Red Fox - 05/11/2021
Essa semana a Netflix anunciou a Netflix Games, o serviço de jogos da gigante do streaming. A proposta é que os assinantes tenham acesso a jogos disponíveis gratuitamente na plataforma, como já acontece na Amazon Prime. Pode parecer algo pequeno em relação a outras assinaturas, mas o que realmente isso significa para a indústria dos games?
Com a popularização de serviços por assinatura nos últimos anos, tivemos acesso a muito conteúdo por uma parcela do nosso dinheiro. Com o tempo, os meios tradicionais de consumir tais conteúdos acabaram caindo no desuso. Streaming de músicas substituíram rádios e CDs, além de propriamente não precisar baixá-las no dispositivo. Streaming de filmes e séries afetaram muito os canais de TV, venda de DVDs e até mesmo os cinemas. Assinaturas mensais de games também se tornaram populares, como a PS+ oferecendo jogos todo mês, e o Game Pass com uma biblioteca imensa.
A Netflix revolucionou o mercado oferecendo streaming de filmes e séries para o mundo inteiro. Nisso outras seguiram seus passos, como a Amazon e a Disney. E no mundo dos games não foi muito diferente. A Microsoft criou o Game Pass, uma assinatura mensal onde é possível desfrutar de uma biblioteca gigantesca de jogos, seja no Xbox ou no PC. Outras empresas tentaram atacar de várias formas, seja copiando como a EA Play e a Ubisoft Plus, seja oferecendo jogos muito bons, como a PS+ e seus exclusivos, ou até oferecendo jogos totalmente gratuitos, como a Epic Games.
Mas uma assinatura chamou bastante atenção por se tratar de um conjunto de vantagens por um preço muito baixo: a Amazon Prime. Por menos de 10 reais por mês o usuário têm acesso a diversas vantagens, como frete grátis, filmes, séries e músicas. Mas também existe uma plataforma de jogos disponível para os assinantes, onde é possível resgatar vantagens em jogos e até mesmo games gratuitamente. Além disso, a Amazon planeja se lançar cada vez mais no mundo dos games com seus jogos exclusivos, como New World.
Vendo isso, a Netflix também se preparou com seu sistema próprio de jogos, oferecendo um serviço muito parecido com a rival.
Mas a questão principal é como esses serviços irão afetar a venda de jogos no futuro. O Game Pass já se mostrou gigantesco, seja no número de jogos no catalogo, ou pelo número de assinantes mensais que só cresce. Os jogos grátis da Epic Games também são um fenômeno entre os jogadores, toda semana tendo títulos de graça para quem tiver uma conta na plataforma.
Talvez em um futuro próximo não vamos ter mais jogos unitários disponíveis para compra, como na Steam e Origin, mas somente serviços de assinaturas em que o usuário têm acesso a diversos títulos, mas nunca possuindo de fato nenhum deles. E mais uma prova disso é a Netflix entrar nesse setor, alguém que já revolucionou o mercado tentando revolucionar de novo.
Seja como for, a Netflix Games está disponível aqui no Brasil para todos os assinantes da plataforma. Por enquanto ela conta com poucos títulos, como os jogos de Stranger Things, sem suporte a joystick e disponível somente para dispositivos móveis.