A.- POTENCIALIDADE MUNICIPAL
B.- ANTECEDENTES
C.- SITUAÇÃO ATUAL - Hotelaria, restaurantes e pontos turísticos
D.- BASES PARA UM GRANDE PROJETO
A.- POTENCIALIDADE MUNICIPAL
O município de Veranópolis possui evidente vocação turística representada por uma potencialidade que encontra plena sustentação em vários
elementos, destacando-se entre eles os a seguir enunciados.
ELEMENTOS TURÍSTICOS POTENCIAIS
É nossa intenção tratar detalhadamente de cada um destes elementos, como meta futura deste site - envie suas sugestões para o Administrador Mario Farina
E-mail mariofarinabr@yahoo.com.br
Fones: (54) 3441 62 61
(21) 22 57 34 44
B.- ANTECEDENTES
Veranópolis tem seu nome ligado ao turismo, já que, em 1945, quando o antigo nome Alfredo Chaves teve que ser substituído, a escolha recaiu em nome que significa cidade do veraneio - Veranópolis.
Apesar desta conotação importante o turismo desenvolvido foi relativamente modesto, limitando-se apenas a um hotel que soube muito bem aproveitar o clima agradável e uma culinária bastante atrativa. Falamos do Hotel Zanchetta, inaugurado em 1946 e operado por pessoas da família Zanchetta até 1952. Após, outras administrações instalaram-se no hotel sem, no entanto, apresentarem o mesmo desempenho e brilho.
O movimento turístico era representado por famílias, mormente de Porto Alegre, que durante o verão, nos períodos de férias, acorriam a Veranópolis em busca de descanso, bons ares, tranqüilidade e culinária primorosa.
O significado econômico e também o legado turístico desta época teve significado muito mais saudosista do que qualquer outra coisa.
Anteriormente à era Zanchetta, outros hotéis existiam, havendo necessidade de levantar-se as informações pertinentes.
C.- SITUAÇÃO ATUAL - Hotelaria, restaurantes e pontos turísticos
HOTELARIA
RESTAURANTES
PONTOS TURÍSTICOS
A seguir apresentamos uma síntese dos principais locais considerados turisticamente atrativos.
a) Vale do rio das Antas - Situado no limite com o município de Bento Gonçalves, a 12 km da cidade de Veranópolis, apresenta paisagens maravilhosas, além da majestosa ponte Ernesto Dorneles,construída em arcos paralelos e vão central livre, possuindo comprimento de 250 metros. Merece menção ainda a estrada de ferro que percorre o vale, atravessando alguns túneis.
b) Reserva Ecológica da Usina Velha - Localizada a 5 km ao sul da cidade, tem paisagem encantadora, tanto do vale do arroio Retiro como da cascata dos Três Monges que tem queda d'água de 100 metros de altura. Na reserva existe também restos da Usina Velha, primeira geradora de eletricidade do município.
c) Grutas selvagens - Foram formadas pela infiltração de águas meteóricas que dissolveram as partes mais frágeis das rochas vulcânicas. A mais famosa é a de Monte Bérico, a 6 km ao sul da cidade, com extensão de cerca de 70 metros. Existem outras grutas do mesmo tipo na região. Consta que nestas grutas foram encontrados vestígios indicativos de antigas culturas indígenas.Veja o item 9 deste site - SÍNTESE DA HISTÓIRIA
d) Balneário Retiro - Está localizado no arroio Retiro a cerca de 4 km da cidade. Lá existem piscinas naturais ao lado de área destinada ao camping.
e) Casa Sareta - Casa de madeira construída em 1905 em estilo suíço. Localiza-se na parte periférica da cidade , às margens da RS-470. Foi tombado pelo Patrimônio Histórico e nela funciona uma loja de artesanato e um ponto de informações turísticas.
Em conclusão, pode-se afirmar que, se por um lado, a potencialidade turística é grandiosa, por outro lado, a estrutura e o movimento turístico atuais são bastante modestos, o que caracteriza a necessidade da criação de um grande projeto, visando o desenvolvimento do turismo no município.
D.- BASES PARA UM GRANDE PROJETO DE TURISMO
São aqui esboçadas apenas as linhas gerais e preliminares que deverão embasar a implementação de um grande projeto de turismo para Veranópolis.
ETAPA I - Criação de um grupo especializado de trabalho.
O grupo poderá aproveitar a estrutura existente na Prefeitura Municipal, mas deverá ser composto por pessoal de alto poder de visão, criatividade e aptidão plena para as funções. Esta é uma condicionante imprescindível, sem a qual será impossível atingir-se metas de real valor.
ETAPA II - Definição de estratégias.
a) Inicialmente deverão ser auscultados as diversas entidades, locais, nacionais e estrangeiras relacionadas com o tema, no sentido de captar opiniões, conhecimentos e sugestões.
b) Um levantamento de dados, a partir da bibliografia e de registros diversos, deverá ser posto em prática, captando de maneira seletiva as informações disponíveis julgadas de relevância.
c) Consultas às organizações especializadas, confrontando o conhecimento adquirido a partir do executado nos itens anteriores com as conotações de tais organizações.
d) Busca de oportunidades em função do contexto analisado.
e) Definição de diferenciais - Este é o aspecto crítico e de máxima relevância, dele dependerá o sucesso do empreendimento. Entende-se como diferenciais aqueles aspectos que possam caracterizar ações exclusivas ou absolutamente peculiares para Veranópolis.
f) Montagem da estrutura estratégica.
ETAPA III - Formulação do projeto
a) Aspectos a embutir:
b) Linhas de sustentação:
Veja o item 8 deste site - PARQUE TEMÁTICO DA LONGEVIDADE
________________