Reposição Cálcio, Magnésio e Reserva Alcalina

A reposição do Cálcio (Ca2+), Magnésio (Mg2+) e da RA (na forma de bicarbonato - HCO3-), que são consumidos da coluna d´água por precipitação abiótica e pela incorporação aos tecidos de algas e corais, pode ser feita de diferentes maneiras e métodos. A escolha do método a ser utilizado deve ser avaliada pelo aquarista com base em critérios como: se o método escolhido é capaz de suprir a quantidade consumida diariamente no aquário, custo mensal do método escolhido e a praticidade desejada na sua utilização. O primeiro critério é o único que é técnico, os outros são escolhas pessoais.

Espera-se que o consumo de cálcio e reserva alcalina ocorra em proporções equilibradas, quando este é unicamente devido à incorporação desses elementos no esqueleto calcário de corais, algas, entre outros organismos. Nesse processo, conhecido como biomineralização, para cada 20 ppm de Ca que são consumidos, 1 mEq (2,8 dKH) de RA é consumida. 

O consumo de Mg é mais irregular, pois nem sempre está relacionado com a RA da mesma forma que o Ca. Outros processos químicos e bioquímicos que ocorrem no aquário podem consumir de forma não equilibrada, principalmente a RA, e, assim, alterar a proporção de equilíbrio desejada na coluna d'água, mas isso será assunto para outro artigo futuro.

Então, seja qual for o método escolhido para reposição do que foi consumido, o primeiro passo será sempre verificar se os níveis desses parâmetros na água do aquário estão equilibrados entre si como na água do mar natural, ou seja, respeitando as equações abaixo, as quais relacionam a concentração de cálcio ([Ca]) com a de RA ([RA]) e a de [Ca] com a de magnésio ([Mg]):

[Ca] = 20 x [RA] + 360

[Mg] = [Ca] x 3,1

Somente depois de efetuar essa verificação, e a correção necessária, é que os métodos de reposição devem ser utilizados para repor o que foi consumido diariamente. 

Então para verificar se a condição de equilíbrio está estabelecida, e fazer as possíveis correções necessárias, siga os procedimentos descritos a seguir:

Procedimento para verificação e correção do equilíbrio entre os níveis de Ca, Mg e RA

1 - Meça os níveis de Ca, Mg e RA na água do aquário utilizando testes específicos para cada um desses parâmetros.

2 - Com os resultados dos testes consulte o gráfico abaixo e encontre em qual região os níveis de Mg em relação a RA e de Ca em relação a RA se encontram . A região ideal do equilíbrio é a destacada em verde, na qual os níveis desses parâmetros estão próximos ao da água do mar natural que é: Mg2+  = 1300 ppm, Ca2+ = 410 ppm e RA = 2,5 mEq/L (7 dKH). 

Os eixos verticais do gráfico referem-se a RA em mEq (eixo esquerdo) e em dKH (eixo direito), o eixo horizontal inferior refere-se ao cálcio e o superior ao magnésio.

3 - Identificada a região do gráfico, caso esteja fora da região de equilíbrio, utilize o procedimento indicado para correção dos parâmetros da devida região que está descrito após o gráfico.

Nota: os corais tem seu metabolismo baseado em processos osmóticos e difusionais com o meio externo, portanto a correção dos níveis de cálcio, magnésio e reserva alcalina pelos procedimentos abaixo devem ser feitas lentamente para evitar desequilíbrios fisiológicos.

Não é recomendado adicionar mais do que 20 ppm de cálcio, 0,5 de RA e 30 ppm de magnésio em uma única dose. Caso seja necessário dosar uma quantidade maior do que esses valores indicado para ajustar os níveis, divida a quantidade a quantidade necessária em várias porções e adicione-as ao longo do dia com um intervalo de algumas horas.

Região I = RA alta, Ca e/ou Mg baixos 

Procedimento de correção: Pare de dosar o suplemento de RA. Com base nos valores medidos na água do aquário, utilize a planilha de cálculo abaixo para calcular a quantidade de cloreto de cálcio dihidratado (CaCl2.2H2O) ou de cloreto de magnésio hexahidratado (MgCl2.6H2O) a ser adicionada ao aquário para restabelecer os níveis de Ca2+ em 410 ppm e/ou de Mg2+ em 1300 ppm. Talvez seja necessário repetir esse procedimento algumas outras vezes até que o equilíbrio seja atingido.


Região II = RA alta, Ca e/ou Mg adequado

Procedimento de correção: Pare de dosar suplementos de RA e continue com a reposição de Ca2+ e Mg2+ até atingir a região ideal de equilíbrio. Monitore o decaimento da RA fazendo testes periódicos para identificar o momento de reiniciar a reposição conjunta.


Região III = RA, Ca e/ou Mg altos

Procedimento de correção:  Pare com a suplementação e aguarde até que os níveis diminuam até atingir a região de equilíbrio. Monitore o decaimento fazendo testes periódicos para identificar o momento de reiniciar a reposição conjunta.


Região IV = RA adequada, Ca e/ou Mg baixos

Procedimento de correção: Com base nos valores medidos na água do aquário, use a planilha abaixo para calcular a quantidade de cloreto de cálcio dihidratado (CaCl2.2H2O) ou de cloreto de magnésio hexahidratado (MgCl2.6H2O) que deve ser adicionada ao aquário para restabelecer os níveis ideais de Ca2+ em 410 ppm e/ou de Mg2+ em 1300 ppm. 

Região V = RA adequada, Ca e/ou Mg altos

Procedimento de correção: Pare de dosar os suplementos de Ca2+ e/ou Mg2+ e continue apenas com a dosagem do suplemento de RA para reposição do consumo diário até atingir a região de equilíbrio. Monitore o decaimento do Ca e Mg fazendo testes periódicos para identificar o momento de reiniciar a reposição conjunta.


Região VI = RA, Ca e/ou Mg baixos

Procedimento de correção: Com base nos valores medidos na água do aquário, utilize a planilha abaixo para calcular a quantidade de cloreto de cálcio dihidratado (CaCl2.2H2O), de cloreto de magnésio hexahidratado (MgCl2.6H2O) e de bicarbonato de sódio (NaHCO3) a serem adicionadas ao aquário para restabelecer os níveis ideais de equilíbrio de Ca2+ em 410 ppm, Mg2+ em 1300 ppm e de RA em 2,5 mEq/L. 


Região VII = RA baixa e Ca e/ou Mg adequados

Procedimento de correção: Com base no valor da RA medida na água do aquário, utilize a planilha abaixo para calcular a quantidade de bicarbonato de sódio (NaHCO3) a ser adicionada para restabelecer a RA em 2,5 mEq/L.  


Região VIII = RA baixa, Ca e/ou Mg altos

Procedimento de correção: Pare de dosar suplementos de Mg2+ e Ca2+. Com base no valor de RA medida na água do aquário, utilize a planilha abaixo para calcular a quantidade de bicarbonato de sódio (NaHCO3) a ser adicionada para restabelecer a RA em 2,5 mEq/L. Monitore o decaimento do Ca e Mg fazendo testes periódicos para identificar o momento de reiniciar a reposição conjunta. Talvez seja necessário repetir o procedimento algumas vezes até atingir a região do equilíbrio.

Assim que os níveis estiverem na condição de equilíbrio utilize um método para repôr o que é consumido diariamente. Dê preferência por métodos que utilizem suplementação conjugada, como hidróxido de cálcio e o reator de cálcio. Abaixo estão descritos alguns métodos eficazes que podem ser preparados de maneira caseira.