Iniciativa Popular é Legal
Responsáveis: Professores do 4º período de Direito.
Data de realização da atividade/ação: 26 de maio de 2023.
Descrição do projeto/atividade: Atento ao que determina o artigo 2º, §1º, inc. VI da nova DCN (Resolução CNE/CES nº 5/2018), os alunos tem a possibilidade de aprofundar o processo de ensino-aprendizagem desenvolvendo atividades práticas desde os primeiros semestres da graduação. O projeto “Iniciativa é POPULAR! “ é baseado em um projeto de inciativa popular onde o próprio cidadão inicia uma proposição legislativa. Segundo a CF/88: A iniciativa popular pode ser exercida pela apresentação à Câmara dos Deputados de projeto de lei subscrito por, no mínimo, um por cento do eleitorado nacional, distribuído pelo menos por cinco Estados, com não menos de três décimos por cento dos eleitores de cada um deles. Sabe-se que a Lei Ficha Limpa (LC nº 135/2010) foi um produto que surgiu a partir de uma iniciativa popular, isto é, a sociedade foi responsável direta pela existência da lei.
À luz do princípio da simetria a Iniciativa Popular pode ser aplicada no âmbito municipal conforme lei orgânica municipal.
Considerando a diversidade de assuntos sociais que podem ser objeto de pesquisa e debate para possíveis proposituras de projetos de leis, a proposta tem o objetivo geral de buscar possíveis temas relevantes dentro do município de Governador Valadares, e, posteriormente, a turma, orientada por docente irá pesquisar p e debater os temas, e em seguida, elaborará um projeto de iniciativa popular, apresentando, ao final, no Poder Legislativo.
A justificativa do projeto, portanto, reside no fato de que essas ações, além de fortalecer o processo de ensino-aprendizagem, também podem produzir resultados positivos para toda região, ao propor uma Iniciativa Popular, os alunos entendem perfeitamente a parte teórica aliada a prática, além do exercício da cidadania.
Nas primeiras semanas do semestre, pretende-se adotar como metodologia ativa do levantamento junto à turma de situações dentro do município de Governador Valadares que podem dar origem a proposição da Iniciativa Popular.
A turma será dividida em 5 (cinco) grupos, e cada grupo será responsável por investigar uma situação problema dentro do município. Em seguida elaborará um relatório detalhado, e consequentemente a confecção de um projeto de “Iniciativa Popular”. No dia designado cada grupo irá apresentar o relatório e o projeto de Iniciativa Popular. Os trabalhos passarão por avaliação de banca pública, sendo que o melhor trabalho será encaminhado para apresentação no poder legislativo local.
Objetivo(s) da ação ou atividade: Conhecer o processo legislativo Brasileiro, e sua interface com os demais ramos do Direito.
Alcance quantitativo: Estiveram envolvidos na atividade aproximadamente 35 alunos.
Resultados alcançados: Por meio desta atividade foi possível promover competências e habilidades que contribuem para o fortalecimento do perfil do egresso, como : "interpretar e aplicar as normas (princípios e regras) do sistema jurídico nacional, observando a experiência estrangeira e comparada, quando couber, articulando o conhecimento teórico com a resolução de problemas; demonstrar competência na leitura, compreensão e elaboração de textos, atos e documentos jurídicos, de caráter negocial, processual ou normativo, bem como a devida utilização das normas técnico-jurídicas; demonstrar capacidade para comunicar-se com precisão; dominar instrumentos da metodologia jurídica, sendo capaz de compreender e aplicar conceitos, estruturas e racionalidades fundamentais ao exercício do Direito; adquirir capacidade para desenvolver técnicas de raciocínio e de argumentação jurídicos com objetivo de propor soluções e decidir questões no âmbito do Direito; desenvolver a cultura do diálogo e o uso de meios consensuais de solução de conflitos; compreender a hermenêutica e os métodos interpretativos, com a necessária capacidade de pesquisa e de utilização da legislação, da jurisprudência, da doutrina e de outras fontes do Direito; atuar em diferentes instâncias extrajudiciais, administrativas ou judiciais, com a devida utilização de processos, atos e procedimentos e desenvolver a capacidade de trabalhar em grupos formados por profissionais do Direito ou de caráter interdisciplinar" (MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO, 2018).