A eficácia das trocas parciais (semanais, quinzenais, mensais) para manter os níveis de cálcio e reserva alcalina adequados e dos nutrientes (nitrato e fosfato) controlados é uma questão frequente de discussões.
A resposta para essa questão não é única nem direta. São inúmeras as variáveis que devem ser consideradas para se chegar a uma resposta válida para uma dado cenário. Em alguns casos as trocas parciais podem ajudar. Em outros, atrapalhar bastante.
Para ajudar a entender o que acontece ao fazer trocas parciais, simulando diferentes cenários, elaborei uma planilha que avalia o equilíbro do cálcio e da RA e dos nutrientes fosfato e nitrato em função do volume, da frequência das trocas, da taxa de consumo de cálcio e RA, da taxa de acúmulo de nutrientes e das características químicas da água utilizada na troca.
Utilizando esta planilha você poderá simular para o seu caso qual será a rotina de trocas parciais mais eficiente.
Para utilizá-la, primeiro faça uma cópia da planilha para seu computador - link para download.
Passo 1: Preencha os parâmetros referentes ao volume real de água do aquário e dos níveis de cálcio (em ppm), RA (em dKH), fosfato e nitrato (em ppm) medidos na água do aquário.
Passo 2: informe a quantidade semanal de consumo de cálcio e reserva alcalina no aquário.
Passo 3: informe a quantidade de fosfato e nitrato que se acumula semanalmente na água do aquário.
Passo 4: informe as porcentagens referente ao volume de troca parcial semanal, quinzenal e mensal que deseja simular os resultados.
Devem ser, também, informardos os níveis de cálcio e reserva alcalina medidos na água que será utilizada na troca parcial, considerando que ela estará livre de nitrato e fosfato.
Uma vez informados os valores, a planilha automaticamente simulará o que acontecerá com os niveis de calcio, reserva alcalina e nutrientes com um código de cores representativo do comportamento do equilíbrio entre Ca e Ra e entre nitrato e fosfato, esta última baseada na razão de Redfield.
Abaixo está uma imagem da planilha com dados genéricos simulados. Na tabela do lado esquerdo são mostrados os resultados para as trocas parciais mensais. Na do meio para as trocas quinzenais e na da direita, para trocas semanais. Os valores são calculados com base nos dados de volume e parâmetros químicos informados.
Na coluna equilíbrio Ca x RA quanto mais próximo o valor estiver de 360 a cor será verde, indicando que os parâmetros estão equilibrados. Se a cor for caminhando para o azul, indica que os níveis de RA estão aumentados em relação ao do cálcio e se for em direção a cor laranja, indica o contrário, que os níveis de cálcio estão aumentando em relação a reserva alcalina. Sempre que a cor dessa coluna se afastar do verde deve se estar atento para fazer as correções necessárias, conforme indicado aqui.
A coluna razão de Redfield indica como está o equilíbrio entre nitrato e fosfato. Quanto mais próximo do valor 16, que representa o valor da razão de Redfield, a cor será verde claro. Se a cor for verde escuro indica uma situação em que a proporção dos nutrientes pode favorencer o aparecimento de algas verdes (excesso de nitrato). Se a cor for vermelha indica uma situação que pode favorecer o aparecimento de algas cianofíceas (nitrato limitante). A explicação sobre a validade da aplicação da proporção de Redfield será abordado em um artigo futuro deste site.