IMACEN 

O Grupo de Estudos Imagens em Movimento, Cena e Educação (IMACEN) é uma ação de extensão desenvolvida pelo Projeto de Pesquisa NEC (Núcleo de Estudos e Criação Cênico-Visual), sob coordenação do Prof. André Rosa da Licenciatura em Teatro da UEM. 

Confira o instagram do NEC para acompanhar as divulgações dos próximos encontros. 

Ciclo de Debates 2022 - Arte, Educação e Mediações Tecnológicas

O Ciclo de Debates I – 2022 TROUXE pessoas convidadas para provocar questionamentos acerca das potencialidades e problematizações das mediações tecnológicas na produção artística, pedagógica da cena e das imagens em movimento. 


O primeiro encontro aconteceu no dia 29 de agosto de 2022 e contou com a participação do Prof. Dr. Rodrigo Gontijo. 

RODRIGO GONTIJO é artista, curador e professor na Universidade Estadual de Maringá. É Doutor e Mestre em Multimeios pelo Instituto de Artes da UNICAMP e Bacharel em Comunicação e Multimeios pela PUC-SP. É membro da AsAECA (Asociación Argentina de Estudios sobre Cine y Audiovisual) e da SOCINE (Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual). Desenvolve projetos de cinema ao vivo (pré-cinema e pós-cinema), danças para telas, performances audiovisuais, instalações e filme-ensaio. Suas produções foram apresentadas no Brasil, Argentina, Canadá, Marrocos e Espanha.

Para conferir a gravação do encontro, clique aqui.

O segundo encontro aconteceu no dia 27 de setembro de 2022 e contou com a participação do Prof. Me. Evill Rebouças

EVILL REBOUÇAS, roteirista, dramaturgo, encenador, ator e professor em artes cênicas e audiovisual no Centro de Audiovisual de São Bernardo do Campo/SP. Licenciado em Educação Artística pelo Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista (Unesp), recebeu, da Unesp, o título de mestre por desenvolver pesquisa sobre dramaturgias, publicada em livro. Conquistou, ainda, diversos prêmios e indicações, com destaque para o da Associação Paulista de Críticos Teatrais (APCA) e Shell, além de ser o fundador da Cia. Artehúmus de Teatro. 

Para conferir a gravação do encontro, clique aqui.

O terceiro encontro aconteceu no dia 31 de outubro de 2022 e contou com a participação do Prof. Dr. Rael B. Gimenes

RAEL GIMENES TOFFOLO é compositor paulistano domiciliado em Maringá-PR. Professor adjunto no Departamento de Música e Artes Cênicas na Universidade Estadual de Maringá (UEM), atuando nos cursos de Música, Artes Cênicas e Comunicação e Multimeios, no programa Pós-Graduação em Música da UEM, e regente da Orquestra de Câmara da Universidade Estadual de Maringá. É Doutor em Música pela UNESP com pesquisa na área de composição musical e música eletroacústica em tempo real. Como compositor dedica-se à criação de obras acústicas, eletroacusticas, audiovisuais, instalações e música de cena, com obras premiadas em diversos concursos nacionais e internacionais. Como pesquisador dedica-se especialmente à área de Cognição Musical e suas correlações com a Arte Interativa. Foi Secretário Municipal de Cultura de Maringá e Diretor de Cultura da UEM. É Coordenador do GRITARIA: GRupo de estudos InTerdisciplinar de ARte InterativA (CNPq) e membro do Laboratório de Pesquisa e Produção Sonora - LAPPSO (CNPq). 

Para conferir a gravação do encontro, clique aqui.

O quarto encontro aconteceu no dia 05 de dezembro de 2022 e contou com a participação da Profa. Dra. Dodi Leal e de Robson Catalunha. 


DODI LEAL é professora de Artes Cênicas da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), em Porto Seguro e do PPGAC/UDESC, em Florianópolis. Líder do Grupo de Pesquisa “Pedagogia da Performance: visualidades da cena e tecnologias críticas do corpo” (CNPq/UFSB). Realiza estudos e obras artísticas de performance, iluminação cênica, crítica teatral, curadoria e pedagogia das artes. Doutora em Psicologia Social (IP-USP) e Licenciada em Artes Cênicas (ECA-USP). Dirige a série TEATRA da editora Hucitec.

ROBSON CATALUNHA é ator, diretor e performer. Mestrando em Artes Cênicas na Universidade de São Paulo. Em sua formação, destaca o CPT (Centro de Pesquisas Teatrais), de Antunes Filho. Integrou a Cia. de Teatro Os Satyros e o Grupo Pândega, sob direção de Maria Alice Vergueiro, onde atuou com a mesma em “Why the Horse”. Em 2017 e 2018, após ser dirigido por Bob Wilson, foi um dos residentes do The Watermill Center, laboratório de inspiração e performance do referido diretor, em Nova Iorque, com artistas de mais de 30 países. Nos últimos anos, se apresentou e vem desenvolvendo projetos com artistas na África, Ásia, América do Norte e Europa.

Para conferir a gravação do encontro, clique aqui. 

Ciclo de Debates 2023: Artes Cênicas e Produção Cultural

O Ciclo de Debates: Artes Cênicas e Produção Cultural tem como objetivo apresentar princípios básicos da produção cultural, sobretudo no que diz respeito às artes cênicas, por meio de debates com pessoas experientes na área. Assim, o curso visa instaurar um espaço propício para trocas de experiência e suporte para as pessoas iniciantes no campo da produção cultural, contribuindo para a expansão e aprimoramento das ações culturais desenvolvidas por elas.  

Os encontros aconteceram entre os dias 23/08 e 27/09, às quartas-feiras, das 19h30 às 21h, via Google Meet. Cada encontro contou com pessoas convidadas para debater sobre um tema previamente definido.


23/08 - 19h30 às 21h

O que é produção cultural?

Profa. Me. Marcia Moraes (UNESPAR)

30/08 - 19h30 às 21h

A formação de um(a) produtor(a) cultural

Profa. Dra. Heloisa Marina (UFMG)

06/09 - 19h30 às 21h

Artes Cênicas: produção cultural e universidade

Representantes da Mostra Emergente, da Mostra Fexo e da Cia. Oferenda: Caio Monczak, Camila Sardou, Cass Soares,  Emily Pimenta, Karina Rozek, Roriê Gimenes e Willian Lima

13/09 - 19h30 às 21h

Produção de grupos de teatro

Cynthia Margareth (UNICAMP)

20/09 - 19h30 às 21h

Gestão cultural e políticas públicas para a cultura 

Victor Simião (SEMUC) e Mateus Moscheta (Cia. Solagasta)

27/09 - 19h30 às 21h

Produção cultural em Maringá

Rachel Coelho (2 Coelhos Comunicação e Cultura) e Alan Gaitarosso (Arena das Artes)