Red Fox - 09/10/2020
Nesta quarta dia 7 a Sony publicou um vídeo onde apresentava o teardown do Playstation 5 por inteiro. Muito aguardado pelos fans, a empresa mostrou em detalhes toda a construção do novo console, desde a carcaça projetada para fluxo de ar até a placa-mãe e o sistema de troca de calor interno com metal líquido. Isso e muito mais você pode conferir no vídeo abaixo!
O poder oculto
A Sony finalmente mostrou o interior do PS5 junto com toda sua construção, desde detalhes pequenos de como posicionar a base deitada ou de pé, até todo seu sistema interno e componentes, uma ação muito bem vinda já que o console está a poucos meses do lançamento, mostrando para o público o que a empresa tem a oferecer. Mas também isso se trata de uma medida tardia uma vez que a Microsoft se prontificou em mostrar todo o interior do Series X e S em suas diversas propagandas desde o início, além de ter convidado diversas empresas e até criadores de conteúdo a desmontarem pessoalmente e remontarem todo o console, não escondendo nada dos fans.
Sem dúvida que o Xbox conseguiu chamar atenção por sua estrutura um tanto incomum, mas tendo desde o início se preocupado em esclarecer todas as duvidas que os fans tinham em relação ao novo console, desde seus componentes internos e estrutura de refrigeração por turbilhão de ar (ainda fico chocado e animado pra ver funcionando!) como também suas interfaces e funcionalidades. Enquanto isso o a Sony guardou muitos segredos em relação ao PS5, revelando o console aos poucos, e isso demonstra exatamente como cada empresa enxerga seus próprios produtos
A velha briga: Xbox vs Play
No passado a Microsoft errou com o XONE, desde os preços até em seu conteúdo (como você pode ler mais sobre aqui!), mas o que eles querem agora com o XSX e XSS é mostrar que conseguiram corrigir todos os problemas da geração passada. A falta de mais jogos Triple A com a compra de diversos estúdios (Bethesda por exemplo!), os altos preços de lançamento com a vinda do Xbox Series S a 299 dólares, e problemas com refrigeração e potência de hardware com novos componentes muito poderosos e bem projetados. Além disso a vinda da XCloud, integração com Windows 10 e compatibilidade total entre jogos e equipamentos periféricos dão aos novos Xbox muita vantagem sobre o Playstation.
E enquanto o console do Bill Gates parece ter aprendido com suas perdas e estar tentando atacar para todos os lados, a gigante japonesa parece estagnada a oferecer o de sempre em seu novo console: jogos bonitos e de alto orçamento, cobrando caro e oferecendo nada muito além de um videogame. Portanto a estratégia principal da Sony não foi atacar diretamente o Xbox pois sabiam que não tinham tantos recursos para rebater, e preferiram manter diversos segredos do console para levantar interesse e curiosidade dos fans, chamando atenção redobrada para o PS5.
Retrocompatibilidade
Ainda essa semana a Sony revelou que todos os jogos de PS4 serão compatíveis com o PS5, com exceção de 10:
DWVR
Afro Samurai 2 Revenge of Kuma Volume One
Afro Samurai 2 Revenge of Kuma Volume One
TT Isle of Man — Ride on the Edge 2
Just Deal With It!
Shadow Complex Remastered
Robinson: The Journey
We Sing
Hitman Go: Definitive Edition
Shadwen
Joe's Diner
Uma notícia muito bem vinda, pois quem quer pular direto para a nova geração pode também desfrutar de jogos da geração passada nos novos consoles. Porém novamente a Microsoft já tinha revelado desde início que os novos Xbox terão retrocompatibilidade completa, desde o Xbox One até o Xbox Original por meio da loja virtual, sistema já usado nos XONE.
PS5 vs Xbox chegando!
Venho dizendo isso a muito tempo, mas a Microsoft está muito melhor preparada para essa geração do que a Sony. Mas é cedo para definir qual dos dois consoles irá flopar, pois na minha opinião ambos estão incríveis! E caso esteja em dúvida sobre qual plataforma de jogos investir, dê uma olhada nas nossas dicas sobre AS MELHORES PLATAFORMAS DE JOGOS!