Red Fox - 07/09/2020
Além do banimento do Fortnite das lojas App Store e Play Store, essa semana também tivemos o banimento do PUBG Mobile na Índia. Diante um decreto do Ministério da Eletrônica e Tecnologia da Informação (MeitY) o governo baniu mais de 100 apps mobiles, incluindo PUBG, alegando proteger "a soberania e integridade da Índia".
Com isso muitos outros BRs se apressaram a tomar o lugar de destaque de PUBG, tendo até o anúncio de FAU-G por um astro de Bollywood, jogo ainda em desenvolvimento. Mas o que isso representa em relação ao mercado de jogos Battle Royale?
Já faz um tempo que o gênero ganha destaque no mundo dos jogos, seja em vídeos ou lives, os BRs têm seu público cativo. Quando foram portados para os dispositivos móveis, títulos já consagrados no PC foram os que se sobressaíram tais como PUBG e Fortnite. Claro que outros também levaram destaque, como caso de Free Fire, mas basicamente os dois jogos vindos do PC ganharam muita força dentro dos smartphones.
Mas com o tempo outros títulos assumiram seus lugares, como Apex Legends no PC e consoles, ou o próprio título da Garena nos mobiles, fazendo com que os antigos "reis da Twitch" fossem perdendo cada vez mais público. E a conclusão que chego vendo estes acontecimentos é que o gênero já foi extremamente explorado e diversificado, não fazendo mais tanto sucesso quanto antes.
E muitos outros jogos tentaram trazer mecânicas a mais para o gênero do que PUBG e Fortnite. Títulos como Ring of Elysium e Realm Royale copiam os respectivos sucessos, Apex Legends traz agilidade e mecânicas de parkour para o jogo, e o novo BR da Ubi Hyper Scape, anunciado no fim de agosto, adiciona verticalidade nas partidas. E dentre muitos outros títulos anunciados, nenhum traz muita inovação nas mecânicas básicas de cair em um mapa com outros jogadores e atirar nos demais até que o último sobreviva.
No final, o banimento de Fortnite das lojas junto com PUBG na Índia mostrou o surgimento de diversos outros jogos mobiles dispostos a assumir seus tronos. Mas o principal problema que nenhum foge é a inovação no gênero, tendo as mesmas mecânicas básicas em qualquer BR que se jogue.
E se você ficou preocupado com o banimento do PUBG nos smartphones, pode ficar tranquilo porque o jogo continua disponível aqui no Brasil. Além disso você pode conferir o PUBG Lite para PC com nossa análise aqui mesmo no 2PLAYERS!