SUGESTÃO DE CÂNTICOS:
Abri as portas
Venha o Senhor
Eis a escrava do Senhor
O trigo que Deus semeou
Feliz és tu
Maria, Fonte de Esperança
Link útil para quem quer ouvir o salmo de cada Domingo: Clique aqui
Encontre aqui também os cânticos litúrgicos
SUGESTÕES PARA A CELEBRAÇÃO:
Homilia
Já a vivermos a grande semana do natal, o Evangelho deste Domingo dá-nos mais alguns dados sobre como Deus foi preparando tudo com muito cuidado para que acontecesse o nascimento de Jesus, seu filho, no meio dos homens. A iniciativa partiu de Deus e tudo é dom e obra de Deus, mas Deus não faz tudo sozinho. Conta connosco e pede a nossa colaboração, na nossa liberdade, sem impor nada. Se o Natal aconteceu, se a incarnação do Filho de Deus foi possível, foi também porque um casal simples de Nazaré aceitou e aderiu a Deus, com obediência e total disponibilidade.
A salvação e o Reino de Deus resultam da união de Deus ao homem e do homem a Deus, só podem acontecer assim: Deus na sua bondade e misericórdia vem até nós para nos oferecer a sua vida e ao homem, na sua liberdade, cabe aderir e aceitar ativamente viver em comunhão e união com Deus, numa verdadeira aliança de amor. Nem pode ser Deus a fazer tudo, como lhe pedimos erradamente muitas vezes, nem podemos ser nós a querer fazer tudo, como nos convencemos também erradamente muitas vezes, porque de Deus é que nos vem a vida e a salvação. Que atenção dou a Deus e que disponibilidade tenho diante do que Ele me pede?
Mateus é o único evangelista a falar-nos do sonho de José. E o Anjo diz-lhe algo que já dissera a Maria e dirá mais tardes aos pastores: «não tenhas medo»! E porquê? Porque o medo e o temor paralisam, impedem a alegria, e Deus veio ao mundo, na pessoa de Jesus, para termos a alegria completa e a vida em abundância. Ele é o Deus connosco, que nunca deixa de estar no meio de nós, para nos fazer caminhar com esperança e vivermos uma vida em plenitude e com sentido. Deixemos que de facto assim o seja e peçamos a Jesus este Domingo que nos ajude a vencer os nossos medos.