A.- ORIGEM
B.- EVOLUÇÃO
C.- POPULAÇÃO ATUAL
A.- ORIGEM
Os habitantes mais antigos da região de Veranópolis eram indígenas que remontam aos tempos anteriores a Cristo, conforme consta no item 9.1 desta home page.
A partir do Século XIX surgem os primeiros brancos representados por descendentes de portugueses e, provavelmente, também alguns mamelucos. A menção a existência de bugres ficou na tradição oral antiga, hoje já desaparecendo.
Com o início da imigração italiana em 1886 é que realmente fundamenta-se a principal origem da população, claramente definida como sendo italiana.Ao lado dos italianos, mas em posição quantitativamente bem secundária, ficaram os poloneses. A origem representada por descendestes portugueses teve também influencia na formação da população, marcadamente na fase pré-imigração italiana.
B.- EVOLUÇÃO
A evolução étnica caracterizou-se principalmente pela substituição dos europeus, mormente italianos, por seus descendentes. Foi um processo gradativo iniciado com as mortes dos primeiros imigrantes e o nascimento de seus descendentes brasileiros. Isto perdurou dominantemente até a década de 1960, alcançando em menor escala a década de 1970. Foi, pois, uma substituição gradativa dos imigrantes por seus filhos, netos e bisnetos brasileiros, como processo dominante.
A evolução quantitaiva foi influenciada pelos seguintes aspectos pricipais:
O quadro a seguir mostra a evolução quantitativa da população e o incremento da população urbana em relação a rural ao longo dos tempos. A diminuição da poplução total até 1991 reflete os desmembramentos de distritos.
C.- POPULAÇÃO ATUAL
Os dados mais recentes que dispomos sobre a população de Veranópolis dizem respeito ao recenseamento de 2000 realizado pelo IBGE. A partir de tais dados elaboramos quadros indicativos da distribuição populacional que estão mostrados a seguir.
DISTRIBUIÇÃO POR FAIXAS ETÁRIAS
DISTRIBUIÇÃO POR SEXO
1 HOMEM PARA CADA 1,06 MULHERES.
OUTRAS INFORMAÇÕES
Acessar o "site" do IBGE
www.ibge.gov.br
1.- Cidades - Veranópolis
2.- SIDRA - página da pesquisa