Programação Neurolinguística (PNL)

PNL é mais que apenas uma coletânea de técnicas. É a influência da linguagem sobre nossas mentes e nossos comportamentos, como usamos essa linguagem e como ela nos afeta. "É o estudo sistêmico da comunicação humana", disse Alix Von Uhde. É também uma forma de planejar o nosso pensar e sequenciar nossas ações para alcançarmos metas.

A PNL estuda como realmente pensamos sobre nossos valores e crenças, como criamos nossos estados emocionais e como construímos nosso mundo interno a partir de nossas experiências. Definir é mais trabalhoso do que colocá-la em prática. Talvez daí venha a resistência do meio acadêmico mais conservador que a trata como "pseudociência", também desacreditada por muitos cientistas, limitados em suas formas de pensar. Como psicanalista, não os culpo. Muitas mentes são orientadas desde a infância a "ver para acreditar", e não o oposto, "acreditar para ir além", portanto, com absoluta tranquilidade e com base em tudo que estudei e continuo estudando, respaldado por todos os atendimentos já realizados com o uso dessa ferramenta, eu posso afirmar: PNL funciona quando bem aplicada, e é exatamente isso que praticamos aqui. Programação Neurolinguística com responsabilidade, conhecimento e experiência. Por isso, a definição que eu mais gosto é a de Robert Dilts, que disse, de uma forma bastante irreverente: "PNL é qualquer coisa que funcione."

Partindo da premissa que quase todos os cérebros são iguais e o que diferencia uns dos outros é a quantidade e a qualidade das informações armazenadas, todos nós temos condições de executar as mesmas tarefas, indiferente de um ser cientista e o outro um varredor de calçadas. Salvo alguma patologia, ambos tem o mesmo potencial do ponto de vista cerebral/mental.

Comparamos o cérebro com o hardware do computador, que é a parte física, os componentes eletrônicos que o formam e a mente, que é a parte não física, com o software, que são os programas instalados. De nada adiantará você ter um computador em perfeitas condições e instalar nele somente programas piratas ou sem utilidade alguma. Nesse caso, seu computador não terá um desempenho satisfatório para atingir todo o potencial que você espera ou deseja.

No entanto, se você instalar nele apenas programas bons e úteis, verá enorme diferença ao usá-lo. Nossa mente é assim. Quando bem programada, funciona de acordo com a nossa vontade, alinhada com tudo aquilo que queremos para nossas vidas. Alguns chamam isso de foco, outros de persistência. Porém, o que a maioria das pessoas não sabe é que esse foco ou persistência nada mais é que uma reprogramação forçada e que nem sempre funciona como deveria, trazendo muito cansaço mental (estresse) e frustração quando não executada ou concluída com êxito.

A Programação Neurolinguística (PNL) pode ajudar qualquer pessoa a alcançar mudanças de forma relativamente rápida em quase todas as áreas da vida, desde que a pessoa se disponha a isso. Aqui não basta querer. Precisa haver um empenho real no sentido de se ajudar. E embora pareça mentira, há pessoas que não querem se ajudar e se autossabotam, e os motivos para que isso ocorra são muitos, acredite. Porém, uma vez conhecendo esses mecanismos intrapsíquicos, as coisas começarão a fazer mais sentido.

A oportunidade de INICIAR MUDANÇAS na sua realidade, transformando-a em algo melhor está sendo oferecida a você agora.