DEFINIÇÃO: capacidade que temos de pensar a forma de como pensamos e construímos nossas estratégias para a solução de problemas e reconhecemos aquilo que sabemos acerca de um fato.
Mas de posse desta informação, quando você se declara metacognitivo, isso muda sua forma de ver a aprendizagem?
Ou acha esta definição pertinente ao nosso objetivo processual correta:
Aprender a aprender é a atitude do aprendiz de aprender os procedimentos necessários ao aprendizado de qualquer conteúdo.
Nesta definição rudimentar você percebe que há três termos importantes: atitude, procedimentos e conteúdo. Neste sentido digo que aprender a aprender é uma atitude, isto é, uma predisposição, uma postura ativa do aprendiz, uma decisão de agir. Esta postura é dirigida a um objetivo: apropriar-se de um conteúdo, isto é, saber fazer algo, conhecer um assunto, aproximar-se ou dominar uma área do conhecimento. Mas este objetivo só pode ser atingido por meio de algum procedimento, isto é, diferentes técnicas e/ou maneiras de fazer que permitem o aprendizado do conteúdo.
Estes procedimentos podem ser ações concretas que o aprendiz realiza, mas são também e principalmente formas de pensar tanto o conteúdo como também as maneiras de apropriar-se dele. Há determinados procedimentos que podem ser considerados mais gerais, servindo para qualquer conteúdo. Mas há também aqueles mais específicos, aplicáveis apenas a determinados assuntos. No nosso caso Cálculo!
Levar cada aluno a discutir e a pensar sobre como faz as coisas, sobre como aprende.
Várias pesquisas afirmam que você pode melhorar seu aprendizado, reconhecendo o que a definição de Metacognição prega.
Porém em grande parte das pesquisas divulgadas no meio acadêmico, contam apenas que você precisa ser metacognitivo, aqui defenderemos que somente este lado da moeda não o torna capaz de transformar isso em conhecimento.
Aluno metacognitivo estuda, tem rotina, hábitos e foco que o levam para a criação de estratégias que o impulsionam a aprender e sempre aprender mais e melhor. No link tem-se uma proposta de uma escola sobre a Metacognição e sua proposta pedagógica de uso desta estrategia psicoeducacional na melhoria do rendimento dos alunos.
A Metacognição aparece como o segundo elemento que menos custo representa para sua implantação numa escola, mas o sucesso deste empreendimento se concentra no aluno. Para este ser metacognitivo deve existir por parte da unidade de ensino, seja ela de ensino básico ou superior a criação de ambientes motivacionais. O ambiente educacional, seus professores e outros atores devem propiciar estes ambientes e tornar o conhecimento significativo para o estudante.
Estes pesquisadores acreditam, que para tornar o ensino significativo, o ambiente que envolve o estudante deve ser rico de proposições e desafios que movam o aprendente à autonomia assistida, função primordial a ser cumprida pelo professor.
Você aluno, ao desejar se tornar metacognitivo pode e deve treinar este ato psicológico, ser critico do pensar e do próprio pensamento e uma via de mão única que os leva ao ponto crucial do amadurecimento metacognitivo. Como é sempre bom; ter bons hábitos, este link diz um pouco como se começa a prática da Metacognição: https://youtu.be/U5GVeiJMPaw
Nossa ajuda no caminho é tratar de sua evolução na aprendizagem de Matemática, em especifico Cálculo. Poderemos encontrar pedras e iremos removê-las do caminho, cairemos e levantaremos, tiraremos nota baixa, mas aprenderemos que mesmo assim o conhecimento desta lição pode e será modelado.
O trabalho que todo aprendente realiza sempre começa com a recorrência de observação, associação e expressão que faz parte de qualquer método científico, ajudando o aluno no conhecimento profundo e rigoroso dos fatos e serem estudados. Em todo o processo, a partir da visão global perceptiva, do trabalho sistemático de análise e da síntese subsequente, os alunos adquirem uma série de instrumentos conceituais e metodológicos, bem como estratégias de pensamento e aprendizagem, desenvolvendo sua criatividade e seu senso crítico. Ou seja, todo um conjunto de competências relacionadas com o aprender a aprender.
É possível encontrar uma série de testes que nos orientam quanto ao nosso nível de compreensão acerca de nossos processos metacognitivos e estilos de aprendizagem. Dentro deste contexto será usado o MAI - Metacognitive Awareness Inventory para saber como classificar esta característica do aluno que estuda Cálculo.
Nos botões ao lado do texto você encontrará mais informações para a construção do seu aprendizado metacognitivo.