Programa de monitoria voluntária


Responsáveis: Espaço A3 e Professores do curso de Direito

Data de realização da atividade/ação:  Durante o semestre de 2023.2.

Descrição do projeto/atividade:  A monitoria voluntária da UNIVALE é definida como uma modalidade de ensino e aprendizagem com a finalidade de valorizar a participação de discentes que tenham se destacado em disciplinas/módulos, promovendo a integração deles em diferentes períodos dos cursos de graduação.  A atividade de monitoria oportuniza a participação dos diferentes estudantes em superação a todo e qualquer preconceito racial, estimulando a equidade mesmo em um ambiente universitário em que a diversidade se faz tão marcante.  Essa questão da proteção étnico-racial converge com aquela sobre educação e direitos humanos, pois ambos dialogam rumo à efetividade da cidadania. 

Objetivo(s) da ação ou atividade: O Programa de Monitoria Voluntária da UNIVALE tem como objetivos: I - despertar no(a) discente monitor(a) a vocação pela carreira docente; II - assegurar a cooperação do corpo discente com o corpo docente nas atividades de ensino; III - proporcionar apoio acadêmico necessário aos discentes com baixo desempenho e superação das dificuldades de aprendizagem. 

Alcance quantitativo:  A monitoria é aberta a todos os alunos que cumpram com os requisitos estabelecidos pelo edital.

Resultados alcançados: No final da monitoria voluntária, o(a) aluno(a) deve elaborar o relatório final das atividades realizadas e encaminhá-lo ao(à) professor(a) proponente para assiná-lo e entregá-lo impresso no Espaço A3 – Apoio ao Aluno.  Cabe ao(à) monitor(a) voluntário(a) encaminhar a ficha de avaliação e folha de ponto ao Espaço A3 – Apoio ao Aluno para fins de registro junto à Secretária Acadêmica, que emitirá o certificado. 

16ª edição do Balcão da Cidadania


Responsáveis: EAJ e coordenação do curso de Direito


Data de realização da atividade/ação:  26 de agosto de 2023


Descrição do projeto/atividade:  O Balcão da Cidadania é uma iniciativa do Curso de Direito que conta com importantes parceiros para a realização de atividades sociais, cuja execução ocorre, normalmente, uma vez no ano. Essa ação de extensão consiste na prestação de serviços gratuitos com o intuito de desenvolver práticas que proporcionam o contato do aluno com a comunidade em geral. Este projeto conta com a participação de diversos cursos da Univale, da comunidade local e de outras instituições. Além dos serviços prestados pelos cursos da UNIVALE, conta-se ainda com a parceria e o apoio do CEJUSC, com os acordos extrajudiciais; do Poder Judiciário com a Conversão de União Estável em casamento; dos cartórios, com a emissão de 2ª via da certidão de nascimento e casamento; dentre outros serviços, todos gratuitos. Para a formação de um profissional cidadão é imprescindível a sua interação na e com a comunidade. Na interação, ele se identifica culturalmente, se sensibiliza com os problemas reais e pode referenciar sua formação técnica e acadêmica pela realidade concreta. Reconhece-se que a extensão universitária se coloca além de uma atividade acadêmica, com uma concepção de Universidade cidadã, e neste contexto, o projeto Balcão da Cidadania tem como premissa básica trabalhar a interdisciplinaridade entre os conteúdos curriculares do curso. Além disso, torna-se uma oportunidade de integrar a teoria à prática por meio do contato com a realidade. 


Objetivo(s) da ação ou atividade: O Balcão da Cidadania tem por objetivo desenvolver no futuro profissional o exercício prático do Direito, atendendo, orientando e encaminhando a população por ele assistida; viabilizar conhecimento da realidade jurídico-social que necessitam de intervenção, promovendo sua convivência com os problemas das comunidades; proporcionar conhecimento dos direitos constitucionais à população atendida e incentivá-los a buscar a cidadania; além de proporcionar à comunidade, atendimento e orientação jurídica, de saúde, psicológica e pedagógica. 


Alcance quantitativo: Comunidade externa hipossuficiente de Governador Valadares 


Resultados alcançados: No dia do evento, os alunos do Curso de Direito participam ativamente, auxiliando em toda a logística e organização, prestando informações, orientando e tendo contato direto com a comunidade presente. 

Colóquio "corpos silenciados e naturalizados pelo espetáculo: uma análise sobre o caso Eloá"


Responsáveis: Professora Joana


Data de realização da atividade/ação: 7 de agosto de 2023


Descrição do projeto/atividade: O colóquio por ser atividade democrática nos permite agregar e compartilhar nossas compreensões sobre assuntos que deixam de ser apenas enigmas da vida real. A atividade aconteceu no Campus I da Universidade Vale do Rio Doce.

As narrativas trazem as histórias e as memórias daqueles que foram silenciados e a violência vivida por eles acaba sendo naturalizada pela percepção da sociedade do espetáculo, que priva o direito do outro para gerar a espetacularização da cena do enredo.

O caso Eloá amplia a concepção da violência doméstica que mesmo com a Lei Maria da Penha ainda precisa de outros mecanismos para garantir a segurança da mulher. Ressalta-se que as questões sociais abarcam o comportamento da mulher em denunciar ou não. No caso Eloá, a adolescente, não teve a oportunidade de ser ouvida. Muitas vezes, tanto os jornalistas como também policiais, dão ouvidos somente ao Lindemberg que assume o protagonismo e “ganha a cena”, Eloá se torna a extensão dele, ou seja, não existe a identidade peculiar de cada um. Esse tipo de narrativa ainda é vista de maneira natural, pois a violência pode ser julgada como um ato de amor, ideia colonial do sentimento de posse e controle emocional da mulher. A ideia do príncipe encantado, como se apenas ele pudesse dar vez e nome à mulher, deve ser questionada pela quebra de paradigma e consolidação da mulher em seu pleno estado do ser, sem depender e ousar construir sua própria narrativa.



Objetivo(s) da ação ou atividade: Analisar o caso Eloá por outro ângulo de discussão, a partir de questões que perpassam o Direito e escoa em perspectivas interdisciplinares para a construção de ideias e\ou discussão.



Alcance quantitativo: Estiveram envolvidos na atividade aproximadamente 86 alunos.


Resultados alcançados: Por meio desta atividade foi possível promover competências e habilidades que contribuem para o fortalecimento do perfil do egresso, como : "demonstrar capacidade para comunicar-se com precisão; dominar instrumentos da metodologia jurídica, sendo capaz de compreender e aplicar conceitos, estruturas e racionalidades fundamentais ao exercício do Direito; adquirir capacidade para desenvolver técnicas de raciocínio e de argumentação jurídicos com objetivo de propor soluções e decidir questões no âmbito do Direito; desenvolver a cultura do diálogo e o uso de meios consensuais de solução de conflitos; compreender a hermenêutica e os métodos interpretativos, com a necessária capacidade de pesquisa e de utilização da legislação, da jurisprudência, da doutrina e de outras fontes do Direito" (BRASIL, 2018). 

Grupo de estudos


Responsáveis: Professora Fernanda Saches


Data de realização da atividade/ação: Teve início no dia 22/08


Descrição do projeto/atividade: De caráter contínuo, acontecem encontros quinzenais às Terças- feiras, tendo 1h de duração. Onde acontecem debates e estudos sobre Bioética e Biodireito: Limites e Possibilidades.


Objetivo(s) da ação ou atividade: Incentivar hábitos de estudos, leitura e pesquisa, além de receber propostas nas diversas linhas de pesquisas para promover o desenvolvimento científico, profissional e tecnológico da Instituição e de todos os seus colaboradores, docentes e discentes; além de implementar as ações de extensão. Oferecer condições para o crescimento acadêmico, profissional e pessoal dos alunos da instituição e de todos os participantes, desenvolvendo interesse e habilidades na investigação científica e nos estudos.



Alcance quantitativo: 15 alunos


Resultados alcançados: Por meio desta atividade foi possível promover competências e habilidades que contribuem para o fortalecimento do perfil do egresso, como : "interpretar e aplicar as normas (princípios e regras) do sistema jurídico nacional, observando a experiência estrangeira e comparada, quando couber, articulando o conhecimento teórico com a resolução de problemas; demonstrar competência na leitura, compreensão e elaboração de textos, atos e documentos jurídicos, de caráter negocial, processual ou normativo, bem como a devida utilização das normas técnico-jurídicas; demonstrar capacidade para comunicar-se com precisão; dominar instrumentos da metodologia jurídica, sendo capaz de compreender e aplicar conceitos, estruturas e racionalidades fundamentais ao exercício do Direito;  adquirir capacidade para desenvolver técnicas de raciocínio e de argumentação jurídicos com objetivo de propor soluções e decidir questões no âmbito do Direito; desenvolver a cultura do diálogo e o uso de meios consensuais de solução de conflitos; compreender a hermenêutica e os métodos interpretativos, com a necessária capacidade de pesquisa e de utilização da legislação, da jurisprudência, da doutrina e de outras fontes do Direito; atuar em diferentes instâncias extrajudiciais, administrativas ou judiciais, com a devida utilização de processos, atos e procedimentos e desenvolver a capacidade de trabalhar em grupos formados por profissionais do Direito ou de caráter interdisciplinar" (MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO, 2018).

Lançamento Ações OAB e Concursos

Responsáveis: Coordenação e professores do curso de Direito


Data de realização da atividade/ação: Durante o semestre de 2023.2


Descrição do projeto/atividade: A atividade integradora “Ações OAB e Concursos” será vivenciada pelas turmas de períodos finais, isto é, 9º e 10º períodos e tem por objetivo fomentar o estudo e as discussões dos principais temas jurídicos cobrados no exame da ordem e concursos públicos a partir de aulas direcionadas e realização de simulados.


Objetivo(s) da ação ou atividade: Proporcionar ao aluno a possibilidade de rever, estudar e fixar melhor o conteúdo cobrado no exame de ordem de modo a melhorar o desempenho dos discentes na realização do exame.


Alcance quantitativo: Estiveram envolvidos na atividade aproximadamente 142 alunos.


Resultados alcançados: Por meio desta atividade foi possível promover competências e habilidades que contribuem para o fortalecimento do perfil do egresso, como : " interpretar e aplicar as normas (princípios e regras) do sistema jurídico nacional, observando a experiência estrangeira e comparada, quando couber, articulando o conhecimento teórico com a resolução de problemas; demonstrar competência na leitura, compreensão e elaboração de textos, atos e documentos jurídicos, de caráter negocial, processual ou normativo, bem como a devida utilização das normas técnico-jurídicas; dominar instrumentos da metodologia jurídica, sendo capaz de compreender e aplicar conceitos, estruturas e racionalidades fundamentais ao exercício do Direito; adquirir capacidade para desenvolver técnicas de raciocínio e de argumentação jurídicos com objetivo de propor soluções e decidir questões no âmbito do Direito" (BRASIL, 2018).

Oficina mão na massa: quais foram as modificações na lei do planejamento familiar?


Responsáveis: Professora Thaís


Data de realização da atividade/ação: 15 de agosto de 2023


Descrição do projeto/atividade: Foi promovida uma oficina mão na massa na turma do 6º período matutino. Inicialmente foram estudados os princípios referentes ao Direito das Famílias e posteriormente a turma foi dividida em grupos para que analisassem a Lei nº 9.263, de 12 de janeiro de 1996. 


Objetivo(s) da ação ou atividade: Descrever quais foram as modificações que ocorreram na Lei nº 9.263, de 12 de janeiro de 1996 no ano de 2022 e como isso impactou o cenário contemporâneo referente ao Direito das Famílias. 


Alcance quantitativo:  Estiveram envolvidos na atividade aproximadamente 22 alunos.


Resultados alcançados:  Por meio desta atividade foi possível promover competências e habilidades que contribuem para o fortalecimento do perfil do egresso, como : "interpretar e aplicar as normas (princípios e regras) do sistema jurídico nacional, observando a experiência estrangeira e comparada, quando couber, articulando o conhecimento teórico com a resolução de problemas; demonstrar competência na leitura, compreensão e elaboração de textos, atos e documentos jurídicos, de caráter negocial, processual ou normativo, bem como a devida utilização das normas técnico-jurídicas; demonstrar capacidade para comunicar-se com precisão;  dominar instrumentos da metodologia jurídica, sendo capaz de compreender e aplicar conceitos, estruturas e racionalidades fundamentais ao exercício do Direito; adquirir capacidade para desenvolver técnicas de raciocínio e de argumentação jurídicos com objetivo de propor soluções e decidir questões no âmbito do Direito; compreender a hermenêutica e os métodos interpretativos, com a necessária capacidade de pesquisa e de utilização da legislação, da jurisprudência, da doutrina e de outras fontes do Direito; aceitar a diversidade e o pluralismo cultural; desenvolver a capacidade de trabalhar em grupos formados por profissionais do Direito ou de caráter interdisciplinar; e apreender conceitos deontológico-profissionais e desenvolver perspectivas transversais sobre direitos humanos" (BRASIL, 2018). 

Seminário: o Direito hoje: com que sentido?

Responsáveis: Palestrante Dr. Hermundes Flores de Mendonça, Prof. MSC. Diego Jeangregório, Prof. Dra. Sara Edwirgens, Prof. Dr. Bernardo Nogueira.


Data de realização da atividade/ação: 17 de agosto de 2023


Descrição do projeto/atividade: Trata-se de um seminário com o intuito de debater sobre "O Direito Hoje: com que sentido?" em consonância com o lançamento do livro Introdução à Filosofia do Direito.


Objetivo(s) da ação ou atividade: Busca-se promover debates sobre temas de relevância contemporânea no âmbito jurídico, além de possibilitar que os alunos do curso compreendam a relevância da pesquisa na formação discente.



Alcance quantitativo: Estiveram envolvidos na atividade aproximadamente 84 alunos.


Resultados alcançados:  Por meio desta atividade foi possível promover competências e habilidades que contribuem para o fortalecimento do perfil do egresso, como : " interpretar e aplicar as normas (princípios e regras) do sistema jurídico nacional, observando a experiência estrangeira e comparada, quando couber, articulando o conhecimento teórico com a resolução de problemas;  demonstrar capacidade para comunicar-se com precisão; adquirir capacidade para desenvolver técnicas de raciocínio e de argumentação jurídicos com objetivo de propor soluções e decidir questões no âmbito do Direito; utilizar corretamente a terminologia e as categorias jurídicas; aceitar a diversidade e o pluralismo cultural; compreender o impacto das novas tecnologias na área jurídica; desenvolver a capacidade de trabalhar em grupos formados por profissionais do Direito ou de caráter interdisciplinar e apreender conceitos deontológico-profissionais e desenvolver perspectivas transversais sobre direitos humanos" (MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO, 2018). 

Reunião com os representantes

Responsáveis: Coordenação do curso de Direito

Data de realização da atividade/ação: 21 de agosto de 2023

Descrição do projeto/atividade: Trata-se de uma reunião promovida pela coordenação, com o intuito de possibilitar o diálogo entre os representantes de turma e o coordenador do curso, para que sejam analisadas as demandas da turma e também sanadas as dúvidas.

Objetivo(s) da ação ou atividade: Contribuir com a aproximação/ interação dos representantes em relação à coordenação do curso.

Alcance quantitativo: Estiveram envolvidos todos os representantes das turmas.

Resultados alcançados: Por meio desta atividade foi possível promover competências e habilidades que contribuem para o fortalecimento do perfil do egresso, como : "demonstrar capacidade para comunicar-se com precisão" (BRASIL, 2018).

Encontro com a coordenação


Responsáveis: Coordenação do curso de Direito.

Data de realização da atividade/ação: 22 e 23 agosto de 2023.

Descrição do projeto/atividade:  A coordenação do curso de Direito promoveu um encontro com cada uma das turmas do curso para dialogar sobre os novos desafios do ensino jurídico e apresentar quais são as propostas de ensino-aprendizagem previstas no curso diante do cenário contemporâneo.

Objetivo(s) da ação ou atividade: Possibilitar que os discentes compreendam quais são as demandas atuais na área de ensino-aprendizagem no âmbito do Direito, além de proporcionar a proximidade da turma com a coordenação do curso.

Alcance quantitativo: A atividade alcançou aproximadamente 632 (seiscentos e trinta e dois) alunos que corresponde ao somatório de todos os alunos matriculados.

Resultados alcançados: O encontro promovido possibilitou que as turmas pudessem ter um diálogo com a coordenação sobre as demandas educacionais contemporâneas.

Aula Integradora


Responsáveis: Prof. Dr. Bernardo Gomes Barbosa, Prof. Ms. Diego Jeangregório.


Data de realização da atividade/ação: 01 de setembro de 2023


Descrição do projeto/atividade: Debate sobre o tema Território e(m) livros: discursos e marcas de colonização e descolonização. Realizado pelo Grupo de Estudos Direito, Literatura e Reinvenções Simbólicas (GIT/Univale) e NUPIC- núcleo de pesquisa e iniciação Científica do Curso de Direito Univale, com a participação da Profa. Nádia Biavati.


Objetivo(s) da ação ou atividade: Trazer o debate sobre territórios e o Universo Literário, suas reinvenções e simbologias.


Alcance quantitativo: Alunos do curso de Direito.


Resultados alcançados: Por meio deste encontro foi possível promover competências e habilidades que contribuem para o fortalecimento do perfil do egresso, como : Criar um espaço de conscientização e reflexão sobre os processos de colonização e descolonização.

Dicas para defesa do TC


Responsáveis: Prof. Rose Pereira


Data de realização da atividade/ação: 02 de setembro de 2023


Descrição do projeto/atividade: Apresentar aos alunos dos 10° períodos dicas para a defesa do trabalho de conclusão de curso.


Objetivo(s) da ação ou atividade: Contribuir com a Elaboração do Trabalho de conclusão de curso dos alunos. 


Alcance quantitativo: Estiveram envolvidos na atividade aproximadamente 96 alunos.


Resultados alcançados:  Por meio deste encontro foi possível promover competências e habilidades que contribuem para o fortalecimento do perfil do egresso, como : "demonstrar capacidade para comunicar-se com precisão" (BRASIL, 2018).

Atividade prática do Núcleo de Práticas Jurídicas


Responsáveis: Núcleo de Prática Jurídica e professor Roberto.

Data de realização da atividade/ação:  2 de setembro de 2023

Descrição do projeto/atividade: As atividades simuladas compreendem a elaboração de peças processuais; pareceres jurídicos; contratos; análise, debates e apresentação de relatórios de autos findos; participação em processos baseados em casos reais; realização de audiências e júris simulados, nas áreas do Direito Civil, Direito Penal, Direito do Trabalho e Direito Público, e Direito Previdenciário. 

Objetivo(s) da ação ou atividade:  Em conformidade com o Projeto Pedagógico (PPC) do Curso de Direito e com os Planos de ensino das disciplinas, o Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) tem por finalidade por meio de suas atividades:

I. Contribuir para a consolidação das competências profissionais definidas no Perfil do Formando do Curso de Graduação em Direito, oferecendo meios para a associação das teorias com as práticas jurídicas;

II. Oferecer meios para a garantia do diálogo interdisciplinar e interprofissional e as reflexões críticas ligadas com a busca de soluções para os problemas relacionados às práticas jurídicas em suas diferentes modalidades de operacionalização.

III. Oferecer meios para a realização de pesquisas teóricas no campo do Direito, e trabalhos de extensão universitária, essenciais à formação acadêmica, bem como a produção de novos conhecimentos; 

IV. Oferecer meios para o exercício da vivência profissional supervisionada de modo a possibilitar o ingresso do discente no mercado de trabalho.

V. Consolidar as conquistas e os benefícios resultantes da integração teoria e prática no Curso de Direito da Univale.

Alcance quantitativo:  Estiveram envolvidos na atividade aproximadamente 21 alunos.

Resultados alcançados: Por meio desta atividade foi possível promover competências e habilidades que contribuem para o fortalecimento do perfil do egresso, como : "interpretar e aplicar as normas (princípios e regras) do sistema jurídico nacional, observando a experiência estrangeira e comparada, quando couber, articulando o conhecimento teórico com a resolução de problemas; demonstrar competência na leitura, compreensão e elaboração de textos, atos e documentos jurídicos, de caráter negocial, processual ou normativo, bem como a devida utilização das normas técnico-jurídicas; demonstrar capacidade para comunicar-se com precisão; dominar instrumentos da metodologia jurídica, sendo capaz de compreender e aplicar conceitos, estruturas e racionalidades fundamentais ao exercício do Direito;  adquirir capacidade para desenvolver técnicas de raciocínio e de argumentação jurídicos com objetivo de propor soluções e decidir questões no âmbito do Direito; desenvolver a cultura do diálogo e o uso de meios consensuais de solução de conflitos; compreender a hermenêutica e os métodos interpretativos, com a necessária capacidade de pesquisa e de utilização da legislação, da jurisprudência, da doutrina e de outras fontes do Direito; atuar em diferentes instâncias extrajudiciais, administrativas ou judiciais, com a devida utilização de processos, atos e procedimentos e desenvolver a capacidade de trabalhar em grupos formados por profissionais do Direito ou de caráter interdisciplinar" (MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO, 2018).

Visita técnica à sede da OAB



Responsáveis: Profa. Lorena


Data de realização da atividade/ação: 11 de setembro de 2023.


Descrição do projeto/atividade: consiste em uma visita técnica à sede da OAB, sob a condução da Diretoria da 43° subseção, e sob a orientação da Professora responsável, levando os alunos a terem contato com a área de formação e atuação profissional.


Objetivo(s) da ação ou atividade: As visitas técnicas são atividades que visam oportunizar a formação complementar dos estudantes, tomando consciência e contato com áreas de formação e atuação profissional diferentes daquelas abordadas tradicionalmente durante a formação regular. Com as visitas, os estudantes tem a oportunidades de conhecer novas instituições de ensino, pesquisa e atuação profissional. 



Alcance quantitativo: Estiveram envolvidos na atividade aproximadamente 21 alunos.


Resultados alcançados: Por meio desta atividade foi possível promover competências e habilidades que contribuem para o fortalecimento do perfil do egresso, como : " interpretar e aplicar as normas (princípios e regras) do sistema jurídico nacional, observando a experiência estrangeira e comparada, quando couber, articulando o conhecimento teórico com a resolução de problemas;  demonstrar capacidade para comunicar-se com precisão; adquirir capacidade para desenvolver técnicas de raciocínio e de argumentação jurídicos com objetivo de propor soluções e decidir questões no âmbito do Direito; utilizar corretamente a terminologia e as categorias jurídicas;   apreender conceitos deontológico-profissionais e desenvolver perspectivas transversais sobre direitos humanos" (MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO, 2018).  

Processo seletivo EAJ



Responsáveis: Escritório de assistência judiciária-EAJ


Data de realização da atividade/ação:  Entre os dias 05 a 14/09 de 2023.


Descrição do projeto/atividade: As atividades de estágio compreendem a elaboração de peças processuais; pareceres jurídicos; acompanhamento de processuais; análise, diligências; participação em processos; realização de audiências; 


Objetivo(s) da ação ou atividade: O Estágio tem por objetivo geral proporcionar ao aluno a oportunidade de comparar os conhecimentos adquiridos ao longo de sua formação acadêmica com a realidade organizacional, através da observação e análise da prática jurídica e, também, desenvolver suas potencialidades. 



Alcance quantitativo: A atividade possibilitou a participação de até 29 alunos.


Resultados alcançados: Por meio desta atividade foi possível promover competências e habilidades que contribuem para o fortalecimento do perfil do egresso, como : " interpretar e aplicar as normas (princípios e regras) do sistema jurídico nacional, observando a experiência estrangeira e comparada, quando couber, articulando o conhecimento teórico com a resolução de problemas;  demonstrar capacidade para comunicar-se com precisão; adquirir capacidade para desenvolver técnicas de raciocínio e de argumentação jurídicos com objetivo de propor soluções e decidir questões no âmbito do Direito; utilizar corretamente a terminologia e as categorias jurídicas; aceitar a diversidade e o pluralismo cultural; compreender o impacto das novas tecnologias na área jurídica; desenvolver a capacidade de trabalhar em grupos formados por profissionais do Direito ou de caráter interdisciplinar e apreender conceitos deontológico-profissionais e desenvolver perspectivas transversais sobre direitos humanos" (MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO, 2018). 

Bancas de Trabalho de Curso 

Responsáveis: Setor de Trabalho de Curso


Data de realização da atividade/ação: Durante o segundo semestre de 2023.


Descrição do projeto/atividade: Trabalho de Curso (TC) consiste em um trabalho escrito de graduação a ser elaborado pelo aluno sob orientação de um professor, submetido à sua aprovação. 


Objetivo(s) da ação ou atividade: O TC deve ser entendido como oportunidade de aprofundamento no tema escolhido, pertinente ao curso e tem por objetivo propiciar ao acadêmico uma oportunidade de demonstrar sua capacidade de identificar, analisar e definir questões pertinentes à linha de pesquisa escolhida como tema do trabalho, direcionando-o tanto para continuidade acadêmica ou para atividades do mercado de trabalho. 


Alcance quantitativo: Foram realizadas aproximadamente 83 bancas  de Trabalho de Curso.


Resultados alcançados: O produto final deverá ser apresentado de forma escrita no formato de artigo científico.


V Colóquio de Iniciação Científica do curso de Direito


Responsáveis: Professores Guilherme e Rose

Data de realização da atividade/ação:  15 de setembro de 2023

Descrição do projeto/atividade:  Trata-se de uma atividade em que são convidados egressos do curso para debaterem sobre o tema que pesquisaram durante o desenvolvimento do trabalho de curso.

Objetivo(s) da ação ou atividade: Busca-se promover debates sobre temas de relevância contemporânea no âmbito jurídico, além de possibilitar que os alunos do curso compreendam a relevância da pesquisa na formação discente.

Alcance quantitativo:  Estiveram envolvidos na atividade aproximadamente 96 alunos.

Resultados alcançados: Por meio desta atividade foi possível promover competências e habilidades que contribuem para o fortalecimento do perfil do egresso, como : " interpretar e aplicar as normas (princípios e regras) do sistema jurídico nacional, observando a experiência estrangeira e comparada, quando couber, articulando o conhecimento teórico com a resolução de problemas;  demonstrar capacidade para comunicar-se com precisão; adquirir capacidade para desenvolver técnicas de raciocínio e de argumentação jurídicos com objetivo de propor soluções e decidir questões no âmbito do Direito; utilizar corretamente a terminologia e as categorias jurídicas; aceitar a diversidade e o pluralismo cultural; compreender o impacto das novas tecnologias na área jurídica; desenvolver a capacidade de trabalhar em grupos formados por profissionais do Direito ou de caráter interdisciplinar e apreender conceitos deontológico-profissionais e desenvolver perspectivas transversais sobre direitos humanos" (MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO, 2018). 

Conselhos acadêmicos do curso de Direito 


Responsáveis: Coordenação do curso de Direito.


Data de realização da atividade/ação: Durante o segundo semestre de 2023


Descrição do projeto/atividade: O Conselho Acadêmico caracteriza-se como a sistematização da forma de acompanhamento e de avaliação dos processos de ensino e aprendizagem. No curso de Direito, o Conselho Acadêmico é realizado por meio de análise de informações, adotando-se ações concretas para a melhoria da aprendizagem em função das avaliações realizadas pelos estudantes nas etapas avaliativas. 


Objetivo(s) da ação ou atividade: Os objetivos do Conselho Acadêmico são:

 ● analisar o rendimento quantitativo e qualitativo dos estudantes; 

● identificar o perfil de cada turma; 

● acompanhar frequência e rendimento dos estudantes; 

● sistematizar as informações sobre o rendimento dos estudantes; 

● planejar ações para a melhoria do ensino e da aprendizagem, em função das avaliações realizadas; 

● encaminhar casos específicos para atendimento pedagógico, neuropsicológico, psicológico e educação inclusiva via Setor Espaço A3 – Apoio ao Aluno; 

● identificar possíveis casos que possam culminar em evasão; 

● traçar plano de ação para evitar evasão. 


Alcance quantitativo: Participaram da atividades os professores do curso que lecionam em cada um dos períodos.


Resultados alcançados: Ao final de cada reunião é gerada a ata do Conselho Acadêmico detalhando os levantamentos feitos, bem como deixando explícito os encaminhamentos dos estudantes que necessitarão de acompanhamentos e intervenções pedagógicas, assegurando dessa forma, que estão sendo adotadas ações concretas para a melhoria da aprendizagem em função das avaliações realizadas. 

Seminário: "Direito, literatura, conflitos e território: um diálogo com "Torto Arado"


Responsáveis: Grupo de estudos "Direito, literatura e reinvenções simbólicas do Território, diálogos em tempos Neoliberais" e NUPIC- Núcleo de pesquisa e iniciação científica do curso de Direito Univale.

Data de realização da atividade/ação:   15 de setembro de 2023

Descrição do projeto/atividade:  Debate sobre o tema "Torto Arado" e o Direito Fundamental ao Território Quilombola: Reexistência Parida na Luta pela Terra, com o Palestrante Júlio Lopes de Oliveira, Mestre em Direitos e Garantias Fundamentais pela Faculdade de Direito de Vitória - FDV, membro do Grupo de Pesquisa CNPq- FDV teoria Crítica do constitucionalismo, associado à rede Brasileira de Direito e Literatura - RDL e Procurador Municipal.

Objetivo(s) da ação ou atividade: Trazer o debate sobre territórios e o Universo Literário, suas reinvenções e simbologias.

Alcance quantitativo: Alunos do curso de Direito

Resultados alcançados: Por meio deste encontro foi possível promover competências e habilidades que contribuem para o fortalecimento do perfil do egresso, como : Criar um espaço de conscientização e reflexão sobre "Torto Arado" e o Direito Fundamental ao território Quilombola.

Conselhos acadêmicos do curso de Direito 


Responsáveis: Coordenação do curso de Direito.


Data de realização da atividade/ação: Durante o segundo semestre de 2023.


Descrição do projeto/atividade: O Conselho Acadêmico caracteriza-se como a sistematização da forma de acompanhamento e de avaliação dos processos de ensino e aprendizagem. No curso de Direito, o Conselho Acadêmico é realizado por meio de análise de informações, adotando-se ações concretas para a melhoria da aprendizagem em função das avaliações realizadas pelos estudantes nas etapas avaliativas. 


Objetivo(s) da ação ou atividade: Os objetivos do Conselho Acadêmico são:

 ● analisar o rendimento quantitativo e qualitativo dos estudantes; 

● identificar o perfil de cada turma; 

● acompanhar frequência e rendimento dos estudantes; 

● sistematizar as informações sobre o rendimento dos estudantes; 

● planejar ações para a melhoria do ensino e da aprendizagem, em função das avaliações realizadas; 

● encaminhar casos específicos para atendimento pedagógico, neuropsicológico, psicológico e educação inclusiva via Setor Espaço A3 – Apoio ao Aluno; 

● identificar possíveis casos que possam culminar em evasão; 

● traçar plano de ação para evitar evasão. 


Alcance quantitativo: Participaram da atividades os professores do curso que lecionam em cada um dos períodos.


Resultados alcançados: Ao final de cada reunião é gerada a ata do Conselho Acadêmico detalhando os levantamentos feitos, bem como deixando explícito os encaminhamentos dos estudantes que necessitarão de acompanhamentos e intervenções pedagógicas, assegurando dessa forma, que estão sendo adotadas ações concretas para a melhoria da aprendizagem em função das avaliações realizadas. 

Trabalho de Curso 


Responsáveis: Setor de Trabalho de Curso


Data de realização da atividade/ação: Durante o segundo semestre de 2023.


Descrição do projeto/atividade: Trabalho de Curso (TC) consiste em um trabalho escrito de graduação a ser elaborado pelo aluno sob orientação de um professor, submetido à sua aprovação. 


Objetivo(s) da ação ou atividade: O TC deve ser entendido como oportunidade de aprofundamento no tema escolhido, pertinente ao curso e tem por objetivo propiciar ao acadêmico uma oportunidade de demonstrar sua capacidade de identificar, analisar e definir questões pertinentes à linha de pesquisa escolhida como tema do trabalho, direcionando-o tanto para continuidade acadêmica ou para atividades do mercado de trabalho. 


Alcance quantitativo: Foram realizadas aproximadamente 32 bancas  de Trabalho de Curso.


Resultados alcançados: O produto final deverá ser apresentado de forma escrita no formato de artigo científico.


Simulado OAB


Responsáveis: Prof. André Rodrigues Santos e professores das disciplinas de formação geral, técnico-jurídico e prática jurídica.


Data de realização da atividade/ação: 30 e 31 de outubro


Descrição do projeto/atividade: Fomentar o estudo e as discussões dos principais temas jurídicos cobrados no exame da ordem e concursos públicos a partir de aulas direcionadas e realização de simulados.


Objetivo(s) da ação ou atividade: Proporcionar ao aluno a possibilidade de rever, estudar e fixar melhor o conteúdo cobrado no exame de ordem de modo a melhorar o desempenho dos discentes na realização do exame.



Alcance quantitativo: Alunos do 9° período



Resultados alcançados: Aprovação no Exame da Ordem e concursos públicos.

Atividade Prática supervisionada; Direito e literatura


Responsáveis: Alunos do 1° Período


Data de realização da atividade/ação: 10 de novembro de 2023


Descrição do projeto/atividade: Nesta atividade extensionista uma obra literária é indicada para leitura e estudo, a partir de deliberação do Núcleo Docente Estruturante (NDE). Na sequência, será realizada a apresentação e discussão da obra, em formato de aula integrada, com a presença de professores do curso de Direito e convidados, a partir da qual os professores despertarão problemáticas relacionadas ao conteúdo do livro, a fim de permitir a elaboração de resenha crítica. A obra escolhida pelo NDE nesta edição foi “Ideias para adiar o fim do mundo” – autor Ailton Krenak 


Objetivo(s) da ação ou atividade: Possibilitar que os alunos consigam reconhecer o diálogo entre a literatura e o Direito, permitindo que as obras possam ser analisadas de forma crítica, reflexiva e interdisciplinar 

 

Alcance quantitativo: Comunidade acadêmica, instituições de ensino e comunidade externa interessada.


Resultados alcançados: Por meio desta atividade foi possível promover competências e habilidades que contribuem para o fortalecimento do perfil do egresso, como : " interpretar e aplicar as normas (princípios e regras) do sistema jurídico, articulando o conhecimento teórico com a resolução de problemas;  demonstrar capacidade para comunicar-se com precisão; adquirir capacidade para desenvolver técnicas de raciocínio e de argumentação jurídicos.

Atividade Prática Supervisionada; Direitos Fundamentais no cárcere 


Responsáveis: Alunos do 2° período A


Data de realização da atividade/ação: 10 de novembro de 2023


Descrição do projeto/atividade: Esta atividade

extensionista promove os direitos fundamentais na

sociedade, propiciando aos discentes a oportunidade

de vivenciarem a experiência docente, utilizando

estratégias baseadas na ludicidade. A atividade se

mostra relevante pois permite aos alunos terem contato

com ensino e a extensão universitária, focando nos

Direitos Fundamentais e nas habilidades e

competências presentes na DCN do Curso de Direito.


Objetivo(s) da ação ou atividade: Conhecer os Direitos Fundamentais em uma perspectiva interdisciplinar, vivenciar e praticar a extensão dentro do ensino jurídico. 

 

Alcance quantitativo: Comunidade acadêmica, instituições de ensino e comunidade externa interessada.

Resultados alcançados: Por meio desta atividade foi possível promover competências e habilidades que contribuem para o fortalecimento do perfil do egresso, como : interpretar e aplicar as normas (princípios e regras) do sistema jurídico, articulando o conhecimento teórico com a resolução de problemas;  demonstrar capacidade para comunicar-se com precisão; adquirir capacidade para desenvolver técnicas de raciocínio e de argumentação jurídicos.

Atividade Prática Supervisionada;Direitos Fundamentais na Praça 


Responsáveis: Alunos do 2°B e C


Data de realização da atividade/ação: 10 de novembro de 2023


Descrição do projeto/atividade:  Esta atividade

extensionista promove os direitos fundamentais na

sociedade, propiciando aos discentes a oportunidade de vivenciarem a experiência docente, utilizando estratégias baseadas na ludicidade. A atividade se mostra relevante pois permite aos alunos terem contato com ensino e a extensão universitária, focando nos Direitos Fundamentais e nas habilidades e competências presentes na DCN do Curso de Direito.


Objetivo(s) da ação ou atividade: Conhecer os Direitos Fundamentais em uma perspectiva interdisciplinar, vivenciar e praticar a extensão dentro do ensino jurídico. 

 Alcance quantitativo: : Comunidade acadêmica, instituições de ensino e comunidade externa interessada 


Resultados alcançados: Por meio desta atividade foi possível promover competências e habilidades que contribuem para o fortalecimento do perfil do egresso, como : interpretar e aplicar as normas (princípios e regras) do sistema jurídico, articulando o conhecimento teórico com a resolução de problemas;  demonstrar capacidade para comunicar-se com precisão; adquirir capacidade para desenvolver técnicas de raciocínio e de argumentação jurídicos.

Atividade Prática Supervisionada; Audiência simulada do STF


Responsáveis: Alunos do 3° período A e B


Data de realização da atividade/ação: 07 de novembro de 2023


Descrição do projeto/atividade: É uma atividade extensionista, uma vez que trabalha temáticas relevantes de interesse popular e visa propiciar aos discentes o estudo sobre o controle de constitucionalidade brasileiro, fazendo uma interface com a formação geral, formação técnico jurídica e prática jurídica, a partir de uma audiência simulada do STF que adota uma perspectiva interdisciplinar. Nesta atividade o aluno associa o conteúdo teórico aprendido, às situações práticas apresentadas, possibilitando dessa forma a junção da teoria e prática, iniciando a concretização do letramento digital, conforme estimulado pela DCN do curso de Direito – Resolução CNE/CES n.º 5/2018 e suas devidas atualizações. A atividade extensionista se mostra relevante pois permite aos alunos terem contato com ensino e a extensão universitária, focando nas habilidades e competências presentes na DCN do curso de Direito – Resolução CNE/CES n.º 5/2018, exercitando o raciocínio jurídico coerente, argumentação, escrita e oratória, bem como capacita o aluno para resolução de problemas. 


Objetivo(s) da ação ou atividade: Conhecer o Controle de Constitucionalidade Brasileiro, e sua interface com os demais ramos do Direito, a partir de uma Audiência Simulada do STF que adota uma perspectiva interdisciplinar. 


Alcance quantitativo: Comunidade acadêmica e comunidade externa interessada. 


Resultados alcançados: Por meio desta atividade foi possível promover competências e habilidades que contribuem para o fortalecimento do perfil do egresso, como :  interpretar e aplicar as normas (princípios e regras) do sistema jurídico, articulando o conhecimento teórico com a resolução de problemas;  demonstrar capacidade para comunicar-se com precisão; adquirir capacidade para desenvolver técnicas de raciocínio e de argumentação jurídicos.

Atividade Prática Supervisionada; Empreendedorismo Jurídico


Responsáveis: Alunos do 4° período 


Data de realização da atividade/ação: 10 de novembro de 2023


Descrição do projeto/atividade: Atento ao que determina o artigo 2º, §1º, inc. VI da nova DCN (Resolução CNE/CES nº 5/2018), os alunos tem a possibilidade de aprofundar o processo de ensino e aprendizagem desenvolvendo atividades práticas desde os primeiros semestres da graduação. 


Objetivo(s) da ação ou atividade: Conhecer e aplicar o empreendedorismo, na sua interface com os demais ramos do Direito


Alcance quantitativo: Comunidade acadêmica e comunidade externa interessada. 


Resultados alcançados: Por meio desta atividade foi possível promover competências e habilidades que contribuem para o fortalecimento do perfil do egresso, como : interpretar e aplicar as normas (princípios e regras) do sistema jurídico, articulando o conhecimento teórico com a resolução de problemas;  demonstrar capacidade para comunicar-se com precisão; adquirir capacidade para desenvolver técnicas de raciocínio e de argumentação jurídicos.

Atividade Prática Supervisionada; Júri Simulado


Responsáveis: Alunos do 5°  período


Data de realização da atividade/ação:  09 de novembro de 2023


Descrição do projeto/atividade: Esta atividade extensionista visa proporcionar aos participantes a oportunidade de conhecer o Tribunal do Júri, aprofundando no estudo do Direito de forma interdisciplinar, bem como capacitar o discente na prática de argumentação, oratória, escrita e raciocínio jurídico. A atividade será amplamente divulgada e no dia da apresentação, a comunidade externa será convidada a participar, uma vez que as discussões no âmbito do Tribunal do Júri constituem assuntos de interesse social. 


Objetivo(s) da ação ou atividade: Conhecer o rito do Tribunal do Júri, bem como iniciar o discente na prática de argumentação, oratória, escrita, raciocínio jurídico. 


Alcance quantitativo: Comunidade acadêmica, instituições de ensino e comunidade externa interessada. 


Resultados alcançados: Por meio desta atividade foi possível promover competências e habilidades que contribuem para o fortalecimento do perfil do egresso, como :  interpretar e aplicar as normas (princípios e regras) do sistema jurídico, articulando o conhecimento teórico com a resolução de problemas;  demonstrar capacidade para comunicar-se com precisão; adquirir capacidade para desenvolver técnicas de raciocínio e de argumentação jurídicos.

Atividade Prática Supervisionada; Julgamento de Recursos nos Tribunais


Responsáveis: Alunos do 6°  período


Data de realização da atividade/ação:  08 de novembro de 2023


Descrição do projeto/atividade: Esta atividade extensionista visa proporcionar aos participantes a oportunidade de conhecer o funcionamento e ritualística de um Tribunal de 2ª Instância, aprofundando no estudo do Direito de forma interdisciplinar, bem como capacitar o discente na prática de argumentação, oratória, escrita e raciocínio jurídico. A atividade será divulgada junto à comunidade externa, que será convidada a participar, uma vez que as discussões sobre o julgamento de recursos – cíveis, criminais e trabalhistas, constituem assuntos de interesse acadêmico e social. 


Objetivo(s) da ação ou atividade: Conhecer o rito para processamento e julgamento de Recursos cíveis, criminais e trabalhistas, bem como iniciar o discente na prática da argumentação, oratória, escrita e raciocínio jurídico. 


Alcance quantitativo: Comunidade acadêmica, instituições de ensino e comunidade externa interessada. 


Resultados alcançados: Por meio desta atividade foi possível promover competências e habilidades que contribuem para o fortalecimento do perfil do egresso, como : interpretar e aplicar as normas (princípios e regras) do sistema jurídico, articulando o conhecimento teórico com a resolução de problemas;  demonstrar capacidade para comunicar-se com precisão; adquirir capacidade para desenvolver técnicas de raciocínio e de argumentação jurídicos.

Atividade Prática Supervisionada; Concurso de Podcast Jurídico


Responsáveis: Alunos do 7°  período


Data de realização da atividade/ação:  Produção dos podcast até o dia 03/11- Divulgação nas redes sociais – entre os dia 04 até 10/11- Sessão de Julgamento – 06/11 


Descrição do projeto/atividade: É uma atividade extensionista, uma vez que trabalha temáticas relevantes de interesse popular e visa propiciar aos discentes uma interface com a formação geral, formação técnico jurídica e prática jurídica, a partir do processo de roteirização, elaboração e apresentação de um podcast jurídico. Nesta atividade o aluno associa o conteúdo teórico aprendido nas disciplinas às situações práticas apresentadas por ele próprio, possibilitando dessa forma a concretização do letramento digital, conforme estimulado pela DCN do curso de Direito – Resolução CNE/CES n.º 5/2018 e suas devidas atualizações. A atividade extensionista se mostra relevante pois permite aos alunos terem contato com ensino e a extensão universitária, focando nas habilidades e competências presentes na DCN do curso de Direito – Resolução CNE/CES n.º 5/2018, levando ainda informação jurídica relevante à população externa. 


Objetivo(s) da ação ou atividade: Conhecer o direito à informação e garanti-lo à comunidade, a partir de um Concurso de Podcasts Jurídicos que adota uma perspectiva interdisciplinar. 


Alcance quantitativo: Comunidade acadêmica, instituições de ensino e comunidade externa interessada. 


Resultados alcançados: Por meio desta atividade foi possível promover competências e habilidades que contribuem para o fortalecimento do perfil do egresso, como : " interpretar e aplicar as normas (princípios e regras) do sistema jurídico, articulando o conhecimento teórico com a resolução de problemas;  demonstrar capacidade para comunicar-se com precisão; adquirir capacidade para desenvolver técnicas de raciocínio e de argumentação jurídicos.  Vale destacar que esta atividade possibilitou além da capacidade de manusear eletrônicos ou artefatos tecnológicos,  também desenvolver habilidades de mesclar palavras, elementos pictóricos e sonoros numa mesma superfície. 

Atividade Prática Supervisionada; Jogos Jurídicos


Responsáveis: Alunos do 8°  período


Data de realização da atividade/ação:  06 de novembro de 2023


Descrição do projeto/atividade: Trata-se de uma estratégia metodológica intitulada “Jogos Jurídicos”. A turma é dividida em grupos e cada grupo terá a possibilidade de três pulos, pedir ajuda às cartas, e aos universitários, isto é, alunos selecionados pelo NDE/Colegiado do 10º período. 


Objetivo(s) da ação ou atividade: Aprofundar e compreender temas jurídicos relevantes de forma criativa e dinâmica. Possibilitar os alunos a compreensão dos conteúdos de formação técnicojurídico e prática jurídica de forma criativa a partir dos jogos, bem como prepará-los para exames externos 


Alcance quantitativo: Comunidade acadêmica, instituições de ensino e comunidade externa interessada. 


Resultados alcançados: Por meio desta atividade foi possível promover competências e habilidades que contribuem para o fortalecimento do perfil do egresso, como : interpretar e aplicar as normas (princípios e regras) do sistema jurídico, articulando o conhecimento teórico com a resolução de problemas;  demonstrar capacidade para comunicar-se com precisão; adquirir capacidade para desenvolver técnicas de raciocínio e de argumentação jurídicos.

Atividade Prática Supervisionada; Ações da OAB e concursos.


Responsáveis: Alunos do 9°  período


Data de realização da atividade/ação:  Encontros uma vez na semana e simulado dia 06 de novembro de 2023.


Descrição do projeto/atividade: A atividade integradora “Ações OAB” será vivenciada pelas turmas de períodos finais, isto é, 9º e 10º períodos e tem por objetivo fomentar o estudo e as discussões dos principais temas jurídicos cobrados no exame da ordem e concursos públicos a partir de aulas direcionadas e realização de simulados. 


Objetivo(s) da ação ou atividade: Proporcionar ao aluno a possibilidade de rever, estudar e fixar melhor o conteúdo cobrado no exame de ordem de modo a melhorar o desempenho dos discentes na realização do exame. 


Alcance quantitativo: Comunidade acadêmica, instituições de ensino e comunidade externa interessada. 


Resultados alcançados: Por meio desta atividade foi possível promover competências e habilidades que contribuem para o fortalecimento do perfil do egresso, como : interpretar e aplicar as normas (princípios e regras) do sistema jurídico, articulando o conhecimento teórico com a resolução de problemas;  demonstrar capacidade para comunicar-se com precisão; adquirir capacidade para desenvolver técnicas de raciocínio e de argumentação jurídicos.

Atividade Prática Supervisionada; Ações da OAB e concursos.


Responsáveis: Alunos do 10°  período


Data de realização da atividade/ação:  Encontros uma vez na semana.


Descrição do projeto/atividade: A atividade integradora “Ações OAB” será vivenciada nos 10º períodos e tem por objetivo fomentar o estudo do Direito Eleitoral e as discussões dos principais temas jurídicos cobrados no exame da ordem e concursos públicos a partir de aulas direcionadas e realização de simulados. 


Objetivo(s) da ação ou atividade: Proporcionar ao aluno a possibilidade de rever, estudar e fixar melhor o conteúdo cobrado no exame de ordem de modo a melhorar o desempenho dos discentes na realização do exame. 


Alcance quantitativo: Comunidade acadêmica, instituições de ensino e comunidade externa interessada. 


Resultados alcançados: Por meio desta atividade foi possível promover competências e habilidades que contribuem para o fortalecimento do perfil do egresso, como : interpretar e aplicar as normas (princípios e regras) do sistema jurídico, articulando o conhecimento teórico com a resolução de problemas;  demonstrar capacidade para comunicar-se com precisão; adquirir capacidade para desenvolver técnicas de raciocínio e de argumentação jurídicos.

30 anos do Curso de Direito Univale


Responsáveis: Prof. André Rodrigues Santos


Data de realização da atividade/ação: 23 de setembro


Descrição do projeto/atividade: Comemoração dos 30 anos do curso de Direito Univale.


Objetivo(s) da ação ou atividade: Trazer a memória, as conquistas e vitórias do Curso de Direito


Alcance quantitativo: Gestão Superior da Univale, FPF e Coordenação, Professores, Alunos e convidados externos.


Resultados alcançados: Celebrar juntamente com a Gestão Superior da Univale, FPF e Coordenação, Professores e Alunos as realizações conquistadas pelo curso ao longo destes 30 anos.

Colóquio: "As vozes do território"


Responsáveis: Profa. Joana Paula, Profa. Dra. Patrícia Falco Genovez. 


Data de realização da atividade/ação: 25 de setembro de 2023


Descrição do projeto/atividade: Apresentar e debater sobre o tema "As narrativas temporais na construção Histórica de Governador Valadares".


Objetivo(s) da ação ou atividade: Busca-se promover debates sobre temas de relevância contemporânea no âmbito jurídico, além de possibilitar que os alunos do curso compreendam a relevância da pesquisa na formação discente.


Alcance quantitativo: Alunos dos 1° períodos.


Resultados alcançados: Por meio deste encontro foi possível promover competências e habilidades que contribuem para o fortalecimento do perfil do egresso, como : Criar um espaço de conscientização e reflexão sobre "As vozes do Território" e As narrativas temporais na construção Histórica de Governador Valadares.

Publicação Docente


Responsáveis: Prof. Dr. Bernardo Gomes Barbosa Nogueira, Prof. Ms. Islane Archanjo Rocha Martins e aluna Iasmyn Vitória Costa.


Data de realização da atividade/ação: 25 de setembro de 2023


Descrição do projeto/atividade: Publicação do Artigo "Torto Arado: uma leitura interdisciplinar de Território Quilombola a partir do Direito e da Geografia Cultural" na Revista Literatura em Debate, atualmente QUALIS A4.


Objetivo(s) da ação ou atividade: Incentivar a iniciação científica.


Alcance quantitativo: Comunidade interna e externa.


Resultados alcançados: Por meio deste encontro foi possível promover competências e habilidades que contribuem para o fortalecimento do perfil do egresso, como : Criar um espaço de conscientização e reflexão sobre "Torto Arado: uma leitura interdisciplinar de Território Quilombola a partir do Direito e da Geografia Cultural"

Congresso internacional


Responsáveis: Professores do Mestrado e Gestão de Território, Curso de Direito da Univale e professores do Curso de Direito da Colômbia e Argentina.


Data de realização da atividade/ação: 11 de outubro. 


Descrição do projeto/atividade: Congresso Internacional de Gestão de Política y Globalización. Radiografía crítica de los conflictos  en el mundo y en Colombia.


Objetivo(s) da ação ou atividade: Participar do Congresso Internacional.


Alcance quantitativo: Alunos e Professores do Curso de Direito.


Resultados alcançados: Representar a Universidade Vale do Rio doce em Congresso Internacional.

Mostra de Profissões


Responsáveis: Professor André e Professor Thiago


Data de realização da atividade/ação: 21 de outubro.


Descrição do projeto/atividade: A escolha da carreira é sempre um momento delicado na vida de um jovem, marcado por incertezas e dúvidas. O principal questionamento dos estudantes na conclusão do ensino médio é: qual faculdade escolher? 

Na mostra de profissões, os estudantes têm um contato real com o mundo acadêmico, podem participar de atividades práticas e experimentos, além de vivenciarem um dia inteiro voltado à orientação profissional.

Atendendo um convite do Instituto Imaculada Conceição, a UNIVALE – Universidade Vale do Rio Doce esteve presente na MOSTRA DE PROFISSÕES, no dia 12 de maio de 2023, no período matutino. O curso de direito foi representado pelo Professor André Rodrigues (coordenador) e pelo Professor Thiago de Castro, que expuseram aos alunos do Ensino Médio o funcionamento do curso, as diretrizes, e principalmente, os motivos para escolher a Univale para fazer DIREITO!

Os professores fizeram uma aula expositiva dividida em dois momentos, para aproximadamente 60 (sessenta), usando de metodologia ativa, de modo bastante interativo, com a participação dos alunos, tirando todas as dúvidas sobre a Universidade e o conteúdo programático do curso.

Foi uma oportunidade de troca de ideias e informações sobre o mercado de trabalho, sobre as carreiras em evidência e sobre o futuro das profissões. Certamente, os alunos do ensino médio que participaram da MOSTRA DE PROFISSÕES estão informados sobre a dinâmica do curso, os conteúdos ministrados, e as possibilidades do mercado de trabalho. A expectativa é de que, através da apresentação, a UNIVALE possa se fazer presente cada vez mais na comunidade, e ser a escolhida para fazer parte do futuro desses jovens.


Objetivo(s) da ação ou atividade:  Promover a aproximação dos alunos do ensino médio em relação ao ensino superior,  


Alcance quantitativo: A atividade foi destinada a todos os alunos do ensino médio da instituição. 


Resultados alcançados: Os alunos do ensino médio compreenderam como é o curso de Direito e quais opções profissionais ele contempla.

A influência do racismo na construção da personalidade.


Responsáveis: Prof. Fernanda Saches Procópio e o Coletivo Abayomi GV.


Data de realização da atividade/ação: 14 de novembro


Descrição do projeto/atividade: Debate a respeito da influência do racismo na construção da personalidade.


Objetivo(s) da ação ou atividade: Conscientizar, sensibilizar e informar a cerca do racismo estrutural e das políticas públicas afirmativas, assim como da atual legislação a respeito do racismo no Brasil.



Alcance quantitativo: Alunos dos primeiros períodos.



Resultados alcançados: Proporcionar aos alunos um estudo aprofundado na ciência do Direito de forma interdisciplinar.

Simulado OAB


Responsáveis: Prof. André Rodrigues Santos e professores das disciplinas de formação geral, técnico-jurídico e prática jurídica.


Data de realização da atividade/ação: 17 de novembro


Descrição do projeto/atividade: Fomentar o estudo e as discussões dos principais temas jurídicos cobrados no exame da ordem e concursos públicos a partir de aulas direcionadas e realização de simulados.


Objetivo(s) da ação ou atividade: Proporcionar ao aluno a possibilidade de rever, estudar e fixar melhor o conteúdo cobrado no exame de ordem de modo a melhorar o desempenho dos discentes na realização do exame.



Alcance quantitativo: Alunos do 9° e 10° períodos.



Resultados alcançados: Aprovação no Exame da Ordem e concursos públicos.

Dia D - Aulão de revisão da OAB


Responsáveis: Prof. André Rodrigues Santos e professores das disciplinas de formação geral, técnico-jurídico e prática jurídica.


Data de realização da atividade/ação: 18 de novembro


Descrição do projeto/atividade: A atividade integradora “Ações OAB” será vivenciada pelas turmas de períodos finais, isto é, 8º, 9° e 10º períodos e tem por objetivo fomentar o estudo e as discussões dos principais temas jurídicos cobrados no exame da ordem e concursos públicos a partir de aulas direcionadas e realização de simulados.



Objetivo(s) da ação ou atividade: Proporcionar ao aluno a possibilidade de rever, estudar e fixar melhor o conteúdo cobrado no exame de ordem de modo a melhorar o desempenho dos discentes na realização do exame.



Alcance quantitativo: Alunos do 8°, 9° e 10° períodos.



Resultados alcançados: Aprovação no exame da Ordem.

Live da sua aprovação


Responsáveis: Prof. André Rodrigues Santos


Data de realização da atividade/ação: 19 de novembro


Descrição do projeto/atividade: Incentivar e orientar os alunos para o Exame da Ordem.


Objetivo(s) da ação ou atividade: Tranquilizar, orientar e passar dicas importantes para a realização das provas.



Alcance quantitativo: Alunos que farão o Exame da Ordem.



Resultados alcançados: Aprovação no Exame da Ordem.

Dia D Univale. Revisão de Véspera para a prova da OAB


Responsáveis: Prof. André Rodrigues Santos, Porf. Fabiano Correa, Prof. Vinícius, Prof. Rogério, Profa. Rosimeire Pereira


Data de realização da atividade/ação: 18 de novembro


Descrição do projeto/atividade:  Fomentar o estudo e as discussões dos principais temas jurídicos cobrados no exame da ordem.


Objetivo(s) da ação ou atividade: Proporcionar ao aluno a possibilidade de rever, estudar e fixar melhor o conteúdo cobrado no exame de ordem de modo a melhorar o desempenho dos discentes na realização do exame.



Alcance quantitativo: Alunos que farão o Exame da Ordem.



Resultados alcançados: Aprovação no Exame da Ordem.

Congresso do IBDFAM/MG no Vale do Rio Doce e região


Responsáveis:  IBDFAM/MG e OAB/MG


Data de realização da atividade/ação: 17 e 18 de novembro



Objetivo(s) da ação ou atividade: Proporcionar um espaço de debates e discussão juntamente com o Instituto Brasileiro de Direito da Família.



Alcance quantitativo: Alunos, Professores e interessados à discussão.



Programa Monitoria Voluntária


Responsáveis: Espaço A3 e Professores do curso de Direito

Data de realização da atividade/ação:  Durante o semestre de 2024.1.

Descrição do projeto/atividade:  A monitoria voluntária da UNIVALE é definida como uma modalidade de ensino e aprendizagem com a finalidade de valorizar a participação de discentes que tenham se destacado em disciplinas/módulos, promovendo a integração deles em diferentes períodos dos cursos de graduação.  A atividade de monitoria oportuniza a participação dos diferentes estudantes em superação a todo e qualquer preconceito racial, estimulando a equidade mesmo em um ambiente universitário em que a diversidade se faz tão marcante.  Essa questão da proteção étnico-racial converge com aquela sobre educação e direitos humanos, pois ambos dialogam rumo à efetividade da cidadania. 

Objetivo(s) da ação ou atividade: O Programa de Monitoria Voluntária da UNIVALE tem como objetivos: I - despertar no(a) discente monitor(a) a vocação pela carreira docente; II - assegurar a cooperação do corpo discente com o corpo docente nas atividades de ensino; III - proporcionar apoio acadêmico necessário aos discentes com baixo desempenho e superação das dificuldades de aprendizagem. 

Alcance quantitativo:  A monitoria é aberta a todos os alunos que cumpram com os requisitos estabelecidos pelo edital.

Resultados alcançados: No final da monitoria voluntária, o(a) aluno(a) deve elaborar o relatório final das atividades realizadas e encaminhá-lo ao(à) professor(a) proponente para assiná-lo e entregá-lo impresso no Espaço A3 – Apoio ao Aluno.  Cabe ao(à) monitor(a) voluntário(a) encaminhar a ficha de avaliação e folha de ponto ao Espaço A3 – Apoio ao Aluno para fins de registro junto à Secretária Acadêmica, que emitirá o certificado. 


Natal Solidário CAEF


Responsáveis:  CAEF com o apoio da Univale


Data de realização da atividade/ação: 06 de novembro a 08 de dezembro


Descrição do projeto/atividade: Arrecadação de alimentos não perecíveis.


Objetivo(s) da ação ou atividade: Arrecadação de alimentos não perecíveis para pessoas com Vulnerabilidade social a  fim de garantir alimentos para a população em situação de risco social e proporcionar um Natal mais digno  para todos.


Alcance quantitativo: Alunos do curso de Direito da Univale.


Resultados alcançados: Doação dos alimentos para pessoas com Vulnerabilidade Social.