Campanhas institucionais serão realizadas para incentivar o comparecimento antecipado do eleitor aos cartórios, evitando filas nos últimos dias do prazo. A campanha de comparecimento antecipado será iniciada seis meses antes do prazo final, com um banner de contagem regressiva no site e ações de imprensa.
• A campanha de recrutamento de mesários voluntários deve ser conduzida paralelamente à campanha de encerramento do prazo de alistamento eleitoral, com o período ideal para intensificar a divulgação, coincidindo com o final do prazo de alistamento.
• Os materiais do projeto Uniamiga foram atualizados e estão sendo contactadas as universidades cujos termos de adesão encontram-se vencidos
• A campanha para mesários voluntários terá início em fevereiro de 2026 e se estenderá até maio, com um canal exclusivo no site e destaque para os benefícios.
Acesse a página da SECOM que trata das Campanhas Institucionais🔗.
• A distribuição de "colinhas" eleitorais ocorrerá a partir de março de 2026 para orientar os eleitores e agilizar o processo de votação.
Está prevista a impressão de 1 milhão de colinhas para o primeiro lote. Trata-se de finalidade educativa e estratégica, justamente porque:
Serão seis votos para o(a) eleitor(a) digitar na urna eletrônica: Deputado(a) Federal; Deputado(a) Estadual; Senador(a) (1º voto); Senador(a) (2º voto); Governador(a) e Presidente da República;
O fato de haver duas escolhas para o Senado pode gerar confusão ou demora na cabine de votação, já que é uma situação menos comum;
Nesse contexto, a colinha eleitoral cumpre papel pedagógico ao:
Orientar a ordem correta dos votos;
Ajudar o eleitor a se preparar previamente, anotando seus candidatos;
Otimizar o fluxo de votação ao reduzir o tempo médio de votação, colaborando para diminuir filas;
Garantir maior segurança e tranquilidade ao eleitor, especialmente os que têm dificuldade de memorização.
O canal exclusivo do mesário🔗 no site será ativado a partir de fevereiro, com o início da campanha do mesário a voluntário, e mantido no ar até dezembro em posição estratégica.
Até maio, o enfoque será incentivar os eleitores a serem mesários e depois, informar os convocados, passar as diretrizes da capacitação e treinamento.