Para a execução dos projetos de Educação Empreendedora aos estudantes da rede municipal, a Secretaria Municipal de Educação conta com a parceria do SEBRAE.
Visando a ampliação e a continuidade do Projeto Atitude Cidadã, que tem como premissa a Educação Financeira, no ano de 2019, o Sebrae, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação desenvolveu um programa que leva a consciência empreendedora aos estudantes do Ensino Fundamental da rede municipal.
O Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP) tem por objetivo disseminar a cultura empreendedora e incentivar a prática do empreendedorismo e o protagonismo dos estudantes, favorecendo o desenvolvimento de atributos e atitudes necessários para a gestão da própria vida.
Partindo do princípio que toda educação é empreendedora e somos formadores de agentes de mudanças positivas na sociedade, os alunos podem empreender de forma a colaborar com o futuro de cada um enquanto cidadãos. Então, já em sala de aula, conforme adesão dos professores, cada ano/série trabalhou com uma temática, dentre elas:
1º ano do Ensino Fundamental: O mundo das ervas aromáticas
2º ano do Ensino Fundamental: Temperos naturais
3º ano do Ensino Fundamental: Oficina de brinquedos ecológicos
4º ano do Ensino Fundamental: Locadora de produtos
5º ano do Ensino Fundamental: Sabores de cores
6º ano do Ensino Fundamental: Ecopapelaria
7º ano do Ensino Fundamental: Artesanato sustentável
8º ano do Ensino Fundamental: Empreendedorismo social
9º ano do Ensino Fundamental: Novas ideias, grandes negócios
Participaram em 2019, 14 escolas e 1 CAI, 25 professores, 3 supervisores (Seduc), 24 turmas, totalizando 450 alunos. Para a culminância do projeto, ocorreram 13 feiras do empreendedorismo, durante os meses de outubro a dezembro, onde as turmas apresentaram seus projetos e/ou produtos de acordo com o tema específico, tendo os professores como mediadores e facilitadores e a supervisão do Sebrae e da Seduc em todo o processo.
Concluímos que o Projeto do JEPP 2019 foi um grande sucesso, pois se percebeu o interesse dos alunos nos trabalhos desenvolvidos e a expectativa de sua continuidade em 2020.