Exatidão versus Precisão
Por Gilberto C. Fidélis - Diretor do Centro de Educação, Consultoria e Treinamento - CECT
Exatidão versus Precisão
Por Gilberto C. Fidélis - Diretor do Centro de Educação, Consultoria e Treinamento - CECT
Cadastra-se agora e receba gratuitamente artigos e dicas imperdívies com conteúdos exclusivos e atualizados sobre Metrologia e ISO 17025.
Cadastre-se aqui.
O termo precisão, assim como o termo exatidão e incerteza são termos que devem ser utilizados com cuidado na Metrologia e não são sinônimos.
Exatidão
Se você ler o Vocabulário Internacional de Termos Fundamentais e Gerais de Metrologia, mais conhecido como VIM, encontrará o seguinte texto: “Aptidão de um instrumento de medição para dar respostas próximas a um valor verdadeiro. A exatidão é um conceito qualitativo”.
Portanto, nunca utilize o termo Exatidão para quantificar alguma característica metrológica de um equipamento de medição. Você pode baixar o VIM gratuitamente no site do Inmetro (inmetro.gov.br).
Livro
Incerteza de Medição para Iniciantes
Este livro apresenta aplicação direta aos laboratórios e para a indústria e foi elaborado de forma a ser didático, sem medo de ensinar.
O uso do Termo Precisão
O VIM define Precisão de Medição como sendo o grau de concordância entre indicações ou valores medidos, obtidos por medições repetidas, no mesmo objeto ou em objetos similares, sob condições especificadas.
O termo Incerteza de Medição veio para substituir o termo precisão. Se analisarmos o conceito, temos uma nota muito "safada" que diz: "NOTA 1: A precisão de medição é geralmente expressa na forma numérica por meio de medidas de dispersão como o desvio-padrão, a variância ou o coeficiente de variação, sob condições de medição especificadas".
Cabe lembrar nesse momento, que a edição anterior do VIM não apresentava o termo precisão. E por que? Era termo em desuso, na metrologia. Desde quando comecei na metrologia já ouvia e ensinava dessa forma.
Na prática quem ainda utiliza muito o termo precisão são os fabricantes de instrumentos de medição, pois palavra incerteza não ajuda a vender. Assim é mais “adequado” usar precisão do que incerteza de medição. Da mesma forma, infelizmente muitas normas e livros técnicos ainda utilizam nos textos a palavra precisão, que muitas vezes, para os autores, é equivalente ao desvio padrão das medições.
Como você deve conhecer, o desvio padrão da medições, ou uma fração dele, é na metrologia moderna apenas uma das componentes de incerteza do resultado das medições. Em palavras mais simples, a precisão será uma componente de incerteza, mas está longe de ser a própria incerteza.
A precisão está relacionada com a dispersão dos resultados em torno de um valor médio e pode ser quantificada através do desvio padrão das medições. Por exemplo, se com uma balança de resolução 0,01 g você medir uma mesma massa 3 vezes e obter os resultados 0,25 g, 0,23g e 0,27 g o desvio padrão será igual a ± 0,02 g e você poderá relatar que a precisão dessa medição foi, portanto, igual a ± 0,02 g. Mas se os resultados fossem 0,25 g, 0,24g e 0,26 g o desvio padrão seria igual a ± 0,01 g. Da mesma forma, você poderia afirmar que a precisão foi de ± 0,01 g. A precisão não é sinônimo de incerteza de medição.
Conheça a loja virtual do CECT.
Nela você encontrará os cursos EaD online mais didáticos do mercado, os mais completos e com muitas informações extremamente importantes para o seu desenvolvimento profissional em Metrologia e ISO 17025.
Acesse os nossos cursos que vão te dar um grande impulso profissional.
Um pouco mais sobre o termo Precisão.
Vamos exemplificar o uso do termo através da medição do pH de duas soluções com o mesmo pHmetro e com 3 repetições cada. Os valores medidos foram:
Solução 1: 7,4 / 7,2 e 7, 6 pH
Solução 2: 7,0 / 6,5 / 7,5 pH
Onde a precisão é melhor?
Como a precisão mede a dispersão (variabilidade) dos resultados, a precisão pode ser dita como melhor na medição da solução 1.
O que não é precisão:
- o número de casas decimais com que conseguimos medir. Quem define o número de casas decimais e a sua variação é a resolução.
- não é sinônimo de incerteza de medição, pois esta considera várias componentes de incerteza.
- pode ser quantificado pelo uso do desvio padrão experimental.
- dificilmente vocês encontrarão este termo sendo utilizado em algum certificado de calibração.
- muito utilizado pelos fabricantes de equipamentos de medição já que ajuda “a vender” mais do que o termo incerteza.
O CECT, para facilitar todo o processo de avaliação de incerteza, publicou o Livro Incerteza de Medição para Iniciantes, com muitas orientações práticas e didáticas para o entendimento completo da metodologia. Todos os detalhes sobre a metodologia de avaliação da incerteza de medição são apresentados em nosso curso Incerteza de Medição em Calibrações, Medições e Ensaios, considerados por muitos o mais didático do Brasil.
Gilberto Carlos Fidélis é Gerente de Capacitação do CECT (gcfidelis@cect.com.br)