Mostra de Direção 

Apresentação das cenas desenvolvidas dentro da disciplina de Fundamentos de Direção Teatral, ministrada pela Profa. Martha Dias da Cruz Leite.

Local: TUM - Teatro Universitário de Maringá.

03 de novembro

19h30 às 21h30 

Apenas mais um dia 


DIREÇÃO: João Pedro Barros Moreti 

ATUAÇÃO: Fernando e Daniel 

ILUMINAÇÃO:  João Pedro Barros Moreti

SONOPLASTIA:  João Pedro Barros Moreti

FIGURINOS: João Pedro Barros Moreti

SINOPSE: O mundo nunca para, dias vem e vão sem cessar, mas chega um momento que um dia é apenas mais um dia, isso que acontece com Hector e Lázaro. Amigos que ajuda um ao outro, em especial Lázaro, que busca constantemente ajuda de seu melhor amigo e psicólogo para saber como lidar com seus problemas e traumas, mas conforme a conversa desenrola verdades são esfregadas e emoções saem do controle ao ponto de a percepção sobre os problemas se tornarem algo prático e solucionável. 

DURAÇÃO: 15 minutos.

CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: 14 anos

Nas sombras da eternidade


DIREÇÃO: Bruna Justino Freire Lima

ATUAÇÃO: Igor dos Santos Grubert e Carolina Tereza Sabbi

ILUMINAÇÃO: Erick Costa Domingos

SONOPLASTIA: Bruna Justino Freire Lima

FIGURINOS: Bruna Justino Freire Lima

SINOPSE: Nas espessas brumas de um cemitério siciliano, vida e morte são colocadas em contraponto com a intensidade e maldição. Dois vampiros, eternamente apaixonados, dissertam sobre os aspectos intrínsecos a vida mortal e humana, em contraste com a decadência de sua própria eternidade, melancólica e regrada de um amor. Poderia mesmo, tal paixão, superar em todas as instancias a morosidade infindável da vida vampira? As sombras da eternidade responderão...

DURAÇÃO: 15 minutos

CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA:  NÃO RECOMENDADO PARA MENORES DE 10 ANOS (Linguagem Depreciativa)

Metamorfose 


DIREÇÃO: LAURA BORGHI NASCIMENTO 

ATUAÇÃO: ANA GABRIELA SENA GONÇALVES  

ILUMINAÇÃO: GABRIELLE FARIA

SONOPLASTIA: GABRIELLE FARIA  

FIGURINOS: LAURA BORGHI NASCIMENTO 

SINOPSE: A cena busca apresentar nossos entendimentos particulares a respeito da vida e suas incertezas, desde o nascimento passando por cada fase importante. Será abordado em cena o ciclo de nossas vidas. Como existem diversos percalços presentes nela, que nos acompanham em diversos momentos. O trabalho cênico será apresentado em ciclos. Estes ciclos terão como ponto de partida do nascimento até os aniversários de cada ano vivido. Nesta proposta cada aniversário terá uma temática na vida desta personagem. Tendo sempre como ponto de partida sua infância. Demonstrando assim a nossa passagem pela vida. Utilizaremos como base textual alguns poemas de autores como Sergio Vaz e Maria Cecilia Nachtergale.

DURAÇÃO: 15 minutos 

CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA:  10 anos

04 de novembro

19h30 às 21h30 

Huma e Otra


DIREÇÃO: Nayane de Abreu e Pedro Dias

ATUAÇÃO: Mara Signorini e Maysa Cristina Ferreira

ILUMINAÇÃO: Nayane de Abreu e Pedro Dias

SONOPLASTIA: Nayane de Abreu e Pedro Dias

FIGURINOS: Nayane de Abreu e Pedro Dias

SINOPSE: Enquanto Huma chega, Otra sai. Num encontro, desencontro e reconhecimento as duas dividem o mesmo espaço, por um determinado tempo. Buscam na memória, seus motivos para partir e para chegar.

DURAÇÃO: 15 minutos. 

CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: Livre.  

(Des)atino


DIREÇÃO: Brenda Romanoski e Vinicius Rigo

ATUAÇÃO: Natiely Ricken e Thais Cavalcante

ILUMINAÇÃO: Brenda Romanoski e Vinicius Rigo

FIGURINOS: Brenda Romanoski e Vinicius Rigo

DRAMATURGIA: Brenda Romanoski , Vinicius Rigo e Yuri Verissimo

SINOPSE: Uma garota está passando por uma época difícil. A sua insegurança, em conjunto com seus devaneios, está afetando-a mais do que nunca. Até mesmo ler poemas, uma das poucas coisas que ainda amava fazer, já não a alegra mais. Tudo que ela precisava naquele momento era de alguém que a entendesse e a ajudasse, mas será que ela realmente quer isso?

DURAÇÃO: 15 minutos

CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: Não recomendado para menores de 10 anos. 

SO.LI.TA.TEM


DIREÇÃO: Julia da Silva Bicudo e Maria Eduarda Olenski.

ATUAÇÃO: Giulia Glasser da Silva e Gustavo Nunes de Sena

ILUMINAÇÃO: Julia da Silva Bicudo, Maria Eduarda Olenski, Giulia Glasser da Silva e Gustavo Nunes de Sena.

SONOPLASTIA: Julia da Silva Bicudo e Maria Eduarda Olenski.

FIGURINOS: Giulia Glasser da Silva e Gustavo Nunes de Sena.

SINOPSE: Saudade. substantivo feminino. 1. sentimento melancólico devido ao afastamento de uma pessoa, uma coisa ou um lugar, ou à ausência de experiências prazerosas já vividas.

O que já foi, o que passou e o que ficou conversam em frases distintas e desconexas, lembrando sobre a saudade enquanto sentimento passageiro. Momentos, fases, pessoas, músicas, objetos, palavras e pensamentos são o ponto focal desta obra.

Devemos sempre falar de saudade, porque saudade está em tudo o que vivemos. Passado, presente e futuro. Afinal, e por falar em saudade, qual é a sua?

DURAÇÃO: 15 minutos.

CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: Livre.

TRÊS


DIREÇÃO: Gabrielly Rizzo e Tuany Yagura.

ATUAÇÃO: Aymi Yamamoto, Mariana Brito  e Nathália Souza

ILUMINAÇÃO: A direção.

SONOPLASTIA: Usando o violão, o instrumental  da música “Três” de Perota Chingo será tocado pela atriz Mariana Brito e gravado com a ajuda do professor do departamento de Música Rael Bertarelli.

FIGURINO: Gabrielly, Tuany, Ayumi, Mariana, Nathália e figurinos ofertados pelo acervo do TUM.

OUTRAS INFORMAÇÕES: As diretoras Gabrielly e Tuany tem a liberdade de participar da cena como provocadoras da interação com o público caso for necessário.

SINOPSE: Na sociedade em que cada ser é seu e busca o eu, a simbologia que o próprio corpo traz carrega em si, as vivências. Três corpos se descobrem como mulheres ímpares e irmãs de destinos que amarram as relações do seu eu com o outro.

DURAÇÃO: 15 Minutos

CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: Livre.

05 de novembro

19h30 às 21h30

Cartas para meu desencontro 


DIREÇÃO: Emily Sabrina Guedes Pimenta e Willian das Dores Lima;

ATUAÇÃO: Eddy da Silva e Renan Lopes Lustosa;

ILUMINAÇÃO: Emily Sabrina Guedes Pimenta e Willian das Dores Lima;

SONOPLASTIA: Emily Sabrina Guedes Pimenta e Willian das Dores Lima;

FIGURINOS: Emily Sabrina Guedes Pimenta e Willian das Dores Lima;

SINOPSE: Essa não é uma história de amor, é uma história de encontros e desencontros. Mais especificamente sobre o desencontro entre duas pessoas que tiveram um encontro tocante que desencadeou em vários desencontros ao longo da vida. O tempo passa, mas esse encontro permanece. A vida passa, e os desencontros acontecem. Essa é uma história de amor roubada pelo tempo e capturada pela palavra.

DURAÇÃO: 15min.

CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: 12 anos (Conteúdo sexual)

Mas como vocês transam?


DIREÇÃO: Leleco

ATUAÇÃO: Heron Gabriel

ILUMINAÇÃO: Leleco

SONOPLASTIA: Leleco

FIGURINOS: Heron Gabriel

SINOPSE: A cena retrata o dia de apresentação de Heron Gabriel em um stand-up. Enquanto ele se prepara para o show conta um pouco sobre sua história de vida como um homem trans. 

DURAÇÃO: 12 min.

CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA:  16

Entraves Vyscerays


DIREÇÃO E CONCEPÇÃO: Cass Soares

ATUAÇÃO E CO-CRIAÇÃO: Roriê Gimenes

ILUMINAÇÃO: A direção

PESQUISA: Roriê Gimenes e Cass Soares

OPERAÇÃO: Mia Oliveira

FIGURINO: Cass Soares e Roriê Gimenes

OUTRAS INFORMAÇÕES:

PROVOCADORA: Sofia Rosa Laurindo

PRODUÇÃO: Cass Soares, Mia Oliveira, Roriê Gimenes e Sofia Rosa Laurindo

SINOPSE: Partindo de três temas principais: Luto, Metateatro e Luta, a criação transversa performance, improvisação e colagem de textos, apresentados em três quadros organizados em uma estética performativa. Atriz e Direção integram-se em um trabalho de co-criação artística, por isso, a cena reflete também as vivências artísticas de ambas, trazendo um tom cômico-crítico com relação às políticas culturais. Existe aqui uma proposta de TRANS centralizar o teatro, diante pressupostos do conceito Corpo Político. O texto foi inspirado nas dramaturgias de Tempos de Cléo (Carolina Santana), Fim de partida (Samuel Beckett), Psicose 4:48 (Sarah Kane), Siderais (Cass Soares), bem como, uma frase de Buda e um ponto de Umbanda chamado Praça Linda.

DURAÇÃO: 15 Minutos

CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: 12 anos

06 de novembro

9h30 às 21h30

Dilúvio


DIREÇÃO: Diego da Silva Azevedo e Thais Martini Almeida

ATUAÇÃO:  Ana Helena 

ILUMINAÇÃO, SONOPLASTIA, FIGURINOS: Diego da Silva Azevedo e Thais Martini Almeida

Sinopse: Chuva. Procuro. Faces. Corpo. Cor. Amor. Água.

Através de uma entropia entre ficção e realidade este monólogo inunda o espaço teatral e te transporta para um mergulho nas opressões, resistências, sonhos, afetos e violências de pessoas chuva - revelando e refletindo quais infâncias e vivências são possíveis. O que pode o seu corpo? 

DURAÇÃO: 15 minutos.

CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: 10 anos

Corpo sobre Corpo 


DIREÇÃO: Eddy da SIlva

ATUAÇÃO: Laila Souza, Hérick Justino, Diego SIlva, Will Lima

ILUMINAÇÃO: Elenco

SONOPLASTIA: Elenco

FIGURINOS: Elenco

OUTRAS INFORMAÇÕES: Não recomendado para pessoas fotossensíveis 

SINOPSE: Corpo sobre Corpo é uma montagem teatral elaborada a partir de experiências sócio-raciais  de seu autor e coautores (elenco, orientadores e contribuintes). A montagem propõe abordar a experiência de 5 entidades/personagens

A mãe. A matriarca. Mães. Mãe África. Mãe preta. Mãe do autor. Atriz mãe. A Origem. A  relação do cuidado e da repreensão. Da objetificação feminina. Da objetificação materna. Da solidão da mulher preta.

O Medo. A insuficiência. O medo da Loucura. O Silêncio. A Reflexão. A inércia. O perigo. O Alerta. A constante sensação da morte. A luta e a fuga. 

A Loucura. A irreverência. O deboche. Inquisidora da raiva. O escárnio. O profano do sagrado. O atravessamento e o devaneio. A reflexão da veracidade da realidade. 

A Raiva. O trânse. A obsessão. O desgosto. A guerra. O nojo do sangue escorrendo e escorrendo e escorrendo. O desconforto ao invasivo e a injustiça. Interpretado por Diego da Silva

E o Eu.

DURAÇÃO: 15 min

CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA:  16 anos

Aflua 


DIREÇÃO: Lailla Aparecida de Souza

ATUAÇÃO:  Geovana Kwiatkowski Bevenuto dos Santos

ILUMINAÇÃO: Lailla Aparecida de Souza

SONOPLASTIA: Lailla Aparecida de Souza

FIGURINOS: Lailla Aparecida de Souza

SINOPSE: 

AFLUA 

AFLUA significa correr ou dirigir-se à uma direção ou a um ponto, sendo assim, a proposta de cena é expressar o que ocorreu na cabeça ou mente de (Rúbia) e para qual direção seu psicológico foi após anos de violência e em decorrer disso veio a separação. A mente de (Rubia) entra em devaneios e discuti com a plateia. Entre discussão e separação, depressão e luta, trabalho e sustento a história de vida de (Rubia) é contada através de sua mente com auxílio de áudios e projeções. AFLUA é baseada em fatos reais. 

DURAÇÃO: 15 min

CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA:  16 

ifé


DIREÇÃO: Gabrielle Faria

ATUAÇÃO: Fran Dias e Julie Ndjinga

ILUMINAÇÃO: Laura Borghi

SONOPLASTIA: Laura Borghi

FIGURINOS: Gabrielle Faria

SINOPSE: Do iorubá, amor, afeto.

Inspirado na obra “Vivendo de Amor” da escritora e professora bell hooks, ifẹ́ traz reflexões sobre a influência desse sentimento na vida das pessoas pretas, construindo estratégias para curar a si e seus semelhantes através do amor.

DURAÇÃO: 15 minutos

CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA:  LIVRE