Red Fox - 12/11/2021
O navegador Opera GX acabou de anunciar sua nova plataforma de jogos: o GXC! Nela é possível encontrar diversos jogos independentes que estão em fase de teste ou jogos indies completos lançados na plataforma. A iniciativa visa incentivar criadores e desenvolvedores independentes a publicarem seus jogos, oferecendo uma plataforma mais simples e descomplicada, além de não cobrar nada por isso. E como ficam a Steam e outras lojas de jogos nessa história?
Desde que a Steam domina o mercado de jogos no PC, diversas outras lojas surgiram no decorrer para tentar competir, muitas sem sucesso. Uma das que mais teve expressividade foi a Epic Store, tendo preços mais atrativos aos desenvolvedores por publicarem em sua loja, como também diversos jogos grátis para os usuários.
E nesses quesitos ela se destaca das outras por oferecer um ambiente melhor do que a Steam em relação a lançamentos de jogos indies, algo que já gerou processo entre as duas empresas. Estúdios independentes muitas vezes não possuem um cache alto para bancar uma grande publicidade de seus jogos, nem para lançá-los fisicamente ou muitas vezes nem para consoles, tendo que cair no ambiente dos PCs.
Com isso, publicar seus jogos na Steam é a melhor opção já que é a maior plataforma de jogos dos PCs e oferece a maior carteira de jogadores de todos. Mas nem tudo são flores pois a loja da Valve cobra bastante por publicar jogos nela, com 30% do valor da receita do jogo ficando para a plataforma. Nisso outras lojas oferecem valores muito mais agradáveis, como a Epic e a própria Microsoft, que cobram só 12% de taxas sobre os jogos, incentivando mais desenvolvedores indies a publicarem em suas plataformas.
Contudo a questão das lojas darem bastante importância a jogos indies é fruto dos últimos anos, uma crescente onda de desenvolvedoras e estúdios menores tendo bastante expressividade no mundo dos jogos. Títulos como Outer Wilds, Hollow Knight e Hellblade conseguiram muito sucesso dentre o público, tendo uma comunidade grande de fãs pelo mundo e muitas vezes impulsionando outras desenvolvedoras a lançarem seus títulos. Jogos fantásticos que proporcionam uma experiência, como Gris e ABZU, ou títulos difíceis que instigam a querer jogar mais, como Cuphead e Celeste (com um toquezinho brasileiro!), ou até Jogos simples feitos por uma pessoa, mas com uma proposta incrível como Undertale.
E junto a isso, uma grande comunidade de jogadores foi se criando, com muitos procurando cada vez mais jogos indies e até preferindo-os do que os Triple-As. Diversos fóruns e comunidades ativas hoje partilham de seus gostos por títulos indies que nunca estiveram tão na moda quanto agora! E até grandes estúdios já notaram essa nova demanda, incentivando e até lançando jogos no estilo indie, como nos casos de Ori da Microsoft e Unravel da EA, muito queridos pela comunidade.
O lançamento da GXC é só mais uma prova da indústria de jogos se modificando em prol das desenvolvedoras menores e seus jogos indies. Ela ainda está no começo e têm um longo caminho a seguir entre as outras lojas gigantes, mas ao que parece é um ambiente bastante amigável e que incentiva principalmente pequenos produtores de jogos. E se a Opera fazer um marketing bom em cima, além de bastante melhorias na plataforma e ajudar os desenvolvedores a crescerem, esperamos que no futuro a GXC esteja batendo de frente com outras lojas como Steam e Epic Store.
JOGOS DA EA GRÁTIS NA AMAZON? Essa é a promessa para o futuro!
Veja também SERÁ QUE TODOS OS JOGOS SERÃO GRATUITOS?