Centro de Educação, Consultoria e Treinamento em Metrologia e Sistema de Gestão da Qualidade ISO 17025.
Centro de Educação, Consultoria e Treinamento em Metrologia e Sistema de Gestão da Qualidade ISO 17025.
Por quê a Incerteza de Medição deve fazer Parte do Resultado de uma Medição?
Por Gilberto C. Fidélis - Diretor do Centro de Educação, Consultoria e Treinamento - CECT
Cadastra-se agora e receba gratuitamente artigos e dicas imperdívies com conteúdos exclusivos e atualizados sobre Metrologia e ISO 17025.
Cadastre-se aqui.
Imagine que você queira comprar uma barra de ouro de 100 g que um amigo seu está vendendo. Preocupado em não ser lesado, já que o grama de ouro está na faixa de R$_315,00, você pede para o seu amigo medir, na sua presença, a massa da barra de ouro em três balanças diferentes. Os resultados obtidos estão apresentados na tabela que segue.
Para a metrologia os três resultados da tabela acima são bem diferentes, embora a média seja a mesma.
Que conclusão podemos tirar sobre os dados da tabela? Podemos afirmar que a dispersão (variabilidade das indicações) dos resultados com a balança 3 é maior do que aqueles obtidos com a balança 2 que é maior do que aquela obtida na medição com a balança 1. Podemos afirmar que o valor médio obtido com a balança 3 apresenta uma dúvida, uma incerteza, maior do que o valor médio obtido pela balança 2, embora a média numericamente seja igual. O mesmo raciocínio vale para as balanças 2 e 1.
Continua abaixo...
Conheça a loja virtual do CECT.
Nela você encontrará os cursos EaD online mais didáticos do mercado, os mais completos e com muitas informações extremamente importantes para o seu desenvolvimento profissional em Metrologia e ISO 17025.
Acesse os nossos cursos que vão te dar um grande impulso profissional.
Se não tivéssemos os resultados das 3 indicações de cada balança não poderíamos decidir qual das balanças seria a melhor. Se você conhecesse somente o valor médio obtido em cada balança você iria dizer que qualquer uma delas poderia ser utilizada, pois a média é a mesma.
Queremos destacar que a média, quando reportada isoladamente, é um valor que não reflete a qualidade de uma medição e não caracteriza por completo a própria medição. A média é apenas uma indicação do valor mais provável para a grandeza medida. Portanto, a incerteza de medição deve obrigatoriamente fazer parte do resultado da medição. A incerteza dá uma idéia clara de qualidade ao próprio valor médio.
Observe agora os dados da próxima tabela, onde apresentamos o valor média obtido com cada balança com a correspondente incerteza de medição dos resultados.
Atenção. Este artigo não terminou. O artigo completo em pdf você pode baixar aqui.
O CECT, para facilitar todo o processo de avaliação de incerteza, publicou o Livro Incerteza de Medição para Iniciantes, com muitas orientações práticas e didáticas para o entendimento completo da metodologia. Todos os detalhes sobre a metodologia de avaliação da incerteza de medição são apresentados em nosso curso Incerteza de Medição em Calibrações, Medições e Ensaios, considerados por muitos o mais didático do Brasil.
Atenção: Você pode acessar todo o artigo em pdf pelo link que segue: Quero acessar o artigo completo O que é Incerteza de Medição?