2.- GEOGRAFIA FÍSICA

A.- ÁREA E LOCALIZAÇÃO

B.- RELEVO E ALTITUDES

C.- VEGETAÇÃO (ainda não disponível)

D.- HIDROGRAFIA

E.- CLIMA

A.- ÁREA E LOCALIZAÇÃO

O município de Veranópolis ocupa uma superfície de 276,6 km2. Está localizado na região nordeste do estado do Rio Grande do Sul, estado este o mais meridional do Brasil. Seus limites municipais são os seguintes:

Ao norte...................................Vila Flores

A nordeste............................... Antônio Prado

A leste..................................... Nova Roma do Sul

Ao sul...................................... Bento Gonçalves

A oeste.................................... Cotiporã

A noroeste............................... Fagundes Varela

Em relação a capital do estado, Porto Alegre, a sede municipal está situada a 130 km no rumo norte-noroeste.

As coordenadas geográficas da sede municipal são:

Latitude 28º 56' sul

Longitude 51° 33' oeste

A forma do município lembra um quadrado que teve seus lados transformados em linhas curvas, já que grande parte de seus limites é representada por rios de curso serpenteado, como é o caso do rio das Antas.

A avenida e as ruas principais da cidade estão orientadas no sentido norte-sul com transversais leste-oeste.

B.- RELEVO E ALTITUES

O território do município de Veranópolis está situado na encosta de um planalto em fase de dissecação, ou seja, na encosta da serra Geral, onde a paisagem geomorfológica é caracterizada por vales bastante encravados e profundos, com amplitudes de relevo muito acentuadas.

Tal relevo movimentado fica bem evidente ao atravessar-se o vale do rio das Antas , na divisa com Bento Gonçalves. No fundo do vale as altitudes situam-se entre 60 a 80 m acima do nível do mar, enquanto que nas encostas próximas ao rio são comuns altitudes que alcançam a 500 m, às vezes superando até os 600 m.

Na região limítrofe de Veranópolis com Cotiporã, a cota do arroio Retiro fica um pouco abaixo dos 300 m e bem próximo dali, não mais de 5 km, alcança-se 600 e mesmo 700 m.

Na zona urbana da sede municipal, as altitudes encontram-se no intervalo de 600 e 700 m, havendo uma referência formal a uma altitude de 680 m para a cidade.

C.- HIDROGRAFIA

O território de Veranópolis possui uma drenagem exorrêica que tem como maior curso d'água o rio das Antas que é o elemento balizador da divisa com o município de Bento Gonçalves. Ele é um afluente da margem esquerda do rio Taquari que por sua vez flui ao Jacui que deságua no estuário do Guaiba, próximo a Porto Alegre.

O rio das Antas segue uma tragetória acentuadamente serpenteada com diversas curvas sob a forma de ferradura ( meandros encaixados ). Sua largura e profundidade são variáveis, em função das pluviosidades sazonais. No mapa topográfico da DSG, em escala 1:50.000, na região da ponte que faz a conecção com o território de Bento Gonçalves, ele está representado com uma largura em torno de 100 a 120 m.

Os afluentes do rio das Antas mais importantes são o rio da Prata, o arroio Retiro e o arroio Jaboticaba, todos perenes.

Merece ainda ser mencionado o arroi da Cascata que flui da cidade de Veranópolis para desaguar no Retiro.

D.- CLIMA

O clima de Veranópolis é do tipo temperado, mesotérmico, brando, superúmido, sem seca.

Os dados a seguir fornecem indicações sobre as condições climáticas gerais:

OBSERVAÇÃO - A ocorrência de neve é muito rara, estando ausente na maioria dos anos

1