhos para sua proteção, pois como o corpo ainda é frágil, pode cair, machucar-se, e por isso, a presença de um guia é extremamente providencial.

Prosseguindo, fala-nos das crianças que ainda somos na evolução espiritual, ainda carentes da proteção dos guias espirituais, que poderíamos denominar de anjos de guarda.

Contudo, apesar de todo o amparo desses benfeitores do espaço, cada um de nós tem de trilhar o seu próprio caminho, fazer uso da força de vontade e do bom ânimo.

A lição é pública, mas o aprendido é individual.

(Nota da mensagem do dia 23/02/2023: Vibrações à Distância)   

Despertar da Consciência

O Espírito comunicante relatou o seu desconforto com a situação difícil pelo qual passa o planeta Terra, um planeta abençoado por Deus.

Ele, como nós, sente a aflição pela demora com que os habitantes deste planeta comecem a seguir a orientação evangélica de Jesus.

Afirma-nos que não podemos impor uma ordem, mas que ela se cumprirá necessariamente.

Tudo se fará pelo DESPERTAR DA CONSCIÊNCIA.

(Nota da mensagem do dia 03/11/2022: Vibrações à Distância)   

Dificuldade em Fazer o Bem

Geralmente, não percebemos a ação do bem, porque ele não faz estardalhaço. Em vista disso, o esforço hercúleo daqueles que se sacrificam para a expansão do Evangelho, em todos os cantos do mundo, fica oculto, na obscuridade.

A empreitada desses entes iluminados tem sua razão de ser: as pessoas agem sem pensar, tais como animais obedecendo ao seu dono. Parece-nos que está havendo uma robotização da população. Quem está por trás disso? A mídia globalista? As big tech?

Os Espíritos de luz, aqueles que querem a evolução dos terráqueos no que diz respeito ao amor e ao conhecimento, pois um não pode ficar sem o outro, estão cada vez mais atentos para que as ações do homem de boa vontade se expandam para toda a humanidade, pois o ensejo de Cristo não é salvar apenas um indivíduo, mas todos os viventes no planeta Terra.  

Nós, que já conseguimos amealhar a essência da Doutrina Espírita, sejamos os verdadeiros mensageiros dessa falange do bem, tal qual fez Quinto Varro, em Ave, Cristo!, que precisou de duas encarnações, repletas de sofrimentos e sacrifícios, cujo único objetivo foi o convencer o seu filho Taciano a partilhar também os ensinamentos de Jesus.

A tônica espírita deve ser a prática do Evangelho. Podemos nos destemperar em certos momentos da luta, mas a reflexão dos ensinamentos do mestre deve nos levar de volta ao equilíbrio, no sentido de exemplificar os ensinamentos de Jesus, porque como diz o anexim “o exemplo corrige mais que a repreensão”.

A dificuldade na prática do bem tem sua razão, pois é mais fácil entrar pela porta larga da perdição. A porta estreita exige sacrifícios, lutas, apodos.

(Nota da mensagem do dia 10/03/2022: Vibrações à Distância)

Engatinhando

Hoje estamos falando na condição de espírito desencarnado, mas diante de uma consciência mais ampla, todos somos crianças, tanto encarnados quanto desencarnados.

Por isso, pode-se dizer que estamos engatinhando em nosso progresso espiritual. Nesse caso, cabe-nos aproveitar todos os instantes para o exercício da paciência, do perdão, da caridade e do amor ao próximo.

(Nota da mensagem do dia 15/09/2022: Vibrações à Distância)  

Eu Sou: não Mais

O Espírito comunicante, depois das saudações iniciais e de algumas considerações de cunho geral, foca no seu tema, ou seja, na transformação do “eu”.

Ele diz: hoje há o egoísmo, a luta pelo poder, a ganância de alguns em detrimento dos muitos que vivem na pobreza. Contudo, no mundo de regeneração, que já se iniciou, não haverá mais lugar para o “eu”. Seremos obrigados a conjugar o verbo na primeira pessoal do plural, ou seja, “nós”.  

(Nota da mensagem do dia 25/01/2024: Vibrações à Distância) 


Força de Cada Um, A

Cada um de nós tem uma força interior. Podemos usá-la para o bem ou para o mal. Em mensagem de um Espirito, ouvimo-lo referir-se à capacidade que as pessoas têm para expandir o bem e não o fazem, por ignorância, por preconceito ou por má-fé. Qualquer ato, por mínimo que seja, pode contribuir para a expansão do bem. Quando alguém sofre as admoestações e as difamações de um outro ser, e não responde com ódio, já está dando o seu exemplo na propagação dessa ideia. 

Quer queiramos quer não, o que sai do vaso é o que está dentro dele. As almas do bem expandem de si bondade; as más, maldade. Um indivíduo pode se apresentar com palavras brandas, voz adocicada, maneiras suaves de se comportar. De repente, mostra-se tal qual é, ou seja, um ser maligno, que estava apenas maquiando a sua verdadeira personalidade.

Nossos ouvidos devem estar atentos ao chamamento do Alto. Nem sempre esse chamamento vem por caminhos suaves. De qualquer forma, convém estarmos atento às amizades espirituais que pretendemos construir. O bom espírita ouve uma prédica religiosa, lê um texto evangélico, presta atenção à observação que lhe fazem. Se algo não o agrada, nem por isso deixará de ser motivo de uma reflexão para a melhoria de sua conduta. .

Um pensamento de ajuda o próximo, uma elevação do sentimento moral, uma nota de otimismo fazem com que todo o universo receba os reflexos dessa vibração. E se um grupo fizer isso? E quando toda a humanidade praticar essas ações? Lembremo-nos da história da andorinha que se pôs, com sua gota de água, debelar o fogo da floresta. O exemplo vale mais que muitas palavras.

Não meçamos esforços na prática do bem. Embora estejamos sozinhos, o nosso intento pode influenciar outras pessoas nessa mesma direção. Observe os exemplos de Jesus que, mesmo depois de sua morte, continuam vivos em muitos religiosos espalhados pelo mundo todo.   

(Nota da mensagem do dia 02/04/2022: Casas de David)

Fé nos Papéis de Vibrações, A

Muitos agem mecanicamente ao colocar o nome de uma pessoa na caixa de vibrações à distância do Centro Espírita.

De acordo com a instrução do mentor, a ajuda começa no ato de escrever, pois quem o faz está mentalmente ligado com o necessitado. Por isso, é nesse momento que temos de fazê-lo com todas as forças de nossa alma, esperando que o bons Espíritos possam dar o devido encaminhamento de acordo com o merecimento de cada um.

(Nota da mensagem do dia 04/08/2022: Vibrações à Distância)  

Limpeza do Planeta Terra

O Espírito manifestante disse que a vinda de Jesus trouxe nova luz para a Humanidade. Continua inspirando muitos dos seus devotos seguidores. Além disso, há uma plêiade de Espíritos se preparando para a transição que o Planeta deverá passar.

Hoje, muitos poderosos ainda exaltam o materialismo. Mas a regeneração virá quer queiramos ou não. Contudo, lembra-nos de que esse novo estádio de evolução depende do esforço de cada um de nós.

A limpeza virá. Importante que estejamos preparados para os novos tempo.

(Nota da mensagem do dia 30/03/2023: Vibrações à Distância)   

Luz de Jesus

O Espírito comunicante, muito emocionado, inclusive pedindo desculpas por sua emoção, mostrou-nos que a luz do mestre Jesus continua banhando o nosso Planeta, apesar das atrocidades cometidas por muitas pessoas, que ainda são ignorantes em relação à Lei Maior de Sintonia Universal.

Acentuou que devemos continuar a acreditar nas mensagens do Cristo, pois ele é o Espírito que administra o nosso orbe, desde longa data.

(Nota da mensagem do dia 28/12/2023: Vibrações à Distância) 

Mecanismo Espiritual

Depois de cumprimentar a todos os presentes, o amigo do espaço chamou-nos a atenção para o quadro sombrio e doloroso de muitos habitantes deste planeta, principalmente aqueles que estão apegados ao poder, que é fruto do egoísmo, da vaidade e do orgulho.

Disse que essas pessoas ainda não entenderam o mecanismo espiritual, principalmente no que diz respeito à lei de ação e reação, causa e efeito. Uma vez lançada a semente, ele germinará, para o bem ou para o mal. O mal, contudo, deverá ser reparado, e não sabemos a que custo.

Espelhemo-nos sempre na simplicidade, tal qual Jesus nos ensinava quando esteve entre nós.  

(Nota da mensagem do dia 17/08/2023: Vibrações à Distância)   

Nada Acontece por Acaso

Comentando sobre a situação catastrófica das guerras, dos ataques terroristas e de outros entraves de nossa sociedade, o Espírito comunicante disse que não devemos nos preocupar, pois tudo está sob o comando do Criador. Acrescentou que as pessoas que estão envolvidas com esses problemas têm necessidade deles e, consequentemente, essas dificuldades servem para a evolução de cada um deles. Outros, porém, são colocados como os propagadores, mas mesmo assim o controle ainda está com a Divindade.  

Exortou-nos a confiar na Divina Providência, pois esse período será mais rápido do que possamos imaginar.  

 (Nota da mensagem do dia 19/10/2023: Vibrações à Distância)   

No Dia de Finados

Hoje é finados, dia que vocês, encarnados, comemoram o dia dos mortos. Com isso quero falar com vocês sobre o corpo físico, que deve ser considerado como uma veste que se usa e, depois de algum tempo, joga-se fora, como se faz com as roupas, estas ainda podem ser doadas a terceiros.

O corpo físico só existe com uma finalidade, ou seja, aperfeiçoar o Espírito que nele habita. Por isso, o encarnado deve aproveitar todos os momentos para fomentar esse crescimento em termos de pensamento, palavras e atos. O resto é resto.

(Nota da mensagem do dia 02/11//2023: Vibrações à Distância)   

O Que é Servir à Luz?

Esta foi a questão lançada pelo Espírito comunicante.

Começou por incentivar a fazer esta pergunta e tentar refletir sobre ela de maneira tranquila e serena. 

Depois foi discorrendo sobre o assunto, lembrando-nos de que fazer caridade, ajudar um ente na rua, dar alimento para os pobres, participar de um trabalho espiritual, como este,  são ações louváveis, contudo, não significa que se está servindo  à Luz. 

Servir à luz é muito mais amplo, tem dimensão cósmica, e o ponto central é o desenvolvimento do sentimento. O sentimento tem que estar à frente de tudo, pois tudo o mais depende do modo como sentimos as coisas e as pessoas que nos rodeiam. 

É no sentir que nos movimentamos na Terra e no espaço. Quanto mais formos apurando os nossos sentimentos, mas vamos colaborando com os mensageiros de luz, e vamos também recebendo parcela dessa luz e nos tornando cidadãos cósmicos. 

(Nota da mensagem do dia 09/02/2023: Vibrações à Distância)   


Pandemia e o Olhar dos Espíritos

Em todo começo das comunicações, há várias palavras de cordialidade para conosco, que ainda estamos na carne, enaltecendo o amor e a esperança.

O companheiro espiritual que se comunicou fez uma análise do período em que ocorreu a pandemia e o pós-pandemia, principalmente em relação ao funcionamento gradual de nossa Casa Espírita. Fomos lentamente reativando um trabalho, depois outro, e, assim, sucessivamente. Hoje, quase todos os trabalhos foram reativados.

Elogiou-nos o empenho de reorganização das nossas tarefas espirituais, pois em nenhum momento ficamos sem atividade. Mesmo quando tudo estava fechado, tínhamos trabalhos internos em funcionamento, no sentido de manter as energias do Centro em plena movimentação, para fossem usadas na cura ou no reequilíbrio das criaturas.   

Acrescentou que os Espíritos protetores, que atuam na direção espiritual da Casa de Ismael, estavam sempre em alerta, inspirando cada um dos colaboradores para que fizessem o melhor de si, e fossem revigorados na sua disposição de ajudar aos mais necessitados.

Embora não devamos crer indiscriminadamente em todos os Espíritos, como já nos advertira João, cabe-nos sempre refletir sobre o conteúdo das mensagens dos Espíritos, que não vemos, mas que seguem em silêncio nos auxiliando.  

(Nota da mensagem do dia 02/07/2022: Reunião de Diretoria Executiva)

Papéis Repletos de Dor e Sofrimento

Em comunicação, o mentor chamou-nos a atenção para os papéis repletos de dor e sofrimento que, semanalmente, são levados para o trabalho de vibrações à distância.

Há, assim, um cuidado muito intenso para que cada caso seja analisado e socorrido da melhor maneira possível.

Nesse caso, nunca podemos deixar de levar em conta a lei de causa e efeito, a lei do retorno, no sentido de que a semente é livre, mas a colheita é obrigatória. Somos o resultado de nossas escolhas, boas ou más.

Sejamos gratos por tudo que recebemos do Alto.

Peçamos o discernimento para nos libertarmos do orgulho e da vaidade.

Que os bons Espíritos nos deem forças para estarmos sempre no caminho reto que, embora cheio de empecilhos, será sempre o mais curto para a ascensão do nosso Espírito imortal.  

(Nota da mensagem do dia 18/08/2022: Vibrações à Distância)  

Planejamento da Casa Espírita

O Espírito comunicante disse que fora um dos antigos trabalhadores da Casa de Ismael. Lembra-nos que a Casa já havia sido planejada muito antes no mundo espiritual. Sentia-se feliz por ter participado desta. Enfatizou que não só essa, mas todas as Casas Espíritas têm, primeiramente, um aval do mundo maior.

Chamou-nos a atenção, não só dos encarnados como também dos desencarnados, sobre a vigilância nesses tempos difíceis em que o planeta deverá forçosamente mudar o seu plano vibratório, pois esse é o objetivo de todo a evolução planetária.

Nesse caso, os espíritas representam parcela importante dessa mudança porque têm mais possibilidade de obter o verdadeiro conhecimento, aquele que vem do Alto, e portanto, mais puro em sua essência.

(Nota da mensagem do dia 29/12/2022: Vibrações à Distância)   

Planeta Terra em Transformação

A Terra está passando por grandes transformações. Por isso o mal está em desespero. Ele, na realidade, não existe. Sempre está em confronto com o bem, que deverá prevalecer no longo prazo. Para que isso aconteça, os habitantes deste abençoado planeta deverão modificar as suas condutas. Não se tem outra alternativa.

O mentor pediu para que estejamos sempre em oração, mesmo quando formos dormir, porque os bons Espíritos poderão utilizar essa energia para auxiliar Espíritos sofredores. 

(Nota da mensagem do dia 23/11//2023: Vibrações à Distância) 

Poder da Fé

Cada um de nós tem um poder interior, uma espécie de energia que podemos usar tanto para o bem quanto para o mal. Nossa intenção é fazer com que cada um de vocês que estão me ouvindo nesse momento se conscientize da necessidade de usar esse poder para o bem, para o engrandecimento de si mesmo e de todos aqueles que estão ao seu derredor.

Lembrem-se de que acima de nós há um poder maior, o poder de Deus, que é inteligência suprema do Universo.

Enfim, aprendamos dizer “eu sei” em vez de “eu creio”.  

 (Nota da mensagem do dia 19/03/2024: Palestra A2) 

Preocupação dos Espíritos

Um mensageiro do além disse-nos que há muita preocupação com os acontecimentos de barbárie e guerra, principalmente aqueles relacionados aos ataques terroristas de Hamas contra Israel.

Enfatizou que as preocupação deles é a mesma que a nossa, sendo a única diferença a ausência do corpo físico. Nesse sentido, elaborou alguns raciocínios em relação à transição pela qual o planeta está passando.

Estimulou-nos a continuar em prece e vibrações, porque isso ajuda a mitigar o sofrimento de muitos irmãos em desespero e dor.

 (Nota da mensagem do dia 12/10/2023: Vibrações à Distância)   

Realçando a Vinda de Jesus

O Espírito comunicante disse que as palestras evangélicas são de suma importância para a evolução das pessoas. Nesse sentido, disse que a vinda de Jesus foi um farol de luminosidade nas trevas da ignorância em que se encontrava o planeta Terra. Todos somos convidados ao estudo e ao trabalho, não importa se estamos encarnados ou desencarnados.

Sobre a morte de crianças e outras atrocidades da guerra na faixa de Gaza, disse que muitos Espíritos estão trabalhando para o bem, mas há, ainda, uma quantidade deles que se comprazem no mal.

Não temos outra alternativa: vigiar e orar.

(Nota da mensagem do dia 27/10/2023: Palestra A2)   

Recomeço após Pandemia

As Casas Espíritas, em sua maioria, ficaram fechadas durante o período crítico da pandemia que se instalou no mundo todo. Inicialmente, o medo; depois, a obediência aos decretos baixados pelos poderes públicos, em seus três níveis: federal, estadual e municipal.

Com a liberação, por parte do governo, as Casas Espíritas começaram a abrir lentamente as suas portas, notadamente aquelas que tinham espaço adequado para a realização dos trabalhos espirituais. Para isso, houve a necessidade de uma harmonização dos grupos de trabalho, que durou entre 30 e 60 dias, no sentido de se adequarem novamente às vibrações mais sutis dos amigos do espaço.  

Depois dessa harmonização, os trabalhos voltaram a funcionar, não como se realizavam anteriormente, mas com reduzido número de colaboradores. Isso porque nem todos se decidiram por sua volta, principalmente os mais velhos: alguns por conta própria; outros, por imposição de familiares.  

Qual a perspectiva dessa volta?

De acordo com a instrução de um Espírito, numa mensagem ao fim de uma reunião espiritual, os colaboradores de um Centro Espírita deveriam entender a volta como um RECOMEÇO.

Imagine que tenhamos ficado muito tempo isolados numa ilha, distante do ritmo dos trabalhos que executávamos, longe daquela convivência presencial, das trocas de fluidos. Agora, temos que recomeçar, não qualquer recomeço, mas com um olhar mais penetrante, mais profundo, mais consciente da importância de um Centro Espírita, pois como diz o Espírito Emmanuel, ele é a universidade da alma. 

Em suma, adaptemo-nos à nova circunstância, e procuremos dar o melhor de nós para o rápido restabelecimento da normalidade das atividades da Casa Espírita. 

(Nota da mensagem do dia 09/04/2022: Reunião de Diretoria Executiva)

Refúgio de Luz

Depois de o Espírito fazer a sua habitual apresentação, com seu boa noite, começou a tecer comentários sobre o refúgio de luz, seu entendimento sobre o trabalho de vibrações à distância.

Nesses trabalhos, os Espíritos buscam as energias ou os fluidos reparadores, para levá-los a quantos se acham necessitados, tanto encarnados quanto desencanados.

Daí, também, a necessidade de o grupo estar sempre com os pensamentos elevados, procurando espelhar as atitudes e os comportamentos nos ensinamentos do mestre Jesus.  

(Nota da mensagem do dia 25/08/2022: Vibrações à Distância)  

Sobre as Eleições

Vocês estão preocupados com a eleição. Lembrem-se de que a humanidade não está suficientemente evoluída.

Por isso, tenham muita calma e nada de revolta com o resultado. 

(Nota da mensagem do dia 27/10/2022: Vibrações à Distância)  

Situação Caótica do Planeta Terra

Nós daqui e vocês daí. Todos estamos precisando de muitas vibrações, pois a situação planetária está bastante caótica.

Todos falamos de mudança de faixa planetária, ou seja, sair do mundo de provas e expiações para o mundo de regeneração.

Isto vai acontecer, mas para que se concretize há necessidade de se enfatizar a mudança de cada um, visto que a aura do planeta nada mais é do que a soma das vibrações de todos os habitantes da Terra. Se essa vibração for baixa também será a aura do próprio planeta.

Por isso, a necessidade da mudança íntima em termos de paz e fraternidade. Nesse caso, a responsabilidade espírita é sem tamanho, visto o teor qualitativo do conhecimento adquirido. Ao que muito foi dado, mais lhe será acrescentado, contudo mais lhe será exigido.

(Nota da mensagem do dia 29/09/2022: Vibrações à Distância)  

Situação Problemática do Brasil e do Mundo

O Espírito comunicante, nesta reunião, disse que a equipe espiritual do Planeta Terra está tendo muita dificuldade para controlar os ânimos exaltados que tomam conta dos habitantes do nosso país. 

Há muito pessimismo e desânimo por tudo o que está acontecendo. E não é só no Brasil, mas como em todo o planeta. 

Discorreu, também, sobre as consequências do teor vibratório, que vai corroendo povos e instituições. 

Salientou que a maioria dos terráqueos está esquecida da lei natural: tudo que se planta colhe.  

Ainda: pede para que estejamos sempre em prece no sentido de diminuir o negativismo que está se apossando de muita gente.

(Nota da mensagem do dia 12/01/2023: Vibrações à Distância)   

Suplício de Jesus, O

Por que Jesus morreu crucificado? Ele não podia, com sua envergadura espiritual, ter se livrado desse fardo? Em mensagem ao final de um trabalho espiritual, o Espírito comunicante afirmou que aquele sacrifício foi um exemplo para a humanidade, pois a mesma ainda não estava preparada para as grandes verdades do Evangelho.

Ressaltou que muitos de nós lá estávamos. E o que aconteceu? Alguns viram a cena com indiferença, outros nem tomaram conhecimento, outros ainda estavam aplaudindo a ação dos algozes. Poucos foram os que realmente entenderam o intento e a nobreza de uma espírito dedicado ao Pai como foi o de Cristo.  

Nessa época em que se aproxima as comemorações da Páscoa, não deveríamos ressaltar o seu sofrimento na cruz, mas exaltar a vida, pois o suplício de sua morte é para que tivéssemos a vida, e não qualquer vida, mas a vida eterna; não a vida da matéria, mas a vida espiritual, aquela que todos os Espíritos, ainda na carne, deverão penetrar depois de deixar o seu invólucro físico nesta presente existência.   

Nesse desenlace assim mostrado, verificamos o porquê falava por parábolas. É que não estávamos preparados para a grande revelação da verdade espiritual. As parábolas foram os ensinamentos que calaram fundo nas almas já preparadas, mas deixaram, também, uma réstea de luz aos mais incautos.  

O que a maioria de nós faz na Páscoa? Há a reunião dos familiares para o banquete da carne, ou seja, comida e bebida à vontade. E quanto ao banquete espiritual? Geralmente fica esquecido, em segundo plano. Contudo, há necessidade de ressaltar os ensinamentos e exemplos do mestre Jesus, pois são os único que realmente nos auxiliarão em nossa caminhada rumo à salvação

Há, porém, um consolo. Temos sempre ao nosso lado um guia espiritual, um anjo da guarda que nos fornece boas inspirações. Permaneçamos, pois, vigilantes na obra a ser realizada sob a orientação do mestre Jesus.

(Nota da mensagem do dia 14/04/2022: Vibrações à Distância)

Surdos, Aos 

O Espírito comunicante desenvolveu as suas ideias entrelaçando encarnados e desencarnados. Depois de algumas advertências gerais, principalmente quanto à dificuldade de se ouvir com atenção os ensinamentos de Jesus, disse-nos que os benfeitores do espaço não estão medindo esforços para nos fazer entender que a Terra deverá passar — já está passando — para o mundo de regeneração.

A função deles, como a nossa, é salvar o maior número de almas que ainda estão surdas ao convite do Evangelho.

(Nota da mensagem do dia 18/01/2024: Vibrações à Distância)

Trabalho Espiritual, O

Ao término das “Vibrações à Distância” de 28/07/2022, o amigo espiritual lembrou-nos da importância do trabalho espiritual, pois ainda não temos condições de avaliar a sua verdadeira dimensão. Nele, opera-se a verdadeira caridade, no sentido ajudar cada um nas suas dificuldades, em seus problemas, em suas dúvidas...  

A vida não é fácil: tanto sofre o rico quanto o pobre. Contudo, os Espíritos benfeitores estão sempre prontos para ouvir as nossas queixas e enviar-nos um conforto para a nossa alma enfermiça.

Enalteceu, também, a figura de Jesus que, mesmo os que estão desencarnados não conseguem vislumbrar a intensidade de sua luz. A nossa tarefa é prestar auxílio, pois quando auxiliamos os outros, nós também recebemos o auxílio que merecemos.

A mente deve voltar-se para a razão; o coração, para o amor.  

Nunca devemos perder o foco na prática do bem. Aqueles que se dedicam o mal também recebem a sua recompensa, mas sabe-se lá como.

(Nota da mensagem do dia 28/07/2022: Vibrações à Distância)

Treinamento para a Luz

Em sua manifestação, o irmão espiritual desenvolveu algumas ideias sobre o esforço de cada um na obtenção de luz espiritual. 

O mundo está passando por momentos difíceis. Guerras entre nações, luta pelo poder, injustiças dos que deveriam fazer justiça, querelas entre parentes familiares, etc. 

Mas para quem já recebeu uma pequena luz, como é o caso dos participantes deste trabalho, há necessidade de cada um treinar para manter e ampliar essa luz. 

Desse esforço pequenino de cada um resultará a transformação do nosso planeta. 

Não nos esqueçamos que tudo começa de coisas pequenas. A própria guerra poderia ser evitada se não houvesse tanto rancor no coração humano. A luz também começa de uma pequena faísca, mas se consolidada no tempo torna-se robusta e operativa.

(Nota da mensagem do dia 27/04/2023: Vibrações à Distância)   

Um Ajudando o Outro

Houve atendimento aos Espíritos que nem sabiam que estavam desencarnados. Houve assistência aos Espíritos com algum grau de conhecimento, mas longe dos ensinamentos do mestre Jesus. Outros ainda eram aqueles que perambulavam, vagando sem um rumo definido.  

Vimos, também, a influência da mão de Deus e do auxílio dos Espíritos de luz, que ofereceram o seu saber para a boa realização do trabalho, pois o esclarecimento aos desencarnados exige uma atuação muito intensa, principalmente porque são inúmeras as necessidades a serem atendidas.   

Por isso, o esclarecimento aos desencarnados reveste-se de vital importância porque, no cômputo geral, ora estamos na condição de auxiliar, mas também podermos estar na condição de receber auxílio. Um ajudando o outro e todos se ajudando mutuamente.  

No fim, tudo se resume no amor do Cristo que vela por todos, tanto encarnados quanto desencarnados.

(Nota da mensagem do dia 23/07/2022: Casas de David)

Um Clarão na Escuridão

A reencarnação de Jesus em nosso planeta Terra foi um clarão que ainda está se repercutindo nos dias de hoje. Sua luz é tão intensa que pode chegar a qualquer pessoa, e me qualquer lugar do mundo. É um foco de esperança para todos os que sofrem sem rumo na vida.

Pode-se dizer que foi um relâmpago que se propagou na eternidade. Os Espíritos protetores estão sempre nos alertando para atender ao chamamento do Mestre, pois sem a sua orientação podemos resvalar no precipício da morte.

Nesse sentido, ninguém pode se gabar do seu estado na Terra, principalmente aqueles que têm muito dinheiro ou ocupam cargos de destaque na administração transitória de repartições públicas e privadas.

Ninguém é maior do que ninguém, pois cada um está no seu devido lugar e, segundo o Espírito Emmanuel, o que seria do Presidente da República sem o varredor de rua? 

Que os bons Espíritos possam nos auxiliar a nos livrar do orgulho e da vaidade.

(Nota da mensagem do dia 11/08/2022: Vibrações à Distância)  


 Uso da Energia Mental

Há um intercâmbio muito intenso entre o mundo espiritual e o mundo físico, principalmente quando algum mentor dá a sua comunicação por meio do médium psicofônico. Aí percebemos o quanto somos assessorados por bons espíritos.

Muitas vezes, no início de suas comunicações, agora no mundo espiritual, eles afirmam ter outra visão de mundo, mas se ainda estivessem encarnados possivelmente estariam cometendo os mesmos erros que a maioria de nós comete. Por isso, a sugestão constante do vigiar e orar.

O ponto central nas comunicações é a energia mental. Observe que podemos a qualquer momento nos descontrolarmos mentalmente e praticarmos atos maléficos, o quais demandam fluxo energético negativo que podem, inclusive, a prejudicar a nossa saúde física.  

Vigiai e orai é a tônica do equilíbrio mental, tantas vezes repetidas, e que a deixamos de lado. Aí, porém, está o pó da questão. Por pior que seja a situação, devemos manter a paz, a fim de que essa paz possa ser repassada aos outros.  

Além disso, muitos Espíritos enaltecem o trabalho de vibrações a distância, mantido por vários Centros Espíritos, em dia e horário pré-estabelecido, a fim de que haja uma grande quantidade de energia, para que eles possam direcioná-las aos casos mais graves, tantos aos encarnados quantos aos desencarnados.

Agradeçamos aos bons Espíritos por nos propiciarem a oportunidade de entrar em contato com esses ensinamentos. Que essas informações possam nos trazer o equilíbrio do nosso pensamento nos momentos mais críticos de nossa existência.

(Nota da mensagem do dia 30/06/2022: Vibrações à Distância)