ECO NEC- Encontros COmpartilhados promove a pré-estreia do filme Coágulo e o lançamento do livro-manifesto Pedagogia da Marionete Livre.

Sobre o filme Coágulo

Os primeiros desenhos da obra Coágulo foram criados após o golpe misógino de 2016, a partir da observação de que um gesto comum habita aqueles corpos masculinos parlamentares, supostamente representantes do povo: a opressão. Oprimir também significa bloquear o fluxo de existência, da vida em si, do que pulsa sim ou sim. E desde então a situação só piorou, o peso aumentou sobre os corpos e a liberdade, e com isso a ideia de que existe um coágulo impedindo o caminho de todos os seres habitantes da terra. Ele habita os corpos dos seres humanos, mas também os corpos das formigas, dos pássaros, das árvores e é gerado pelo sistema violento capitalista, racista, colonialista, exploratório e patriarcal. 

O filme Coágulo faz parte do projeto de comemoração-manifesto dos 20 anos de Marionete Livre de Juliana Notari, contemplado pelo Rumos do Itaú Cultural.

Sobre o livro Pedagogia da Marionete Livre 

Um livro-nômade feito para partilhar experiências sobre a arte milenar das marionetes sem a pretensão de impor verdades. Esse é o objetivo que a artista e marionetista Juliana Notari traçou para o livro Pedagogia da Marionete Livre: festa-manifesto, que reúne as vivências e os processos de criação experienciados por ela durante sua trajetória artística de duas décadas. A obra faz parte do projeto “20 anos de Marionete Livre – Comemoração e Manifesto”, que foi contemplado pelo programa Rumos Itaú Cultural.

Dividido em nove capítulos, o livro discute as memórias da infância, a poética do cotidiano, a construção sensível de marionetes e exercícios e práticas de animação. A obra também aborda os diálogos possíveis entre a arte da marionete e o contexto sociopolítico contemporâneo. O prefácio é do narrador oral Aldo Méndez, cubano radicado na Espanha que é autor de vários livros e foi indicado ao Grammy Latino 2020 pelo álbum Sonidos que cuentan.

Público Alvo: todas as pessoas interessadas nas questões relacionadas à arte, educação e teatro de bonecos e formas animadas.

Mediação: Prof. André Rosa

Artista convidada: Juliana Notari

Local e Horário: Teatro Universitário de Maringá (TUM), às 19h30.

Dia: 15 de fevereiro de 2023.

Entrada gratuita e Certificado de participação.

Uma iniciativa do NEC - Núcleo de Estudos e Criação Cênico-Visual, projeto de pesquisa do curso de Artes Cênicas - Licenciatura em Teatro da UEM. Conheça o projeto aqui