Red Fox - 09/09/2020
Ontem tivemos um anúncio surpresa da Microsoft. Depois de terem sido vazados algumas imagens e informações sobre um novo console da empresa, ela decidiu anunciar de vez o novo Xbox Series S, versão menor e mais acessível da nova geração de consoles.
Com os mesmos recursos de ray tracing e arquitetura herdada do seu irmão maior Series X, o Series S não possui leitor de mídia física. Em vez disso aposta em 512 GB de armazenamento interno com SSDs rápidos o bastante para os jogos não precisarem de telas de carregamento. Além disso o console promete trazer resolução nativa de 1440p e upscaling para 4K, com até 120 FPS. Por fim a Microsoft também já mostrou seu preço nos EUA, sendo 299 dólares americanos.
Playstation vs Xbox
No meio do ano a Sony mostrou o novo Playstation 5, console mais poderoso da marca, para inaugurar a nona geração de consoles. Mas o que muita gente se decepcionou (e eu conto nisso) foram os preços. Nada foi revelado ainda pela própria Sony, mas tivemos indícios de que o console pode chegar a $400 dólares em sua versão mais barata sem leitor de disco. E isso carrega consigo o peso de todo o esforço que a marca teve em trazer os recursos prometidos.
Em primeiro lugar é a potência extremamente alta do console, algo que já era de se esperar da nova geração. Mas isso traz a segunda questão: Velocidade de carregamento. Não adianta ter CPUs e GPUs poderosas e uma fonte de armazenamento lento, e nisso a Sony se adiantou oferecendo SSDs especiais substituindo os HDDs da geração passada. O grande problema é que esses tais SSDs são de alta velocidade, produzidos sob encomenda especificamente para o PS5, aumentando demais o preço de produção do console.
A última questão é seu tamanho! Mesmo que não pareça, o PS5 é o maior console de todos, e isso tem uma explicação: Refrigeração. A Sony sofre desde o PS2 com problemas de resfriamento dos componentes internos em jogos mais pesados, superaquecendo-os e estragando completamente o console. O PS5 traz com isso a solução de espaço interno, tendo mais espaço para um sistema de refrigeração melhorado, porém nada foi mostrado nesse quesito. A arquitetura interna do console continua um mistério, e ao meu ver ele parece ter componentes excessivamente caros, e é nisso que os novos Xbox trazem de genial.
O sucesso do Xbox 360 veio seguido do fracasso do Xbox One, e nisso a Microsoft aprendeu uma lição muito importante: focar seus esforços no preço. Na guerra entre PS3 e X360, ficou evidente que o console da Microsoft tinha a vantagem do menor preço, mesmo reduzindo a qualidade gráfica dos jogos, e com isso alcançou o sucesso de vendas daquela geração, como explicado melhor em nossa matéria sobre a XCloud aqui!
Mas agora a empresa dona do Windows traz o que me parece ser a aposta mais certeira de todas. A propaganda do XSX foi totalmente diferente do PS5, mostrando o que cada empresa mais valoriza em seus produtos. Enquanto o XSX têm retrocompatibilidade total com XONE, X360 e Original, o PS5 fica sem este quesito e tendo somente relançamentos de alguns jogos de PS4. O XSX possui diversas funções de interação social e mídia, trazendo até troca imediata entre jogos que rodam simultaneamente, provando a potência gigante do console, além de que a equipe de Xbox fez questão de desmontar o novo console por inteiro e mostrar toda arquitetura de funcionamento e resfriamento em turbilhão de ar. E enquanto isso o novo Playstation fica um eterno mistério em todos os quesitos técnicos.
A Microsoft fez uma aposta certeira mostrando tudo o que o console tem a oferecer, não deixando o jogador com dúvida do que irá receber de próxima geração. Mas ainda faltava uma questão: O preço. Phill Spencer, chefe da divisão Xbox, comentou que querem fazer frente direta com o PS5 na questão de preço, nem que seja trabalhando abaixo do custo de produção, o que já aconteceu com o primeiro Xbox para tentar alavancar as vendas.
Mas agora é diferente, pois a empresa mostrou o novo console XSS, que oferece tudo o que seu irmão maior tem, porém muito mais acessível. Pelo preço de um Nintendo Switch ou de um XONE S o jogador pode levar para casa um console de nova geração muito mais potente, o que a Sony não têm como competir. Os consoles da gigante japonesa possuem um alto valor agregado, muito por suas peças caras, enquanto os novos Xbox usam peças mais acessíveis como SSDs padrão mas com velocidades de transmissão aceleradas.
Quem vai flopar: Xbox ou Play?
Ainda é cedo para definir quem vai dominar a nova geração, mas sem dúvida a Microsoft está muito melhor preparada do que a Sony, oferecendo muito mais recursos por muito menos custo. E enquanto as duas empresas se preparam para oferecer os consoles no final do ano, nós jogadores esperamos ansiosos pelos dois Playstation 5 e Xbox Series S e X.