Reiki

Prática oriental que transmite energia através da imposição das mãos. Surgiu no Japão com o professor Mikao Usui, em 1922. O primeiro seminário de Reiki aqui no Brasil aconteceu sessenta anos depois, em 1982. Porém, somente em jan/2007 passou a ser oficialmente reconhecida no país. É uma técnica de transmissão de energia pelas mãos, reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e que já faz parte das práticas integrativas e complementares em saúde pública do SUS.

Existe muita informação equivocada quanto ao Reiki. Não se trata de algo mediúnico, místico ou esotérico. Não há nenhuma conotação religiosa. Reiki não conflita com religião alguma, a não ser pela desinformação de algumas pessoas. Trata-se de uma técnica que atua no nosso campo vibracional.

É um meio de reposição de energia vital do ser humano. Quando gastamos mais energia do que recuperamos, há uma forte tendência ao desiquilíbrio (cansaço, mau humor, desmotivação ou irritabilidade), meio propício para o surgimento de doenças.

ALERTA: Cuidado com os suspeitos cursos de Reiki online. Não existe iniciação de qualquer prática oriental à distância. Para quem não sabe, todas as iniciações japonesas são presenciais. É uma tradição deles. Se pergunte: que tipo de Mestre seria capaz de desonrar uma tradição de mais de cinco mil anos?

Abaixo, um vídeo de 13 minutos sobre o Reiki, no Globo Repórter (2015).