Relatório Gestão 2023

 A Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (STIC) do TRT-6 é responsável pelo planejamento e a coordenação das ações relacionadas à aplicação da tecnologia da informação e comunicação no âmbito da Justiça do Trabalho em Pernambuco e busca garantir as soluções de TIC mais apropriadas às necessidades do Regional, de acordo com a estratégia institucional do órgão.

Principais iniciativas (sistemas e projetos) e resultados na Àrea de TI por cadeia de valor

 O Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação (PDTIC) é um instrumento de gestão que orienta o planejamento e a execução das ações e projetos de TIC, alinhado à estratégia da organização, e foi aprovado pelo Comitê de Tecnologia da Informação e Comunicação e Presidência (Ata da 1ª Reunião - 2023). Sua elaboração está prevista no artigo 6º da Resolução CNJ n. 370/2021, a partir de uma abordagem cíclica, apoiada na metodologia Objective and Key Results (OKR). A definição dos objetivos do PDTIC foi orientada pela Estratégia Nacional do Poder Judiciário (ENTIC-JUD 2021-2026), pelo Planejamento Estratégico do TRT-6 - PEI TRT-6 e PDTIC da Justiça do Trabalho. Neste contexto, foram definidos os seguintes objetivos: 


  A STIC concluiu 28 projetos e ações em 2023, implantando ao longo do exercício cerca de 260 versões de sistemas. 

 Para o fortalecimento da Governança e Gestão Estratégica, a equipe da STIC teve como foco o iGovTIC-JUD, que afere o nível de cumprimento das diretrizes estratégicas especificadas na Estratégia Nacional de TIC do Poder Judiciário (ENTIC-JUD) para o período de 2021-2026 (Resolução CNJ n. 370/2021). Nesse contexto, foi elaborado um plano de ação para implementar as exigências ainda não atendidas em 2022, a fim de alcançar o nível Excelência de maturidade. Em consequência do bom trabalho desenvolvido, o TRT-6 garantiu o nível de maturidade pretendido, com nota 90,21, o que representou um aumento significativo em relação ao ano anterior, quando o Tribunal obteve nota 77,30 no mesmo índice. 

Plano de Transformação Digital 2023-2024 - ações concluídas em 2023: 

Sistemas - iniciativas desenvolvidas e implantadas em 2023: 

 Já no âmbito da infraestrutura de TIC, o TRT-6 investiu na melhoria da qualidade dos serviços de suporte e manutenção, objetivando o aumento da satisfação dos(as) usuários(as), destacando-se a contratação de nova rede de dados com maior capacidade e novos recursos de redundância e segurança. Também foram operacionalizados ambientes com tecnologia de infraestrutura ágil (Kubernetes), para automatização dos fluxos de trabalho e redução do tempo necessário para disponibilizar ambientes compatíveis com as aplicações regionais em produção ou em processo de homologação. 

Com o objetivo de capacitar as equipes técnicas nas tecnologias cada vez mais adotadas pela administração pública em virtude da crescente necessidade de reduzir despesas, foi realizada uma demonstração de viabilidade técnica (POC-Prova de Conceito), em conjunto com as empresas IPNET e Google, sendo avaliada a possibilidade de ter um ambiente de contingenciamento do sistema PJe-JT na nuvem. Após tal iniciativa, as equipes absorveram conhecimentos relacionados às tecnologias associadas e foi possível concluir acerca da viabilidade da fazer o contingenciamento do PJe-JT na nuvem.

O TRT-6 oferece ainda uma Central de Serviços de TIC, que recebe os chamados dos(as) usuários(as) internos e externos e repassa as demandas aos grupos solucionadores do Tribunal. Através desse canal, foram registrados mais de 30 mil chamados em 2023, sendo que os principais serviços demandados foram: Sistemas Judiciais Eletrônicos (20,72%), Equipamentos de Informática (19,08%) e o Software e Arquivos (13,10%). 




A Gestão Orçamentária e Financeira de TIC vem sendo aperfeiçoada mediante o acompanhamento da execução do orçamento, com base nos Índices de Eficiência na Execução Orçamentária, de Empenho e de Liquidação que foram definidos e que permitem o monitoramento e a adoção de ações proativas, a partir das informações consolidadas em relatórios mensais, com o objetivo de aumentar o controle e a eficiência do gasto público nessa área. 



No intuito de aprimorar o processo de aquisições e contratações de bens e serviços de TIC, foi oferecido treinamento à equipe especializada, de acordo com a Instrução Normativa n. 1/2019, da Secretaria de Governo Digital do Ministério da Economia (SGD/ME) e suas alterações posteriores, e com a nova Resolução CNJ n. 468/2022. Além disso, o Processo de Gerenciamento de Contratos de TIC passou por revisão e diversos ajustes para melhorar a gestão e a produtividade nessa área.