31 de agosto - Artes e Ensino Religioso 7ºs, 8ºs e 9º - Professora Rosana Fachel
Queridos alunos, nesse período de isolamento social o ambiente virtual tem sido fundamental para nos manter conectados ao mundo das artes. Pensando nisso escolhi mais um museu virtual para conhecermos e nos inspirarmos.
Museu das coisas banais é um projeto de extensão, vinculado a Universidade Federal de Pelotas. Criado em 2014, visa, através da criação de um Museu Virtual, preservar e compartilhar as memórias de toda e qualquer pessoa e tem o acervo composto por Objetos Biográficos – objetos que podem parecer banais, mas que possuem importante papel na memória afetiva de seus donos.
A Exposição Internacional Objetos que Aproximam: Dentro de Casa tem como tema os objetos que estão em casa junto conosco nesse momento de isolamento social devido a pandemia de Covid-19 e foi pensada a partir do entendimento de que os objetos, ao aproximar, podem ser suportes afetivos em momentos difíceis.
De acordo com os organizadores, com o distanciamento social da quarentena as pessoas passam os dias no interior de suas casas e os objetos são sua companhia, tanto em suas funções práticas no cotidiano doméstico, como em seu aspecto afetivo: possibilitando a aproximação com os entes queridos. “A humanidade inventou muitos objetos mediadores, que permitem a comunicação entre pessoas que estão fisicamente separadas. Mas, nós, equipe do Museu das Coisas Banais, acreditamos que qualquer objeto pode cumprir a missão de aproximar, pois os objetos nos fazem lembrar”, comentam os criadores do Museu.
Assim, pegando emprestada a ideia do “Museu das Coisas Banais” criaremos o nosso “Museu dos objetos NADA banais” com a exposição “Objetos NADA banais: Dentro de Casa” a proposta é o registro fotográfico de algum objeto que esteja te fazendo companhia nesse momento de isolamento.
Além da fotografia com a inscrição “Objetos NADA banais”, a proposta é um pequeno texto justificando a escolha e falando um pouco sobre o objeto escolhido, o que ele tem de especial e de quem ele te aproxima.
“Bora” criar o nosso “Museu dos objetos NADA banais”!?!?!
Para saber mais:
https://www.correiodopovo.com.br/arteagenda/museu-das-coisas-banais-recebe-fotos-para-a-exposi%C3%A7%C3%A3o-objetos-que-aproximam-1.439115
Narrativa que acompanha o objeto (Foto presente na exposição “Objetos que APROXIMAM”).
Este objeto em porcelana me acompanha, a muitos anos, me faz sentir saudades, amores perdidos, amores vividos, não sei quantos anos está comigo, me acompanha em todas as mudanças de cidade, de casa, já colei, quando quebrou, segue comigo.
Bom tarde, segue o link da avaliação!
Att,
Rosana
Avaliação Artes e Ensino Religioso - Professora Rosana Fachel
https://docs.google.com/forms/d/1dnc4uOBOTjdoW5HAVwuK_hLs6aohLc9wh7wXjC1bN1c/viewform?edit_requested=true
17/08/2020
Queridos alunos, para essa semana a proposta será uma pesquisa para ambas disciplinas.
Ao longo da História da Arte é mais comum as mulheres aparecerem como modelos de pinturas, desenhos, esculturas, gravuras e outras mídias, do que propriamente autoras desta história.
No Museu Metropolitan de Nova York, um dos maiores e mais importantes museus do mundo, apenas 5% das obras são de artistas mulheres, enquanto 85% são de nus femininos.
A pouca visibilidade dada as mulheres artista e as mulheres artistas negras é a inspiração dessa proposta que tem como objetivo valorizar as produções das mulheres artistas.
A pesquisa deve ser desenvolvida a partir da vida e da obra de uma artista mulher. Essa artista pode ser ou ter sido pintora, escultora, desenhista, grafiteira. Não tem problema se ela já tenha sido mencionada em alguma das nossas aulas.
O trabalho deve apresentar imagens da artista e de algumas das suas obras. Além da sua biografia e informações relevantes sobre a sua carreira e produção. O trabalho deve ter no mínimo duas páginas pode ser digitado ou escrito à mão. O aluno pode, se preferir, seguir a seguinte orientação:
1) Nome da artista, foto da artista, data do seu nascimento, nacionalidade.
2) Produção artística, estilo, algumas de suas obras (imagens).
3) Curiosidades sobre a vida ou a obra da artista.
4) Comentários.
Para saber mais acesse:
Bom trabalho, fiquem bem!
10/08/2020
Queridos alunos,
Para essa semana a proposta é compartilhar com as pessoas que ama uma mensagem de carinho, amor e esperança a partir da música “Pausa” da cantora Vicka.
https://www.facebook.com/Ida1.leal/videos/3157009981046820
https://www.youtube.com/watch?v=dejjUT-fQEQ
Se alguém não conseguir acessar posso mandar por whats!
3 de agosto de 2020
Queridos alunos, dando continuidade as nossas atividades para essa semana a proposta é que vocês produzam tinta em casa! É fácil e muito rápido, acreditem! Vocês precisarão de:
- Pequenas porções de terra (uma ou duas colheres de sopa). Procurem em diferentes lugares do pátio para encontrar diferentes tonalidades.
- Cola branca.
- Água.
Para cada tonalidade de terra pegue um pote.
Em cada pote coloque, uma ou duas colheres de terra (se achar necessário pode peneirar), um pouco de cola e água e mexa até a mistura ficar com uma consistência parecida com a tinta guache.
Pronto!!!
Vocês utilizarão essa tinta para registrar no papel uma palavra ou expressão de amor, amizade, esperança ou consolo, pensando nesse momento difícil de pandemia que estamos vivendo. Nossa intenção é transmitir uma mensagem positiva para as pessoas com o desejo de que tudo isso passe logo.
Minhas sobrinhas fizeram um vídeo dessa proposta, podem acessá-lo a partir do endereço:
https://www.youtube.com/watch?v=tNSiVhfuTEQ&feature=youtu.be
Saudades! Fiquem bem! Fiquem em casa! Muitos beijos!
13/07/2020 - Queridos alunos dos 7ºs, 8ºs e 9º anos a proposta dessa semana foi pensada conjuntamente para Artes e Ensino Religioso.
Observem com atenção a charge:
1) Criem uma ilustração sobre como deve ser esse planeta desconhecido (para o qual a mulher que ser abduzida), como seriam os meios de transporte, as moradias e os animais de estimação desses extraterrestres?
2) Inventa um nome para o planeta e modifica esse trecho da letra do poema de Manuel Bandeira substituindo o nome de “Pasárgada” por um nome inventado por ti e acrescenta as características desse planeta.
Vou-me embora pra Pasárgada
Vou-me embora pra Pasárgada
Lá sou amigo do rei (...)
Vou-me embora pra Pasárgada
Aqui eu não sou feliz
Lá a existência é uma aventura (...)
Andarei de bicicleta
Montarei em burro brabo
Subirei no pau-de-sebo
Tomarei banhos de mar!
Vou-me embora pra Pasárgada
Para ler o poema completo acesse: http://www.releituras.com/mbandeira_pasargada.asp
Artes e Ensino Religioso – 7ºs, 8ºs e 9º anos – 06/07/2020
Nessa semana nossa proposta para ambas disciplinas será um registro fotográfico.
A fotografia é uma forma rápida e objetiva de eternizar as memórias. Nesses registros imagéticos o espaço e o tempo são inseparáveis, são marcas permanentes na sua construção e de fundamental importância para sua rememoração.
O acontecimento é efêmero, sua memória, contudo, permanece – pela fotografia.
A fotografia imortaliza a memória e dá a ela uma verdade visual nunca antes atingida, permitindo, dessa forma, guardar a memória do tempo.
Trago o trecho de um texto escrito por dois ex alunos, Leonardo Siqueira e Matheus Mastrangelo durante uma das nossas aulas de artes, eles, lindamente, falam sobre o poder da foto em reviver memórias e sentimentos:
“Uma câmera fotográfica é quase a mesma coisa que uma máquina do tempo. Cada imagem, cada momento, cada sentimento, fica gravado, dando a você, a chave para voltar e reviver tudo aquilo que não volta mais”.
Para a realização da proposta vocês terão de escolher uma foto de família antiga (de quando vocês eram crianças). Em seguida, terão de tentar recriar essa imagem, fazendo a mesma pose, usando roupas parecidas, deixando o cenário semelhante ... e registrar esse momento com uma foto. Depois enviá-la para o email: rosanafachel.artes@gmail.com
29/06
Bom dia queridos alunos!
Sabe-se da importância do uso correto da máscara para nós protegermos e para proteger as outras pessoas. No entanto, diariamente vemos muitas pessoas as utilizando de forma incorreta: como em três das quatros fotos abaixo:
Pensando nisso, cria um cartaz (tamanho ofício ou A4) sobre o uso correto da máscaras. Bom trabalho, fiquem bem!
22/06/2020
Querido aluno:
Analisa a tirinha com atenção.
No caderno escreva uma análise crítica do texto e, em seguida, cria uma tirinha com a mesma temática.
Boa semana!
15/06/2020
Bom dia queridos alunos!
Sabemos que a população brasileira é resultado de uma grande miscigenação (colonizadores [europeus], nativos [indígenas] e escravos [africanos]). Essa diversidade étnica contribuiu para a identidade cultural da população brasileira.
Cria uma imagem para retratar essa diversidade e inventa uma # para acompanhá-la.
Bom trabalho! Fiquem bem!
Bom dia queridos alunos da disciplina de Ensino Religioso:
Sabe-se que a Arte exerce um importante papel documental quando apresenta ao mundo a sociedade que vivemos. Pesando nisso, escolhi uma fotografia para a nossa aula dessa semana.
Em 2004, o fotógrafo brasileiro Tuca Vieira capturou a imagem da favela de Paraisópolis ao lado do vizinho, bairro do Morumbi em São Paulo.
O que essa imagem “fala” sobre a sociedade brasileira. Faça um pequeno texto problematizando essa imagem, não esqueça de criar um título para o texto.
Bom dia queridos alunos! Espero que todos estejam bem!
Para a aula de Ensino Religioso dessa semana escolhi um curta-metragem de animação espanhol para vocês assistirem. O título do filme é “Cordas” (2014) esse singelo “curta” foi inspirado nos filhos do autor e diretor Pedro Solis García e fala sobre: amizade, amor ao próximo, respeito às diferenças.
Após assistirem a essa belíssima produção, respondam:
1) Por que o autor da animação escolheu a palavra “Cordas” como título para o filme?
2) De acordo com o diretor do filme: “Há cordas que não amarram; e sim, libertam.” O que eles quis dizer com essa frase?
3) No filme, como Maria recebe seu novo colega?
4) O filme apresenta uma criança com necessidades especiais, ela não anda, nem fala. Será que a nossa sociedade está preparada para lidar com pessoas que tenham essa ou outras limitações? Justifica a tua resposta.
5) O que a animação quer nos fazer pensar?
6) Tu indicaria essa animação para outras pessoas? Por quê?
Nesse link vocês têm acesso ao filme:
Bom dia queridos alunos! Espero que estejam bem! Saudades!
Nessa semana escolhi algumas tirinhas para problematizarmos. Elas põe em destaque uma discussão importante e atual. Depois de olhá-las com atenção respondam:
1) O que essas tirinhas tem em comum?
2) Por que é importante discutirmos esse assunto?
3) Tem o hábito de se informar pelas redes sociais? Se sim, por quais?
4) Já recebeu alguma notícia, leu só o título e repassou?
5) Como podemos nós prevenir para não acreditarmos em uma notícia falsa?
6) Atualmente, diferentes empresas dedicam-se para verificar a veracidade, ou não das informações postadas na internet? Tu achas isso importante? Por quê?
7) Por que é imprescindível que notícias falsas (fake news) não sejam compartilhadas?
8) Ouviu falar de alguém que tenho sido prejudicado por ter seu nome envolvido em uma notícia falsa? Escreva um breve relato sobre o caso.
9) Cria uma “Fake News” do bem. Por exemplo: “Hoje, dia 25 de maio de 2020, não existe mais fome no mundo!”
Bom dia queridos alunos!
Escolhi uma música para a nossa aula de Ensino Religioso dessa semana. Depois de ouvi-la quero que vocês pensem sobre e respondam as seguintes questões:
1) Sobre o que trata essa música do rapper brasileiro Emicida?
2) Se tu tivesse de escrever uma música em homenagem a tua mãe, qual seria o título?
3) Sabe-se que na nossa sociedade existem diversas configurações familiares. A partir da letra da música, o que podemos saber da família do artista?
4) O que o Emicida quis dizer com a expressão: ”Nossas mãos ainda encaixam certo”?.
5) Pensa na tua relação com a tua mãe. Qual frase tu mais ouve dela?
Tipo: “Não vai levar um casaco?” (Essa é a minha mãe! kkk)
6) O rapper Emicida é famoso por suas rimas e improviso. Inspirado (a) no talento do artista, faz uma rima com o nome da tua mãe.
Planejei essa atividade como uma forma de homenagear as mães de cada um e cada uma de vocês, escutem essa música com ela e transmitam o meu abraço.
Fiquem bem.
https://www.youtube.com/watch?v=D_-j32_Ryc0&list=RDxnkagXfK-E4&index=2
Bom dia querido alunos!
Hoje escolhi apresentar para vocês uma bela animação de pouco mais de um minuto para pensarmos sobre a nossa sociedade:
Depois de assistir ao vídeo responda no teu caderno de Ensino Religioso:
1) Sobre o que trata esse vídeo?
2) Será que ele tem alguma relação com a nossa vida em sociedade? Por quê?
3) Acha importante que mais pessoal assistam a esse vídeo?
4) Que título tu daria para essa pequena animação?
5) Em alguns livros de literatura infantil era comum a presença da “moral da história”. Qual poderia ser a “moral da história” desse vídeo?
Fiquem bem!
Beijos!
Bom dia queridos alunos, espero que estejam bem!
Para a nossa aula de Ensino Religioso escolhi a música “Trem bala”. Depois de ouví-la, cantando junto, kkk, responda:
1) Como outras palavras como esses versos da música poderiam ser escrito sem mudar de sentido?
“Não é sobre chegar no topo do mundo e saber que venceu
É sobre escalar e sentir que o caminho te fortaleceu
É sobre ser abrigo e também ter morada em outros corações”
2) Gosta de ouvir música? Se sim, cita três músicas ou cantores/ bandas:
3) Se tu tivesse que escolher outro título para a música qual seria?
4) Sobre o que trata a letra da música? O que a autora da música quer nos fazer valorizar?
5) O que pode-se entender sobre a expressão: “A vida é trem bala parceiro”.
6) Como essa música poderia ser resumida em uma frase:
7) Escolha 3 pessoas especiais na tua vida e compartilha esse vídeo com elas.
8) Faz, utilizando o teu celular, um clipe (vídeo) utilizando um trecho da música como trilha sonora, 30 segundos está ótimo!
Boa semana pessoal! J
https://www.youtube.com/watch?v=sWhy1VcvvgY