Introdução à estatística
Apresentação dos dados
Distribuição de frequência
Medidas de posição
Medidas de dispersão
Medidas de assimetria e medidas de curtose
Cálculo de probabilidades
Distribuição binomial de probabilidades
Estimação e intervalo de confiança
Teste de hipóteses
Correlação e regressão
Correlação e regressão linear múltipla
Software R para aplicação em Estatística
Introdução à estatística
É extremamente difícil definir Estatística. O numero de definições que se encontra é extremamente grande, tendo em vista que o domínio é amplo e atinge todas as área de conhecimento criadas pelo homem.
Aqui vamos adotar a definição elaborada por Toledo e Ovalle (1995): "Estatística é uma metodologia desenvolvida para coleta, a classificação, a apresentação, a analise e a interpretação de dados quantitativos e a utilização desses dados para a tomada de decisão".
Devemos observar que esses dados se referem a fenômenos de massa ou coletivos e das relações que existem entre eles. Importante também ressaltar que os dados, após analisados, devem ser interpretados, uma vez que as estatísticas 'mentem' apenas quando estão erradas ou, no mínimo, estão sendo mal interpretadas.
A natureza dos métodos estatísticos
Métodos estatísticos são métodos de se tratar dados numéricos. Esses métodos se referem a dados obtidos através de observações que se destinam a permitir que estatísticos cheguem a conclusões sobre o que está sendo observado. Diante dessa formulação precisamos conhecer algumas definições básicas da estatística:
População é o conjunto de elementos que desejamos observar para obter determinada informação.
Amostra é o subconjunto retirado da população que se está observando, para obter determinada informação.
Estatística descritiva e Estatística indutiva
A Estatística descritiva tem por objetivo descrever e analisar determinada população, sem pretender tirar conclusões de caráter mais genêrico. É a parte da Estatística referente à coleta e à tabulação dos dados coletados na pesquisa.
Inferência estatística é o fato de se admitir que os resultados obtidos na analise dos dados de uma amostra são validos para toda a população da qual aquela foi retirada. Consiste em obter e generalizar conclusões.
Fases do método estatístico - estatística descritiva
As principais fases são:
a) definição do problema;
b) delimitação do problema;
c) planejamento para obtenção dos dados;
d) coleta dos dados;
e) apuração dos dados;
f) apresentação dos dados;
g) análise dos dados;
h) interpretação dos dados.
2 Apresentação dos dados
Tabulação
Dados brutos, rol e frequência, termos que constantemente encontramos em nossas pesquisas com dados. Estes termos são definidos como:
Dados brutos é a relação dos resultados obtidos em uma pesquisa e que foram transcritos aleatoriamente, ou seja, fora de ordem numérica;
Rol é a relação dos resultados obtidos de uma pesquisa e que foram organizados em ordem numérica crescente ou decrescente;
Frequência é o numero de vezes que um dados acontece durante uma pesquisa.
Tabelas
Em estatística toda tabela é formada por:
a) cabeçalho;
b) corpo;
c) rodapé.
Distribuição de frequências