A ciência é uma das formas de conhecimento que o homem produziu no transcurso de sua história, com o intuito de entender e explicar
racional e objetivamente o mundo para nele poder intervir.
A ciência visa ao domínio e controle prático da natureza. É um conhecimento sistemático e seguro de um conjunto de fenômenos que ocorrem de maneira regular e uniforme, segundo padrões invariáveis de relações causais, expresso em leis e teorias gerais, com o objetivo de tornar o mundo inteligível.
O cientista, instigado por uma situação-problema e guiado por algumas hipóteses preliminares, observa fenômenos semelhantes, classifica-os segundo suas características comuns, procurando verificar a ocorrência de regularidades entre eles.
Uma vez confirmadas, as hipóteses transformam-se em lei, que por sua vez são incorporadas em teorias capazes de explicar e prever os fenômenos presentes no mundo circundante.
Para construir suas teorias, o cientista se utiliza de raciocínios indutivos e raciocínios dedutivos. Observe os seguintes exemplos:
1. Todo mamífero é vertebrado.
Todo cachorro é vertebrado.
Todo cachorro é mamífero.
2. Todos os cachorros observados são mamíferos.
Todo cachorro é mamífero.
O cientista se utiliza da indução quando, após examinar a ocorrência sistemática de fatos singulares, percebe a regularidade desses fatos, o
que lhe permite fazer generalizações (conforme o exemplo 2).
A dedução garante ao cientista a verdade de suas conclusões. Ou seja, se ele parte de afirmações comprovadamente corretas e verdadeiras, e aceitas universalmente, o resultado obtido também será correto e verdadeiro (conforme o exemplo 1).
"A verdadeira ciência ensina sobretudo a duvidar e a ser ignorante."
Miguel Unamuno
Aula anterior
Hipótese
Proposição ou conjunto de proposições que constituem o ponto de partida de uma demonstração, ou então uma explicação provisória de um fenômeno devendo ser provada pela experimentação (Japiassu, 1996: 250).
Lei
Relação necessária estabelecida entre dois acontecimentos. Lei científica: aquela que estabelece entre os fatos relações mensuráveis, universais e necessárias, autorizando a previsão (Japiassu, 1986: 252).
Teoria
Conjunto de concepções, sistematicamente organizadas; síntese geral que se propõe explicar um conjunto de fatos cujos subconjuntos foram explicados pelas leis (Severino, 1992: 126).