A.- TRANSPORTES
B.- ENERGIA
C.- TELEFONIA
D.- ÁGUA E SANEAMENTO
E.- HOTELARIA
A.- TRANSPORTES
A estrada rodoviária mais importante é a RS-470 que serve de ligação com Porto Alegre e o norte do estado. É pavimentada e atravessa a cidade em sua parte marginal leste. A ligação com Cotiporã tem estrada em fase de pavimentação (agosto de 1999). Diversas outras estradas vicinais fazem as ligações com o interior do município e com os municípios vizinhos, todas de terra batida, com exceção daquela que liga a RS-470 com Lageadinho que é pavimentada.
A cidade tem serviço regular de ônibus, com várias linhas diárias para Porto Alegre e municípios vizinhos.
Veja abaixo o mapa de acessos rodoviários.
Existe uma estrada de ferro que passa pelo vale do rio das Antas, mas, ao que parece, encontra-se desativada.
Em termos de transportes aéreos, Veranópolis possui um campo de aviação em seu Aéro-Clube, localizado na parte marginal oeste da cidade, aberto para pequenos aviões e taxis aéreos.
B.- ENERGIA
O município é servido por rede de energia elétrica da RGE - RioGrandeEnergia S.A.;trica, com voltagem de 220 volts.
C.- TELEFONIA
Existe um sistema de telefonia, operando plenamente, pertencente a CRT - Companhia Riograndense de Telecomunicações, possibilitando comunicações com todo o Brasil e o mundo, ou seja, DDD e DDI.
D.- ÁGUA E SANEAMENTO
Até poucas décadas atrás, o abasteciemnto d'água era todo feito através de poços cavados na rocha com o auxílio de explosivos, com profundidades variando em torno de 8 metros. Nas zonas rurais era muito comum também a obtenção de água a partir de fontes superficiais.
Atualmente existe um sistema de abastecimento d'água realizado pela pela CORSAN - Companhia Riograndense de Saneamento. A captação é feita no arroio Retiro de onde a água é bombeada para reservatórios nas partes mais altas da cidade, onde recebe tratamento e após e distribuida por gravidade através de encanamentos.
O sistema de esgotos é ainda precário, não existindo um saneamento adequado.
E.- HOTELARIA