O projeto Atitude Cidadã, iniciado no ano de 2016, tem como objetivo principal sensibilizar a comunidade escolar quanto à Educação Empreendedora, Fiscal, Financeira, e dos Direitos e Deveres do Consumidor, formando cidadãos conscientes.


Histórico do projeto Atitude Cidadã em Farroupilha


  • 2016 - Início do projeto por meio de atividades vinculadas ao Projeto da Rede Humanizar.

  • 2017 - Realização de palestras e reuniões de apoio nas escolas. Os focos da prática educacional foram trabalhados de forma interdisciplinar nas salas de aula e através de projetos. Criação de blog e redes sociais do projeto.

  • 2018 - CPM(s) do Município de Farroupilha deteve aproximadamente 60% da verbas destinadas do programa Nota Fiscal Gaúcha, além de manter-se como líder no ranking estadual de CPM(s) de escolas estaduais cadastradas, com 20 escolas habilitadas. Neste ano, houve cerca de R$ 60.000,00 de retorno financeiro às escolas do município.

  • 2019 - Neste ano, o Projeto Atitude Cidadã, por meio de escolas municipais parceiras, deu continuidade ao processo de disseminação da educação fiscal em sala de aula. Os professores utilizaram como referência, os materiais disponíveis fisicamente e os arquivos digitais disponibilizados pelo Grupo de Educação Fiscal do Rio Grande do Sul - GEFE/RS, além de criar o processo de ensino via gamificação, onde foram desenvolvidas atividades simulando situações reais de compra com nota fiscal. O controle e manutenção das estatísticas demonstrou o empenho das escolas em ensinar e agregar mais seguidores em prol da cultura da solicitação da nota fiscal com CPF.

Conheça mais sobre a implantação deste projeto na rede municipal de ensino