Centro de Educação, Consultoria e Treinamento em Metrologia e Sistema de Gestão da Qualidade ISO 17025.
Centro de Educação, Consultoria e Treinamento em Metrologia e Sistema de Gestão da Qualidade ISO 17025.
ISO 17025 - Requisitos com Relação a Incerteza de Medição
Por Gilberto C. Fidélis - Diretor do Centro de Educação, Consultoria e Treinamento - CECT
Cadastra-se agora e receba gratuitamente artigos e dicas imperdívies com conteúdos exclusivos e atualizados sobre Metrologia e ISO 17025.
Cadastre-se aqui.
A incerteza de medição é uma representação estatística, entendida como a margem de dúvida quanto aos resultados de qualquer medição. A norma NBR ISO/IEC 17025:17 aborda a importância da incerteza de medição como um fator para decidir se um método é adequado para o uso pretendido.
A norma exige que todos os laboratórios de ensaio e calibração estabeleçam o tamanho da margem de dúvida para o método utilizado, com uma probabilidade de abrangência (nível de confiança) especificada (por exemplo, 95% de confiança). Isso representa, em estatística, que o resultado da medição está dentro da margem indicada, ou seja, que o valor medido está dentro do intervalo estabelecido pela incerteza de medição com uma probabilidade 95%, se for esta a reportada.
Continua abaixo...
Conheça a loja virtual do CECT.
Nela você encontrará os cursos EaD online mais didáticos do mercado, os mais completos e com muitas informações extremamente importantes para o seu desenvolvimento profissional em Metrologia e ISO 17025.
Acesse os nossos cursos que vão te dar um grande impulso profissional.
Por exemplo, quando você recebe um resultado de uma medição de uma massa e consta no relatório de medição que a massa é de (200,05 ± 0,02) g com uma probabilidade de 95%, você deve pensar que o valor da massa não é conhecido. Apenas podemos afirmar que o seu valor está entre 200,03 g até 200,07 g com uma probabilidade de 95%. Esta afirmação é equivalente a dizer que há, portanto, 5% de probabilidade de que o valor da massa esteja fora do intervalo definido pela incerteza de medição.
A ISO 17025 distingue entre os requisitos para laboratórios de ensaio e calibração.
Atenção. Este artigo não terminou. O artigo completo em pdf você pode baixar aqui.
O CECT, para facilitar todo o processo de avaliação de incerteza, publicou o Livro Incerteza de Medição para Iniciantes, com muitas orientações práticas e didáticas para o entendimento completo da metodologia. Todos os detalhes sobre a metodologia de avaliação da incerteza de medição são apresentados em nosso curso Incerteza de Medição em Calibrações, Medições e Ensaios, considerados por muitos o mais didático do Brasil.
Atenção: Você pode acessar todo o artigo em pdf pelo link que segue: Quero acessar o artigo completo ISO 17025 - Requisitos com Relação a Incerteza de Medição.