{ Ansiedade sob controle }

O coração bate mais rápido, em alguns casos a pressão arterial aumenta, a respiração se acelera e é menos profunda. Fica tenso e chega a perceber suor na pele, mas não sente o aumento no fluxo de certos hormônios, como adrenalina e cortisol, liberados pelo cérebro para enfrentamento de uma situação ameaçadora. Esse é o quadro da ansiedade e do estresse. Parece fácil falar, mas você precisa relaxar... precisa de ajuda para jogar fora coisas que estão te incomodando e que você, muitas vezes, nem faz ideia. Pensar demais também faz mal.

Excesso de pensamentos e/ou pensamentos desordenados, medo do futuro ou algum tipo de insegurança, dúvidas em relação a vida... Não se sinta impotente e muito menos culpado diante de situações assim. É normal e é algo que não escolhe cor, idade, religião, grau de escolaridade, posição social ou situação financeira. Pode acontecer com qualquer um de nós. Já aconteceu comigo, inclusive.

Pode acontecer algo que não esteja previsto, que não esperávamos e que não está sob nosso controle. E é exatamente essa a palavra-chave que precisamos aprender: Controle.

É fundamental que você entenda que se perder o controle, já era. Imagine-se perdendo o controle do volante do automóvel, ou dos freios de uma moto ou bicicleta. Na maioria das vezes não é fácil eliminar o agente causador, mas a saída mais próxima ao nosso alcance é tentar obter um mínimo de controle, nem que seja o da respiração.

Se não houver uma situação real de ameaça, os altos níveis desses hormônios poderão te causar ainda mais ansiedade e isso se torna um ciclo vicioso, pois quanto maior essa ansiedade, mais hormônios serão liberados.

"Vivemos numa sociedade urgente, rápida e ansiosa. Nunca as pessoas tiveram uma mente tão agitada e estressada. Paciência e tolerância a contrariedades estão se tornando artigos de luxo." Estas são palavras do médico psiquiatra, escritor e palestrante Augusto Cury.

A ansiedade, quando não tratada a tempo, desencadeia a síndrome do pânico, dentre outras, afetando um número absurdamente grande de pessoas no mundo.

Precisamos aprender a gerenciar minimamente nossos pensamentos e emoções, conhecendo o básico das estruturas intrapsíquicas, que moldam tudo aquilo que somos, pensamos e fazemos.

De todas as técnicas aprendidas, reuni as melhores e mais efetivas em um Programa de Auto-gerenciamento da Ansiedade, adaptável à necessidade do paciente, porque originalmente nenhuma ansiedade é igual a outra.

VOCÊ PODE voltar a ter o controle da sua vida e se empenhar para SER FELIZ.