Tratam-se de estabelecimentos e de procedimentos específicos da cidade que existiram antigamente e com o passar do tempo deixaram de existir.
a) Cervejaria - Sim existia uma fábrica de cerveja - Há muitíssimo tempo foi extinta. Teria sido de propriedade da família Quitolina, mas há duvida quanto a isso.
b) Fabricas de refrigerantes - Existiram pelo menos duas. A mais famosa de marca Guzzo. Fucionou durante muito tempo. Instalada na rua Gal. Flores da Cunha fabricava guaraná, gasosa (soda limonada) e laranginha ( refrigerante de laranja. Utilizava agúa obtida em seu próprio poço.A outra que durou menos tempo estava instalada na rua Julio de Castilhos era de propriedade da família Zanitini. Sues produtos mais famosos eram a Cola Maracanã e o Mate Maracanã.
.
c) Industrias de erva mate para chimarrão - Uma funcionava na av. José Montaury, em prédio onde atualmente existe a loja Orsi. Uma outa estava instalada na rua Alfredo Chaves.
d) Moinhos de trigo, produtores de farinha de trigo e farelos - Dois foram famosas. Uma em prédio ainda hoje existente na saída norte da cidade e outra da família Martini, localizada na Av. Osvaldo Aranha, também em prédio ainda existente.
e) Indústrias beneficiadoras de palha de milho para cigarro - Existiram pelo menos três muito importantes. Duas na Rua Marechal Deodoro: uma da família Chiareta e a outra de propriedade de Urbano Moraes. A terceira denominava-se Satélite e encontrava-se na Vila Azul.
f) Matadouros de gado bovino - O mais antigo localizava-se no bairro Segundinha que quando foi desativado passou a funcionar no bairro Rio Branco, onde atualmente existe o Parque da Integração e sede dos escoteiros.
g) Diversos moinhos de milho acionados com força hidráulica dos riachos Jabuticaba e retiro - Produtores de farinha de milho destinada principalmente para a preparação de polenta
h) Cortumes - Um muito grande e famoso foi o da família Galeazzi que estava instalado na Segundinha.Outro foi o cortume Gigno que funcionava na av. Osvaldo Aranha
i) Serviço pública de alto-falante - Funcionava na Igreja Matriz e denominava-se A voz de Veranópolis. Teve um locutor famoso o Zeca Cagliari.
j) Velório na Igreja Matriz - Após as cerimônias as pessoas a pés conduziam o esquife para o cemitério.
k) Batidas do sino da Matriz, informando a ocorrência de morte na cidade. Havia uma batida específica para cada tipo de morte: homem, mulher ou criança.
l) Bandinha de música com apresentações ao ar livre. Tinha violino, flauta, violão, etc. Denominava-se "Velho Alfredo Chaves"
m) Escolas de formação de padres capuchinhos ( no Seminário Seráfico) e de irmãos maristas ( na Medianeira) - Juntas chegaram a possuir 500 alunos
n) Geradores municipais de energia elétrica. O mais antigo chamado Usina Velha localizado no arroio Retiro em Vila Azul, movido a energia hidráulica e o posterior movido a óleo diesel, localizava-se na rua Pinheiro Machado
o) Fábrica de acordeons ( gaitas de fole). Era da família Veronese, localizada na extremidade sul da cidade.
p) Automóvel movido a gasogênio de carvão - Com a falta de gasolina da última guerra mundial, foi adquirido e utilizado pelo Domingos Farina ( pai do Antonio Davi Farina)
q) Conservatório e escola de música - Ensinava a tocar diversos instrumentos musicais como piano, violino, etc - A mestra principal era a famosa Dona Matilde. Estava situado na rua Pinheiro Machado.
r) Fábrica de chinelos, tamancos e sandálias (moreninhas) da família Giuno, na av. Osvaldo Aranha
s) Torrefação e moagem de café - Café Frainer - e fabrica da balas em formato de peixinhos - Ambos pela família Frainer na Av. Osvaldo Aranha
Atualmente o Café Frainer é fabricado em Caxias do Sul por outra indústria
t) Fábrica de sapatos e botas de couro da família Barni, na esquina das ruas Carlos Barbosa com Pinheiro Machado
u) Cultura e beneficiamento de linho da família Beltrame, com localização no bairro Rio Branco na periferia norte da cidade.
v) Olaria com fábrikca de tijolos - Teve no bairro Rio Branco, inicilamente pela familia Nespolo e depois com Angelo Sassi e Juliuo Farina
x) Escolas formadoras de padres capuchinhos ( Seminário Seráfico) e de irmãs maristas ( Medianeira) - No total chegaram a cerca 500 alunos