Índice de velocidade de emergência em sementes de soja tratadas com terapia de biocampo toque quântico (Claudio Herbert Nina-e-Silva, Kátia Cristina Fontana e Paulo Roberto Tamandaré Lopes)

Resumo: O objetivo do presente estudo foi determinar o índice de velocidade de emergência (IVE) em sementes de soja (Glycine max) tratadas com terapia de biocampo toque quântico. A amostra de 80 sementes de soja foi distribuída equitativamente em dois grupos: Experimental (com tratamento de toque quântico durante 20 minutos antes da semeadura em substrato de latossolo vermelho escuro) e Controle (sem tratamento antes da semeadura em substrato de latossolo vermelho escuro). Em desacordo com estudos anteriores, os resultados indicaram que não houve não houve diferença significativa entre os IVE das sementes dos grupos Experimental e de Controle. Concluiu-se que o toque quântico não teve efeito fisiológico sobre a velocidade de emergência de sementes de soja.

Palavras-chave: Terapias Integrativas e Complementares. Biocampo. Imposição de Mãos. Toque Quântico. Experiências Anômalas. Psicologia Anomalística.