Reposição de Cálcio, Magnésio e Reserva Alcalina - Método Baling

Formulação para aquários com alto consumo de magnésio

aviso: a PORTARIA Nº 240, DE 12 DE MARÇO DE 2019 da Polícia Federal controla a venda de alguns reagentes, sendo a compra permitida apenas para portadores de licença específica

Etapa 1 - Procedimentos de Preparo das Soluções de Reposição

Garrafa 1 (2L)

(Reposição de Magnésio)

Observações:

Garrafa 2 (2L)

(Reposição de Cálcio)

Observações:

Garrafa 3 (2L)

(reserva alcalina, potássio e outros íons principais)

Observações:

Etapa 2 - Cálculo dos volumes necessários para reposição diária

(usar  esse procedimento apenas quando os níveis de Cálcio, Magnésio e Reserva Alcalina estiverem equilibrados)

O procedimento para reequilibrar os níveis está descrito aqui. 

1o Passo: Estimar o consumo diário de cálcio, magnésio e RA. Meça os parâmetros com um intervalo de 5 dias entre as medidas. A diferença entre os resultados delas será o que foi consumido nesses 5 dias. Basta dividir esse valor por 5 para determinar o consumo diário. Caso não observe uma diferença significativa entre os valores medidos nesse intervalo, aumente o período entre as medidas. De preferência por fazer os cálculos usando os resultados do teste de reserva alcalina, pois eles costumam ser mais acurados que os de cálcio ou de magnésio.

2o Passo: Use a planilha abaixo para fazer os cálculos dos volumes a serem dosados. No cálculo você vai precisar do volume real de água do seu aquário. 

Clique aqui fazer o download da planilha de cálculo. 

O quê esta receita de Balling tem de diferente das outras?


- O método original descrito pela Tropic Marin não leva em conta a reposição de Magnésio em separado. Nele, também são usados 3 frascos, sendo o primeiro para reposição de Ca, o segundo para a reposição de RA e o terceiro com o restante dos sais para diminuir o desequilíbrio iônico, incluindo o magnésio.


- tem na composição sais que diminuem um pouco do desequilíbrio iônico causado pelo uso contínuo e de longo prazo de fórmulas que contém apenas sais à base de cloreto. (para saber mais sobre o que é o desequilíbrio iônico clique aqui)


Essa formulação pode ser melhorada?


Sim, há vários outros sais complementares que podem ser adicionados para incrementá-la. Entretanto, isso traria complicações para o preparo caseiro, tornando-as muito complexas para serem feitas fora de um laboratório químico.


Ela pode ser mais concentrada?


É possível, mudando alguns reagentes, mas isso poderá trazer problemas de precipitação dos sais nas garrafas em dias mais frios, impedindo que sejam dosadas na concentração correta.