Caros pais:
Estou a escrever-vos para vos dar a conhecer alguns aspetos importantes sobre a formação para o crisma que os vossos filhos vão ter nos próximos meses. Desde já informo que o Crisma se celebrará no dia 13 de Julho de 2014, por volta das 11. Horas, para os jovens que tenham frequentado a formação com 14 anos ou mais e para outros adultos que se tenham inscrito. A formação decorrerá às sextas-feiras, agora no Inverno, a partir das 18. 15 até às 19. 15, no salão da residência paroquial. O catequista serei eu mesmo. Cada jovem entregará 10 euros para o catecismo e outras despesas.
A celebração do crisma é o fim da caminhada da catequese, é o sacramento da maturidade cristã. É fundamental que os vossos filhos frequentem a formação com o maior aproveitamento possível. Peço-vos o seguinte:
Que se empenhem juntamente com os filhos na formação para o crisma. A pontualidade e a assiduidade são fundamentais. Um número elevado de faltas impedirá a celebração do crisma.
Fundamental nesta formação é a participação na eucaristia dominical. Vou exigir a participação na missa do Domingo para todos os jovens que desejam celebrar o crisma. Penso que vós, pais, tendes uma grande responsabilidade neste campo. O exemplo devia vir daí. É incompreensível que jovens, ou se quisermos, famílias, que desejam celebrar um sacramento que as enraíza ainda mais na vida em cristo e na vida da Igreja não vivam em comunhão com a Igreja e não se importem minimamente com a vida da comunidade cristã de que fazem parte. O crisma não é mais uma festa, é um sacramento de compromisso com jesus Cristo e com a Igreja. A quem manifestar alheamento e desinteresse pela vida da comunidade não deixarei fazer o crisma. É um contrassenso inaceitável.
Peço-vos que faleis com o vosso filho relativamente ao comportamento. Não permitirei falta de educação e mau comportamento continuado. Já têm idade suficiente para perceberem os limites do seu agir. Peço-vos resolução firme para casos em que sejam alertados sobre o mau comportamento dos vossos filhos, que vos informarei a seu tempo e espero nunca o fazer. Mau comportamento reiterado obrigará à exclusão da formação para o crisma e a respetiva celebração.
Sois os primeiros catequistas dos vossos filhos. A paróquia tem o papel de completar a vossa formação e integrar na vida na comunidade. Rezem com os vossos filhos em casa e falem dos temas da vida cristã que possam servir para a sua formação.
Acima de tudo, não olhem para este ano de formação como uma obrigação que vão ter de suportar, mas como um passo decisivo que os vossos filhos vão dar no seu crescimento religioso, espiritual, social e humano. Vamos tentar percorrê-lo com todo o empenho e boa vontade, para bem de todos
Por fim, peço-vos que assineis esta folha, que, depois de a lerdes, me será devolvida e que coloqueis os vossos números de telemóvel, que estarão apenas na minha posse, para possíveis contactos. Nas últimas linhas deixem alguma sugestão que considerem útil.
O Pároco
P. Victor Manuel Sousa Pereira