ENADE 2011 - Matemática - Questão 33
Para introduzir conceitos relativos a cilindros, um professor de matemática do ensino médio pediu a seus alunos que fizessem uma pesquisa sobre situações práticas que envolvessem essas figuras geométricas. Dois estudantes trouxeram para a sala de aula as seguintes aplicações:
Situação I: O raio hidráulico é um parâmetro importante no dimensionamento de canais, tubos, dutos e outros componentes das obras hidráulicas. Ele é definido como a razão entre a área da seção transversal molhada e o perímetro molhado. Para a seção semicircular de raio r ilustrada abaixo, qual é o valor do raio hidráulico?
Situação II:
Ao analisar as duas situações como possibilidades de recursos didáticos, seria correto o professor concluir que
(a) A a situação I é inadequada porque induz os estudantes à apreensão equivocada do conceito de cilindro.
(b) A situação I é adequada porque permite a discussão de que todas as interseções do cilindro com planos são semicircunferências.
(c) A situação II é inadequada porque induz os estudantes à apreensão equivocada do conceito de volume do cilindro.
(d) A situação II é adequada porque permite mostrar que o volume do cilindro é igual à quantidade de jabuticabas multiplicada pela média dos volumes das jabuticabas.
(e) As situações I e II são adequadas e permitem que sejam explorados os conceitos de seção transversal, área da superfície cilndrica e volume do cilindro.
ENADE 2014 - Matemática - Questão 12
Deseja-se pintar a superfície externa e lateral de um monumento em forma de um paraboloide, que pode ser descrita pela equação z = x2 + y2 , situada na região do espaço de coordenadas cartesianas (x, y, z) dada pela condição z ≤ 9. Os eixos coordenados estão dimensionados em metros e gasta-se um litro e meio de tinta a cada metro quadrado de área da superfície a ser pintada.
A quantidade de tinta, em litros, necessária para se pintar a superfície lateral do monumento é dada pela integral dupla
ENADE 2017 - Matemática - Questão 13
Uma construtora, com o objetivo de valorizar as áreas verdes, apresentou um projeto de loteamento, com terrenos retangulares, onde cada residência construída terá um jardim ao seu redor. Em cada terreno deverão ser reservados 3 m na frente, 3 m no fundo e 2 m em cada lateral para jardinagem, conforme ilustra a figura acima.
Considerando-se que a área disponível para construção será de 600 m, a área mínima do terreno que atende às especificações exigidas pela construtora será de:
(a) 606 m²
(b) 610 m²
(a) 726 m²
(a) 864 m²
(a) 924 m²