SUGESTÃO DE CÂNTICOS:
Chegue até Vós, Senhor
O nosso auxílio vem do Senhor
Vós sois o sada terra
A semente é a Palavra de Deus
É tempo de ser esperança
Sois a semente
Link útil para quem quer ouvir o salmo de cada Domingo: Clique aqui
Encontre aqui também os cânticos litúrgicos
SUGESTÕES PARA A CELEBRAÇÃO:
Homilia
Diz-nos Jesus que é preciso rezar sempre sem desanimar, já que Deus não demorará muito a fazer justiça aos seus eleitos. Aqui justiça não significa ajustar contas ou assumir a vingança de alguém, mas sim conceder a sua salvação aos seus eleitos.
A oração deve ser um estado constante na vida de um cristão. Como a terra precisa de água, também nós precisamos da oração como cristãos. É fundamental para aprofundarmos e alimentarmos a nossa fé. A oração não pode ser oportunista ou interesseira só de vez em quando, para uma determinada necessidade ou favor e depois arruma-se e não pode ser um uma ação ou um luxo de monges e contemplativos, como muitos cristãos pensam. Não. Todo o cristão precisa de alimentar a sua vida e a sua relação com Deus no encontro e no diálogo diário e contínuo com Deus.
Rezar sempre também não é estar sempre a repetir o mesmo, seja fórmulas religiosas que aprendemos ou pai-nossos e ave-marias. Rezar sempre é termos sempre uma atitude orante diante de Deus, manter sempre um diálogo amoroso e contínuo com Deus, para que Deus encontre em nós vontade, abertura e recetividade ao que Ele quer para nós e deseja partilhar connosco. Para que isto aconteça, temos de rezar sempre, porque nós, ao contrário do que dizemos, não queremos muitas vezes o que Deus quer.
Normalmente, como seres humanos que somos diante de Deus, queremos pouco o que Deus quer, queremos mal e queremos depressa de mais, sem o nosso envolvimento. Desejamos coisas imediatas e muito superficiais, que Deus não tem interesse em dar-nos. Queremos coisas e não o queremos a Ele, mas Ele quer dar-se a nós e não dar-nos coisas. Era sempre isto que Jesus buscava na sua oração: o pai e a sua vontade e não coisas que o pai lhe pudesse dar para viver uma vida só para si.
Já estamos, assim, a perceber porque é que temos de rezar sempre: para nos centrarmos em Deus e aprendermos a querer o que Ele quer, de modo que entre Ele e nós haja verdadeira sintonia e comunhão de vida, no amor de Deus.