Dúvidas frequentes


AVISO IMPORTANTE

Este site compartilha conhecimento geral relacionado com a saúde mental e emocional, porém NÃO sugere e nem aconselha substituição ou desacompanhamento de outros profissionais, tais como psiquiatras e/ou psicólogos, bem como a substituição ou interrupção de qualquer tipo de tratamento ou medicação.

Afinal, o que é saúde?

A Organização Mundial da Saúde (OMS) define Saúde como "um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de doenças". A saúde da pessoa depende desses três pilares fundamentais. Basta que apenas um deles seja afetado para que surjam desconfortos ou até mesmo o aparecimento de alguma doença.

O que é Saúde Mental?

É um estado de bem-estar social no qual o indivíduo está ciente de suas próprias habilidades, pode enfrentar as tensões normais da vida, pode trabalhar de forma produtiva e proveitosa e é capaz de contribuir com a comunidade" (Organização Mundial da Saúde - OMS).

Psiquiatria, Psicanálise, Neuro-psicanálise, Psicologia e Terapia

PSIQUIATRIA é uma especialidade médica dedicada ao diagnóstico e tratamento dos transtornos mentais. É fundamental esclarecer que somente o profissional da saúde formado em Medicina pode prescrever medicamentos. 

PSICANÁLISE é a área de investigação da psique humana, do entendimento sobre a vivência e o comportamento do homem enquanto sujeito do inconsciente. Sob seus domínios estão diversos tipos de tratamentos de saúde clínica.

Um dos maiores objetivos da Psicanálise é criar um vínculo entre psicanalista e paciente, a fim de compreender os processos reprimidos pelo subconsciente, que geram sintomas como a angústia ou a ansiedade. Foi criada e desenvolvida pelo médico neurologista austríaco Sigmund Freud no século XIX, quando ainda trabalhava no Hospital Geral de Viena, em 1881.

NEURO-PSICANÁLISE é uma área muito nova de investigação e estudos focados na reavaliação das hipóteses propostas pelo modelo psicanalítico diante dos recentes descobertas das neurociências. Defino como um importante passo, um "up-grade" da psicanálise.

PSICOLOGIA é a área da ciência que estuda a mente e o comportamento humano e as suas interações com o ambiente físico e social. Seu objetivo é diagnosticar, compreender, explicar e orientar mudanças de comportamentos humanos.

PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES - Terapeuta é o profissional que faz uso de técnicas alternativas e holísticas, hoje denominadas Terapias Integrativas ou Práticas Integrativas e Complementares em Saúde, tais como: Acupuntura, Apiterapia, Aromaterapia, Arteterapia, Ayurveda, Biodança, Bioenergética, Constelação Familiar, Fitoterapia, Hipnoterapia, Homeopatia, Meditação, Naturopatia, Osteopatia, Quiropraxia, Reflexologia, Reiki, Shantala, Terapia de Florais, Yoga, entre outras. 

Ainda há muita desinformação quando se fala de saúde mental. A maioria das pessoas desconhece os benefícios que um processo psicoterápico pode proporcionar a uma pessoa que enfrenta transtornos, está passando por uma situação de sofrimento emocional ou simplesmente necessita desenvolver melhor suas capacidades e aptidões.

A saúde mental é tão importante quanto a saúde física, precisando ser cuidada e compreendida. O sofrimento psíquico e emocional provoca uma série de sintomas que podem, também, manifestarem-se de forma física, dependendo da gravidade do problema que a pessoa enfrenta.

E já que o assunto é dúvidas, uma das mais comuns que aparecem no consultório é sobre quando a pessoa irá parar a terapia. Muitas, inclusive, já começam o processo querendo saber a data do seu término. Antes de qualquer coisa, devemos entender o que é a TERAPIA.

De uma maneira simples, podemos entender a terapia como um DIÁLOGO. Não pense que é um simples bate-papo recheado de orientações e conselhos do tipo autoajuda. Pelo contrário, trata-se de uma conversa alicerçada no conhecimento que conduz o paciente a um estado emocional e psíquico mais favorável naquele momento, para então começar a eliminar suas queixas e sintomas. A etapa seguinte, para alguns a mais difícil, é a do autoconhecimento. Começar a buscar seus próprios caminhos, reconhecendo suas limitações, sem interferência das posições, pressões e preferências externas.

algumas dúvidas:

Não sei o que fazer... Mesmo não sabendo, busque orientação para saber qual rumo tomar.

Não sei bem o que falar... Não se preocupe. Agende uma consulta e as coisas fluirão normalmente.

Vou em psiquiatra e tomo medicamentos. Posso fazer terapia? Sim, não há conflito algum.

Já fui em psicólogo. É a mesma coisa? Não, é uma abordagem diferente.

Se fizer uma regressão, vou lembrar do que vi? Sim, você fica consciente o tempo inteiro.

O que fazer se a terapia não funciona? É importante compreender que a terapia não é um processo mágico e instantâneo. O trabalho desenvolvido pelo profissional e pelo paciente dentro do consultório precisa de tempo para florescer, especialmente em casos de transtornos graves. Porém, há um fator que pode colocar em cheque todo o rendimento da terapia, que é a falta de conexão entre ambos. Por isso, se você não está satisfeito com o terapeuta que te acompanha, não tenha receio de buscar outro profissional.

Se preferir, me envie a sua dúvida por mensagem