As propostas complementares, ou seja, os projetos surgem das necessidades de se ampliar tempos, espaços e oportunidades educativas para os estudantes. Estas propostas são integradas ao currículo escolar, oportunizam a aprendizagem e visam a ampliar a formação e desenvolvimento do estudante para a vida.

Neste sentido, a Secretaria Municipal de Educação oferta vários projetos para o desenvolvimento integral de vida e para a preparação profissional aos estudantes.


Atualmente estão em execução os seguintes projetos:


  • Atitude Cidadã - Projeto que visa fomentar nos estudantes da rede municipal a Educação Empreendedora, a Educação Financeira, a Educação Fiscal e a Educação dos Direitos e Deveres do Consumidor.


  • Educação, Tecnologia & Inovação - Projeto que tem por objetivo ofertar formação continuada aos professores e estimular a aprendizagem de novos saberes aos estudantes da educação básica. É executado no Centro de Formação que recebeu significativos investimentos no ano de 2019 tendo sido reestruturado e contando atualmente com salas para treinamentos, humanoide, kits de robótica educacional (Arduíno) e de programação (Micro:bit), impressora 3D, projetores multimídia, televisores, computadores, notebooks, mesas digitais (Playtables) e conjuntos pedagógicos infantis.


  • Crescer - Atendimento aos estudantes da rede com dificuldades de aprendizagem e que necessitam de atendimento educacional especializado.


  • Com-Vida - Projeto que visa potencializar as ações de educação ambiental nas escolas da rede municipal, por meio da criação e manutenção de um espaço democrático e participativo que congregue toda a comunidade escolar e fomente iniciativas voltadas para a sustentabilidade socioambiental e à melhoria da qualidade de vida na escola e sua comunidade, assim como o diálogo sobre temas socioambientais contemporâneos.


  • Círculos de Construção de Paz - Projeto que representa uma das metodologias mais difundidas dentre as práticas da Justiça Restaurativa. Utiliza estrutura de diálogo aplicada à resolução de conflitos. Em execução nas escolas da rede pela equipe de docentes que foram capacitados para aplicação deste método.