ECO NEC - Encontros COmpartilhados

O ECO NEC se constitui como um espaço aberto de diálogo com outras pessoas criadoras que, de alguma forma, se conectam com os principais interesses do NEC: audiovisual, teatro, educação e tecnologias interativas.  

Documentário "Isso fala mais de você"

O primeiro encontro compartilhado aconteceu no dia 22 de setembro de 2022 no Teatro Universitário de Maringá. Nele, foi exibido o documentário "Isso fala mais de você". Após a exibição, foi realizado um debate com Ligiane Ciola e José Carlos Leonel, jornalistas e produtores do filme; Fran Rocha, advogada e presidenta do COMDIPLGBTQIAPN+; Saulo Gaspar, gerente de Diversidade da Secretaria de Juventude, Cidadania e Migrantes da Prefeitura de Maringá.


NEC na imprensa: maringá.com - O Fato Maringá - Notícias UEM - O Diário de Maringá - Maringaense Cultural

SINOPSE


“Isso fala mais de você” mostra o clima instaurado na cidade por parte de militantes contrários a concessões de direitos à população LGBTQIAPN+, acompanha o desenrolar das votações, observa negociações entre partidos e demonstrações de incoerência, circula entre os protestos de contrários e favoráveis, e ouve os relatos de pessoas LGBTQIAPN+ perplexas com os retrocessos no Legislativo, enquanto ainda tentam curar velhas feridas das violências sofridas. Sem respeitar qualquer linha temporal, o documento alterna registros factuais de sessões e entrevistas com pessoas LGBTQIAPN+ de Maringá.

O filme foi contemplado no edital Prêmio Bolsa Pesquisa e Fazer Artístico Cultural – Lei Aldir Blanc do Governo Federal e marca a estreia em longas metragens para a direção assinada por Ligiane Ciola e José Carlos Leonel.

Espetáculo "Alguma Coisa"

O espetáculo foi apresentado no dia 08 de novembro de 2022 como parte da Mostra Integrada da Licenciatura em Teatro da UEM 2022.1 à convite do NEC. 

Alguma Coisa nos apresenta a história de um homem que passa seus dias entre a tranquilidade de sua pequena casa e suas tarefas no campo, sempre cercado pelos seus amigos: as galinhas, as vacas e os peixes. Ao lado da casinha há um pé de manga e em frente, há um lindo rio, o rio Piranga.

Um certo dia o homem recebe uma carta misteriosa. Uma carta que o desafia a construir alguma coisa que o retire do chão, que o aproxime das nuvens e o possa carregar para uma nova jornada.


Ficha técnica:

Concepção e encenação: Fábio Superbi

Banda sonora: Leon Bucaretchi

Cenário: Manu Romeiro

Produção: Heliodora + Estamos a Pensar Associação Cultural

Apoio: Anagrama – Oficina de sonhos

Informações: https://fabiosuperbi6.wixsite.com/heliodora/algumacoisa

Encontros Compartilhados com Juliana Notari

No dia 15 de fevereiro às 19h30, ocorreu a pré-estreia do curta-metragem “Coágulo” e o lançamento do livro “Pedagogia da Marionete Livre”. Ambos fazem parte do projeto “20 anos de Marionete Livre – Comemoração e Manifesto” contemplado pelo edital Rumos Itaú Cultural (2021-2022). A Marionete Livre é um movimento nômade que Juliana Notari defende e difunde nestes 20 anos de caminhada por meio de suas obras marionetescas e seus processos pedagógicos de trocas de saberes e experiências pelo mundo. A artista trabalha e colabora com músicos, compositores e multi artistas para abrir novos caminhos para a marionete contemporânea.  

NEC na imprensa: Paraná Portal - Notícias UEM - O Fato Maringá - Maringaense Cultural - Maringá Post - Rádio UEM FM 

Oficina Drama da Matéria

Nos dias 16 e 17 de fevereiro, das 18h30 às 21h30, aconteceu a oficina “Drama da Matéria”. Nesta oficina, ministrada por Juliana, o objetivo principal é o entendimento profundo dos primórdios da linguagem das marionetes, que é a relação subjetiva com a matéria, com a forma, e com sua capacidade de mutação.

Workshop de Interpretação e Direção de Atores e Atrizes para Experimentos Audiovisuais 

Um workshop desenvolvido pelo NEC – Núcleo de Estudos e Criação Cênico-Visual para conhecimento e experimentação de técnicas e procedimentos relacionados à interpretação e à direção de atores e atrizes no campo do audiovisual. 

Ao vivenciar essas técnicas e procedimentos, as pessoas participantes desenvolveram exercícios e pequenos experimentos audiovisuais entre as pessoas intérpretes e as pessoas diretoras. Para conferir os resultados das experimentações, acesso o instagram do NEC. 


Público Alvo: todas as pessoas interessadas nas questões relacionadas à criação audiovisual, nas funções da atuação e da direção.

Ministrantes: André Rosa, Julia Bicudo, Pedro Costa e Nathália Souza.

Período de realização: de 02/03 a 23/03/2023. 

NEC na imprensa: Notícias UEM - O Fato Maringá - Maringaense Cultural

Núcleo de Criação de Roteiros Cênicos-Audiovisuais

O foco do Núcleo está no exercício da escritura dos roteiros para o campo do audiovisual, a partir dos argumentos previamente definidos. As pessoas participantes desenvolverão e assinarão os roteiros para a 1ª temporada da websérie: "Pequenas Histórias Desencontradas", a ser produzida pelo NEC a partir do 2º semestre de 2023.  

Ministrante: Juliana Ferrari

Período de realização: de 13/05 a 01/07/2023


NEC na imprensa: Maringaense Cultural - Notícias UFG - Maringá Post 

Laboratório de Criação e Montagem Cênica

Este laboratório se destina à pesquisa cênica a partir de treinamentos e metodologias da cena desenvolvidas pelo diretor de teatro Roberto Oliveira ao longo de sua trajetória. Ao final dos encontros, o espetáculo criado pelas pessoas participantes será apresentado ao público.  

Para saber mais, clique aqui

NEC na imprensa: Notícias UEM - Maringá Post - Maringaense Cultural - CBN Maringá

 Estudos Teóricos e Práticos em Artes e Tecnologias

Esta ação do ECO NEC teve como foco formar um grupo com encontros artísticos para o desenvolvimento de estudos teóricos e práticos no campo da arte, da tecnologia e seus cruzamentos. O objetivo é vivenciar diferentes olhares sobre os encontros entre corpo, arte e tecnologia. 


Os encontros aconteceram nos dias 24 e 31/10, 07, 21 e 28/11 e 05/12, das 18h30 às 21h30, no TUM - Teatro Universitário de Maringá. 

As atividades foram ministradas por André Rosa, Vanessa Deister e Jihan Katish.


Danças e Tecnologias para Corpos Insurgentes e Ancestrais

Entre os dias 17/05 e 06/06, estarão abertas as inscrições para a oficina “Danças e tecnologias para corpos insurgentes e ancestrais”, ofertada pelo Núcleo de Estudos e Criação Cênico-Visual (NEC) e ministrada pelo professor André Rosa. Os encontros acontecem nos dias 10, 12 e 14 de junho, das 18h às 21h30, no TUM - Teatro Universitário de Maringá (UEM, bloco O-08).

A oficina, com carga horária de 10 horas e certificação, também contará como seleção de elenco para a montagem inédita do espetáculo "Veredas, corpos que ancoram!". As vagas são limitadas e analise de currículo está entre os pré-requisitos para a inscrição.

A oficina é destina a toda a comunidade artística de Maringá. 

Para se inscrever, clique aqui.   

NEC na imprensa: maringa.com  - Rádio Maringá - Notícias UEM