A Mostra Integrada da Licenciatura em Teatro da UEM é uma iniciativa semestral do curso de graduação em Artes Cênicas - Licenciatura em Teatro da UEM, e tem como objetivo compartilhar com a comunidade interna e externa os resultados artísticos de produções realizadas pelos discentes nas disciplinas da graduação, assim como as práticas realizadas no âmbito dos estágios e as experiências de pesquisa acadêmica realizadas no semestre letivo. Os ingressos são gratuitos e serão distribuídos 30 minutos antes de cada apresentação. Fique atento/a à capacidade e faixa etária de cada ação. 

Período de realização: 19 a 26 de março de 2024

Atravessadas

Experimento cênico criado a partir de dramaturgias do(a) ator/atriz e da colagem e

adaptação de textos clássicos e contemporâneos. Personagens como Antígona, Cassandra, Ismênia, Jasão, Joana, Lady Macbeth, Medeia, Ofélia, Rosalina e arquétipos de artista, escritora e atriz atravessam o elenco e provocam diferentes atmosferas. Reflexões sob a ótica de personagens femininas norteiam as pesquisas cênicas desenvolvidas pela turma 02 de Práticas de Atuação II da Licenciatura em Teatro da UEM.


19 de março, terça-feira, às 19h30

TUM – Bloco O-08 (Universidade Estadual de Maringá)

Capacidade: 150 Lugares. Grátis. 16 anos. 60min.


Atuação: Amanda Bieszczad De Carvalho, Ana Gabriela Sena Goncalves, Ana Luiza Lopes Aite, Beatriz Eugenia Oliveira Carvalho, Bianca Tavares Lima, Cassiana De Jesus Ribeiro, Clara Soares Mugnaini Barbosa, Diego Henrique Cassiano Pereira, Elana Dora Wink Ferreira Do Rosário, Julia Carolina Ferreira De Moraes, Julia Da Costa, Lívia Gatti Rodrigues, Maria Eduarda Carraschi Nogueira, Roriê Gimenes De Morais. 

Dramaturgia: Turma 02 de Práticas de Atuação II - Adaptação a partir dos textos “Galeria Cassandra”, de Patrícia Silveira; “Gota D’Água”, de Chico Buarque; “Antígona”, de Sófocles; “Medeia”, de Eurípides e “Hamlet”, “Macbeth” e “Romeu e Julieta” de Shakespeare.

Figurinos: Turma 02 de Práticas de Atuação II

Trilha sonora pesquisada: Elisa Heidrich e Turma 02 de Práticas de Atuação II

Iluminação: Vanderlei Antonio Bachega Junior

Orientação: Elisa Heidrich

Colaboração: Ricardo Dalai

Crédito da imagem: Elana Dora Wink Ferreira Do Rosário


VIII Encontro de Vivências Docentes em Teatro da UEM - Teatro na Comunidade


O encontro consiste na partilha de diferentes experiências de estágio na Comunidade dos(as) acadêmicos(as) do 4⁰ ano do curso de Artes Cênicas - Licenciatura em Teatro da UEM. Essa partilha, em formato de relatos expositivos, experiências sensíveis e resquícios dos processos vividos, possibilita refletir sobre alguns aspectos metodológicos, teóricos e práticos do percurso de formação do(a) artista-docente-pesquisador(a) em teatro, bem como o compartilhamento e a divulgação dos principais resultados dos projetos de estágio à comunidade interna e externa da Universidade.


20 de março, quarta-feira, das 9h às 12h

TUM – Bloco O-08 (Universidade Estadual de Maringá)

Capacidade: 150 Lugares. Grátis. Livre. 180min.


Discentes artistas-docentes-pesquisadores: Amanda Bieszczad de Carvalho, Beatriz Eugenia Oliveira Carvalho, Edna Cristina da Silva Batista, Gabriel Dias Barbosa, Gustavo Nunes de Sena, Leonardo Naves Cocco Pereira, Maria Fernanda Garcia Carvalho, Maria Letícia Chelis Góes, Matheus Tuzuki Monteiro da Silva, Maysa Cristina Ferreira, Nathália de Souza Mendes e Thais Cavalcante.

Docentes responsáveis: Lua Lamberti de Abreu e Luciano Matricardi de Freitas Pinto.

Crédito da imagem: Google/Mileni Vanalli Roéfero.

Entre Nós

Experimento cênico criado a partir de dramaturgias do(a) ator/atriz e da colagem e

adaptação de dramas clássicos. Relações que aparecem nos textos “A Dama das Camélias”, “A Gaivota”, “As três Irmãs”, “Casa de Bonecas” e “O Pato Selvagem” servem de inspiração para a composição de cenas e personagens. Um recorte de laços humanos serve de fio condutor para atrizes e atores realizarem suas pesquisas cênicas na disciplina “Práticas de Atuação II - turma 1” da Licenciatura em Teatro da UEM.


20 de março, quarta-feira, às 19h30

TUM – Bloco O-08 (Universidade Estadual de Maringá)

Capacidade: 150 Lugares. Grátis. 14 anos. 50min.


Atuação: Andrei Dias Lima, Emerson Paulo Bueno, Isabela Escudeiro de Ganello, Izabelle Cristine Barth Dias João, João Augusto Morila de Freitas, João Pedro Ghiraldelli, Marcos Vinícius Lopes Batista, Maria Fernanda Garcia Carvalho, Maria Luiza de Oliveira Leme, Ryan Gustavo Santos Carvalho, Susan Ayumi Yamamoto e Thiago Alves Póss

Dramaturgia: Turma 01 de Práticas de Atuação II - Adaptação a partir dos textos “A Dama das Camélias”, de Alexandre Dumas Filho; “A Gaivota” e “As três Irmãs”, de Anton Tchekhov e “Casa de Bonecas” e “O Pato Selvagem” de Henrik Ibsen.

Figurinos: Turma 01 de Práticas de Atuação II

Trilha sonora pesquisada: Elisa Heidrich e Turma 01 de Práticas de Atuação II

Iluminação: Vanderlei Antonio Bachega Junior

Orientação: Elisa Heidrich

Colaboração: Ricardo Dalai

Crédito da imagem:  Isabela Escudeiro de Ganello

VIII Encontro de Vivências Docentes em Teatro da UEM - Teatro na Escola

O encontro consiste na partilha de diferentes experiências de estágio na Escola dos(as) acadêmicos(as) do 3⁰ ano do curso de Artes Cênicas - Licenciatura em Teatro da UEM. Essa partilha, em formato de relatos expositivos, experiências sensíveis e resquícios dos processos vividos, possibilita refletir sobre alguns aspectos metodológicos, teóricos e práticos do percurso de formação do(a) artista-docente-pesquisador(a) em teatro, bem como o compartilhamento e a divulgação dos principais resultados dos projetos de estágio à comunidade interna e externa da Universidade. 


21 de março, quinta-feira, das 9h às 12h

TUM – Bloco O-08 (Universidade Estadual de Maringá)

Capacidade: 150 Lugares. Grátis. Livre. 180min


Discentes artistas-docentes-pesquisadores: André Sérgio Lima, Camila Almeida Girotto, Daniel de Oliveira Cassol, Fernando Yago Akamatsu, João Pedro Figueiredo de Oliveira, Mariana Brito Andrade, Natiely Ricken, Renan Lopes Lustosa, Ana Helena Alves Teixeira Pinto, Ana Laura Piassa Margiotti, Bianca Tavares Lima, Diego dos Santos Santini, Heron Gabriel Alvares, Julia Evelyn Araujo Calegari, Mara Nair Signorini Gomes e Maria Eduarda Carraschi Nogueira.

Docentes responsáveis: Mileni Vanalli Roéfero e Vanderlei Antonio Bachega Junior.

Crédito da imagem: Google/Mileni Vanalli Roéfero.


O Rinoceronte

Qual a lógica das nossas ações no meio social? O que nossos comportamentos civilizados escondem? O que pode emergir das lacunas da linguagem? Uma estranha epidemia afeta os cidadãos de uma cidade qualquer, em que o extraordinário nunca tinha acontecido. As bestas se proliferam, a epidemia se torna incontrolável. Alguém poderá resistir?


21, 22 e 23 de março, quinta-feira, sexta-feira e sábado às 19h30

Teatro Sesc Maringá

Capacidade: 215 Lugares. 16 anos. 60 min. 

Indica-se doações de materiais escolares novos ou usados para a 6° campanha do material escolar do SESC PR.


Elenco: Amanda Bieszczad, Beatriz Eugênia Oliveira Carvalho, Edna Cristina, Gabriel D., Gabrielly Rizzo, Gustavo Nunes, Leonardo Cocco, Maria Fernanda Carvalho, Maria Letícia Chelis, Matheus Tuzuki, Maysa Ferreira, Nathalia Mendes, Thais Cavalcante, Vinícius Rigo.

Texto: Eugène Ionesco

Direção: Wagner Monthero

Preparação de atores: João Alfredo Marchi

Mostra de Direção - Nervura


Apresentação das cenas desenvolvidas na disciplina de Fundamentos de Direção Teatral, ministrada pela Prof. Wagner Monthero


24, 25 e 26 de março.

TUM e Sala 1 – Bloco O-08 (Teatro Universitário de Maringá – UEM).


Para conferir a programação detalhada da Mostra de Direção, clique aqui.

Encontro: “Giro decolonial e protagonismos dissidentes”

com Daniel Colin. 

Por meio de uma reflexão-crítica sobre o pensamento hegemônico, o ministrante pretende apresentar outras perspectivas atreladas ao giro decolonial para o fazer das artes da cena, tanto em contexto de processos de criação, quanto da pedagogia e pesquisa em artes. 


25 de março, segunda-feira, das 10h às 12h

TUM – Bloco O-08 (Universidade Estadual de Maringá)

Capacidade: 150 Lugares. Grátis. 16 anos. 120 min.


Daniel Colin: Doutor, Mestre e Bacharel em Artes Cênicas. Diretor, ator, dramaturgo, autor, professor. Membro-fundador do Teatro Sarcáustico (Porto Alegre/RS). Diversos prêmios recebidos em várias categorias: Açorianos, Tibicuera, Braskem em Cena, dentre outros. Autor do livro "'O sul do corpo é o nosso norte': práticas deCUloniais em corpos de artistas do Brasil".

Oficina “4 Tempos e alguns respiros”

com Daniel Colin. 

Oficina “4 Tempos e alguns respiros”: um encontro-performativo decolonial formulado a partir de referenciais de teatros afro-brasileiros e indígenas, bem como de propostas artísticas não-hegemônicas, como uma possibilidade para processos de sensibilização e atuação. Os participantes precisam levar uma câmera de celular ou um espelho pequeno para a realização da oficina, além do uso de roupas confortáveis.


26 de março, terça-feira, às 9h.

TUM – Bloco O-08 (Universidade Estadual de Maringá)

Apenas para discentes do primeiro ano do curso de Artes Cênicas - UEM.


Daniel Colin: Doutor, Mestre e Bacharel em Artes Cênicas. Diretor, ator, dramaturgo, autor, professor. Membro-fundador do Teatro Sarcáustico (Porto Alegre/RS). Diversos prêmios recebidos em várias categorias: Açorianos, Tibicuera, Braskem em Cena, dentre outros. Autor do livro "'O sul do corpo é o nosso norte': práticas deCUloniais em corpos de artistas do Brasil".

Apoio: 

Realização: